Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

5 candidatos ao prêmio de defensor do ano na NBA 2025-26

Lucca Hoelzle

Confira as Odds e os principais candidatos ao prêmio entregue ao melhor defensor da NBA na temporada de 2025-26

Defesa vence campeonatos. A simples frase composta por três palavras é um dos clichês mais antigos dos esportes, e voltou a ficar em evidência na NBA ao longo da última temporada, por conta de Nico Harrison. O general manager do Dallas Mavericks repetiu, exaustivamente, a sentença na tentativa de explicar a troca de Luka Doncic para o Los Angeles Lakers.

E, por mais que o mantra do executivo tenha causado a fúria dos torcedores texanos, e tenha sido aplicada em um contesto para lá de questionável, ele não está totalmente errado. Na última temporada, o Oklahoma City Thunder provou mais uma vez que um time campeão começa por uma grande defesa.

E uma grande defesa, naturalmente, passa pelo trabalho de grandes defensores. Todos os anos, a liga faz questão de premiar os atletas que mais se destacam neste lado da quadra com o troféu de Defensive Player Of The Year (DPOY), ou, em português, Defensor do Ano.

O que pesa na corrida para o DPOY na NBA?

Historicamente, o prêmio é totalmente dominado pelos jogadores de garrafão. Para exemplificar essa constatação, nada melhor que trazer um recorte dos vencedores recentes. Desde 2000, 26 exemplares da honraria em questão foram entregues. E, em apenas uma delas o vencedor era um jogador de perímetro (armador ou ala-armador).

Em 2022, Marcus Smart, à época defendendo o Boston Celtics, quebrou uma sequência de 26 anos sem que um armador conquistasse a honraria. O último havia sido Gary Payton, em 1996, pelo extinto Seattle SuperSonics. Na temporada passada, Dyson Daniels, do Atlanta Hawks, quase repetiu o feito, mas ficou em segundo na votação, perdendo para Evan Mobley, do Cleveland Cavaliers.

Diante das estatísticas, fica evidente que os votantes tendem a considerar mais as contribuições defensivas de jogadores das posições 3, 4 e 5. Enquanto os armadores ficam reféns dos números de roubos de bola na avaliação (Daniels teve o maior número de roubos desde Alvin Robertson, em 1991), os ‘grandalhões’ se destacam com tocos e rebotes, e seus respectivos impactos na proteção de aro são levados em consideração com mais facilidade.

1. Victor Wembanyama, San Antonio Spurs

Desde que ingressou na NBA, em 2023, Victor Wembanyama parece destinado a vencer o prêmio de Defensor do Ano. Com cerca de 2,24 m de altura e uma envergadura superior aos 2,40 m, o francês do San Antonio Spurs é uma máquina de tocos. Porém, além de se destacar na proteção de aro, distribuindo rejeições e assustando até mesmo os definidores mais valentes, ele também consegue se virar bem no perímetro.

Marcar jogadores mais ágeis e habilidosos na linha de três pontos costuma ser um pesadelo até mesmo para pivôs consolidados (como por exemplo Rudy Gobert, dono de quatro prêmios de Defensor do Ano). Porém, com seus braços longos e sua velocidade lateral surpreendente para um atleta de sua estatura, Wemby consegue ser implacável também contra os habilidosos armadores adversários.

Na temporada de novato, ele fez história ao figurar na segunda posição da votação para o prêmio, perdendo apenas para o próprio Gobert. Até então, Manute Bol era o único jogador a ter conquistado tal feito. Já em 2024-25, Wembanyama despontava como grande favorito a levar o troféu, mas as lesões atrapalharam os planos e ele não conseguiu disputar o mínimo de 65 jogos necessários para se candidatar.

Agora recuperado, o jovem de 21 anos aparece novamente como o principal nome no quesito. Caso não sofra novamente com problemas físicos, tem tudo para conquistar o primeiro (possivelmente de muitos) DPOY de sua carreira.

2. Evan Mobley, Cleveland Cavaliers

Apesar da campanha fenomenal de 64 vitórias que valeu a primeira posição da Conferência Leste, o Cleveland Cavaliers não teve na defesa seu principal trunfo. Ainda assim, Mobley acabou justamente premiado com o DPOY ao fim da temporada regular.

Um número em especial ajuda a traduzir a importância do ala-pivô para o esquema defensivo de Kenny Atkinson. A princípio, os Cavs tiveram a oitava melhor defesa da NBA, com um rating (pontos sofridos a cada 100 posses de bola) de 111,8. Nos minutos em que o camisa 4 esteve em quadra, no entanto, esse número caiu para 108,6, o que seria suficiente para se tornar a segunda melhor defesa da liga, atrás apenas do campeão Thunder.

Entrando em sua segunda temporada no comando, Atkinson tem a oportunidade de montar uma defesa ainda mais forte, visto que segue contando com os principais pilares de seu elenco. Isso pode alavancar a candidatura de Mobley ao ‘bicampeonato’, ainda que a concorrência de Wembanyama seja desleal.

3. Amen Thompson, Houston Rockets

O Houston Rockets despontou, um tanto quanto surpreendentemente, como um dos grandes times do Oeste na última temporada. A evolução era esperada, principalmente por conta do potencial demonstrado pelo núcleo jovem da franquia, mas poucos apostavam que a equipe fosse capaz de terminar na segunda posição da badalada conferência.

Parte do sucesso pode ser explicado também pela ascensão de Amen Thompson. O segundanista aumentou todos os seus números individuais, ganhou espaço na rotação de Ime Udoka e se consolidou como peça fundamental do time.

Mais que isso, já é visto como um dos grandes defensores de toda a liga. Houston teve a quinta melhor defesa da NBA, mas, com Thompson em quadra, registrou rating equivalente à segunda melhor. Além disso, o ala forçou seus adversários a um aproveitamento de quadra 5,4% pior que suas respectivas médias, quinta maior marca entre jogadores com 65 jogos ou mais.

Thompson ainda vai completar 23 anos durante a campanha 2024-25, e tudo indica que deve se tornar um pesadelo cada vez maior para os ataques ao redor da associação.

4. Jalen Suggs, Orlando Magic

Poucos times foram tão desequilibrados quando o Orlando Magic no último ano. A franquia da Flórida registrou o quarto pior ataque da NBA, mas também a segunda melhor defesa. E a presença de Jalen Suggs foi fundamental para isso.

O armador não pôde concorrer ao prêmio, tendo disputado somente 35 jogos por conta, principalmente, de uma contusão no quadril. Porém, quando esteve em quadra, foi o grande destaque da unidade comandada por Jamahl Mosley.

Nos minutos em que o camisa 4 atuou, o já excelente rating defensivo passou de 109,1 para 104,8. Seria o suficiente para colocar o Magic à frente de OKC, por uma diferença de quase dois pontos. O teste do olho também é infalível. Basta assistir ao trabalho de Suggs para entender porque o armador é um dos principais marcadores de perímetro do basquete atual, e capaz de surpreender e quebrar novamente a hegemonia dos pivôs na corrida pelo DPOY.

5. Lu Dort, Oklahoma City Thunder

O Defensor do Ano não costuma premiar, necessariamente, os grandes nomes das melhores defesas da temporada. E Lu Dort é o exemplo perfeito disso. Na última temporada, Oklahoma City teve uma unidade que ficará marcada como uma das melhores do século e, porque não, de todos os tempos na NBA.

E Dort, marcador implacável, incansável e principal referência defensiva da equipe, acabou apenas em quarto na votação. Mas, não podemos ignorar seu impacto no time comandado por Mark Daigneault (que poderia facilmente ter pelo menos quatro candidatos reais ao prêmio).

Com média de 1,1 roubo de bola por jogo, o canadense forçou seus oponentes diretos a um aproveitamento de quadra 4,3% pior em relação à média da temporada. Foi o melhor número entre todos os quatro primeiro colocados na última votação.

Chet Holmgren também aparece como um forte candidato do Thunder nas cotações, mas seu histórico recente de contusões causa certa desconfiança diante da obrigatoriedade dos 65 jogos. Em 2024-25, disputou apenas 32 ao longo da temporada regular.

Odds para levar o DPOY da NBA em 2025-26:

Superbet

Odds da Superbet para o Prêmio de Defensor do Ano (DPOY) da NBA 2025-26

1. Victor Wembanyama 1.50
2. Chet Holmgren 7.50
3. Evan Mobley 14.00
4. Dyson Daniels 20.00
5. Amen Thompson 25.00
6. Anthony Davis 30.00
7. Bam Adebayo 40.00
8. Luguentz Dort 40.00
9. Ausar Thompson 50.00
10. Draymond Green 50.00

*Cotações da Superbet — atualizadas para a temporada 2025-26 da NBA.

Guia NBA 2025/26
nba nba
nfl nfl
mlb mlb
nhl nhl

Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL, MLB e NFL, onde é torcedor de Los Angeles Kings, New York Mets e New Orleans Saints.

Leia mais