Conquista da AmeriCup impulsionou seleção em nova lista publicada pela federação
O Brasil está de volta ao Top 10 do ranking mundial da FIBA, após publicação da Federação Internacional de Basquete na manhã desta quarta-feira. Com o título da Americup, em Manágua, no último mês, a Seleção masculina subiu duas posições, ultrapassando Eslovênia e Letônia. A última vez do Brasil no Top 10 foi em março de 2021.
🚨 NEW FIBA MEN’S WORLD RANKING 🚨@EuroBasket champions Germany 🇩🇪 jump to World No. 2 while Turkiye 🇹🇷 rise 15 spots to move back in Top 20.
— FIBA Basketball (@FIBA) September 18, 2025
Check the full FIBA World Ranking Men, presented by Nike ⤵️
O ranking da FIBA leva em conta os resultados alcançados nos últimos oito anos, dentro de uma fórmula matemática que respeita bons resultados, mesmo os conquistados há alguns anos. Por isso, a subida representa um viés de alta, aliando o resultado olímpico em Paris 2024 ao título da Americup, o que pode trazer ainda mais posições ao Brasil nas próximas atualizações, caso a Seleção vá bem nos próximos desafios.
O primeiro deles é o início das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027, no Catar. O Brasil enfrenta o Chile nos dias 27 e 30 de novembro. O primeiro jogo é em Valdivia, no Chile, e o segundo acontece no Ginásio Wlamir Marques, do Corinthians, em São Paulo.
Acima do Brasil estão Estados Unifos, que lidera, seguido da Alemanha, que roubou o lugar da Sérvia, que está em terceiro. O quarto lugar é da França, seguido por Canadá, Austrália, Espanha e Argentina, derrotada pelo Brasil na conquista em Manágua. A Lituânia é nona.
*Com informações: Assessoria de Imprensa CBB