Nova peça do garrafão ainda não dividiu a quadra com os astros da franquia, mas elogia o sistema tático dos Lakers
Foto: David Gonzales-Imagn Images
O Los Angeles Lakers segue com cautela máxima em relação a LeBron James e Luka Doncic antes do início da temporada 2025-26 da NBA. Por conta disso, o recém-contratado Deandre Ayton ainda não teve a chance de treinar ou jogar ao lado de suas novas estrelas – e o entrosamento da equipe segue em lenta construção.
Inicialmente, LeBron e Doncic ficaram fora dos dois primeiros jogos da pré-temporada dos Lakers, ambos derrotas, contra Phoenix Suns e Golden State Warriors. A princípio, Luka foi poupado por descanso após liderar a Eslovênia no EuroBasket 2025.
Ayton ainda busca conexão com as estrelas dos Lakers
Após o treino de quarta-feira (9) – o quinto da equipe no training camp -, Ayton foi questionado sobre como tem sido a convivência com LeBron e Doncic mesmo sem atuar juntos. O novo pivô dos Lakers então foi direto ao ponto.
“Ainda não aconteceu. Estou apenas me preparando e esperando. O JJ (Redick) e a comissão técnica, provavelmente, têm algo planejado para criarmos essa química quando todos estivermos juntos”, pontuou o veterano.
Jj says that Deandre Ayton & Luka have practiced together a couple times this pre season and Luka was a full participant in practice last week pic.twitter.com/tzpWUebPo5
Anteriormente, Ayton assinou um contrato de dois anos e US$ 16,2 milhões com os Lakers em julho, após encerrar seu vínculo com o Portland Trail Blazers. A expectativa é de que ele seja o novo titular no garrafão, função que se tornou prioridade depois que Los Angeles foi dominado fisicamente pelos Minnesota Timberwolves nos playoffs da última temporada.
Em contrapartida, com o elenco dos Lakers incompleto nesta pré-temporada, DeAndre Ayton sente que ainda não consegue totalmente adaptar seu jogo ao dos novos companheiros.
Foco total na adaptação ao sistema de JJ Redick
Mesmo sem os grandes astros dos Lakers disponíveis, Ayton garante estar cada vez mais à vontade com a filosofia do técnico JJ Redick, que renovou contrato com a franquia angelina recentemente.
“Estou começando a entender o sistema, os espaçamentos, as leituras e o que ele quer que sejamos ofensivamente. O vocabulário e as jogadas estão ficando mais naturais. Já consigo controlar melhor o jogo dos dois lados da quadra”, explicou o pivô.
Nos dois primeiros jogos da pré-temporada, Ayton teve médias modestas de 4,0 pontos, 7,5 rebotes e 2,0 tocos, com aproveitamento de apenas 30% nos arremessos. Apesar do início discreto, a expectativa é que seu rendimento nos Lakers cresça consideravelmente quando Doncic e LeBron retornarem, abrindo espaço para finalizações fáceis próximas ao aro.
Enquanto isso, Ayton tenta aproveitar cada minuto para consolidar seu espaço e provar que pode ser o peça-chave que faltava para os Lakers voltarem à disputa pelo topo do Oeste.
Escreve sobre o que ama. Torcedor incondicional dos Patriots desde a temporada perfeita que não teve final perfeito. Um viciado em jogos de esportes desde seu finado PS1, é apaixonado também por Bruins, Red Sox e Celtics. Tem a felicidade de já ter visto todos os seus times de coração serem campeões. Sonha em um dia entrevistar pessoalmente seu maior ídolo, Patrice Bergeron.