NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
WNBA
2 de outubro de 2023 - 10h10

Liberty bate Sun e volta à final da WNBA depois de 21 anos

Com 73 pontos de Jones, Stewart e Laney, Liberty derrota Sun e vence série semifinal por 3 a 1

Laney é uma das líderes do Liberty na semi da WNBA 2023A uma vitória de voltar à final da WNBA depois de 21 anos, o New York Liberty visitou o Connecticut Sun na Mohegan Sun Arena, neste domingo (2), no jogo 4 da série semifinal, e enfrentou um jogo difícil antes de vencer por 87 a 84, fazer 3 a 1 na série e carimbar a ida à final.

O Liberty agora enfrenta o Las Vegas Aces, que varreu o Dallas Wings na outra semifinal, em série que se inicia no próximo domingo (8), em Las Vegas. O Liberty já havia ido a quatro finais finais da WNBA (todas entre 1997 e 2002), mas nunca venceu o título, enquanto o Sun buscava sua segunda final seguida. Os Aces são os atuais campeões da WNBA.

Breanna Stewart, MVP da temporada, foi a cestinha da partida ao anotar 27 pontos em 9/20 arremessos de quadra, além de agarrar nove rebotes. Atrás da ala, Jonquel Jones teve 25 pontos, 15 rebotes e quatro tocos, e Betnijah Laney contribuiu novamente com mais de 20 pontos, registrando 21 pontos, além de sete rebotes e cinco assistências.

Do lado do Sun, cinco jogadoras tiveram dez ou mais pontos, lideradas pelo triple-double de Alyssa Thomas, que registrou 17 pontos, 15 rebotes e 11 assistências. Tiffany Hayes foi a 15 pontos e DeWanna Bonner novamente foi limitada pela defesa do Liberty, registrando 12 pontos em 4/13 arremessos de quadra. Do banco, DiJonai Carrington foi a 14 pontos.

O jogo

Com a temporada por um fio, o Sun precisava vencer o último jogo da série em Uncasville para forçar o decisivo jogo 5 e, em frente a seus torcedores, começou a partida agressivo. Com Thomas controlando todas as ações (oito pontos, cinco rebotes e quatro assistências só no primeiro quarto para ela), Connecticut venceu o primeiro período por 23 a 19.

A partida seguiu extremamente equilibrada no segundo quarto. O Sun chegou a abrir dez pontos de frente na primeira metade (23 a 33), mas o Liberty logo encostou no placar e conseguiu virar na última bola do primeiro tempo (45 a 44), em uma bandeja de Sabrina Ionescu, que teve nove pontos no jogo.

Entre o fim do segundo quarto e o começo do terceiro, o Liberty emplacou uma sequência de 13 a 0, que virou o jogo e colocou oito pontos de frente em seu favor (52 a 44), forçando o Sun a um pedido de tempo. A parada funcionou, a equipe da casa chegou a cortar para quatro a desvantagem, mas chegou ao fim do terceiro quarto ainda com oito pontos para tirar (66 a 58).

Com 6 a 0 para abrir o último quarto, o Sun encostou de vez e a diferença entre os times não superou uma posse até menos de dois minutos para o fim, quando o Liberty fez 79 a 75 a 1:33 para o fim. Tyasha Harris e Bonner acertaram bolas de três para encostar no placar em meio a faltas da equipe para forçar lances livres do Liberty, mas não foi suficiente para empatarem.

(Foto: Reprodução Twitter / WNBA)

instagram