Aces varrem Wings no Texas e voltam à final da WNBA pelo segundo ano consecutivo
Após duas vitórias em casa, o Las Vegas Aces teve seu primeiro match point contra o Dallas Wings nesta sexta-feira (29), no College Park Center, em Arlington, em busca de uma vaga na final da WNBA. Mesmo com A’ja Wilson limitada, os Aces conseguiram virar na reta final da partida e venceram por 64 a 61, confirmando a varrida por 3 a 0 na série e sua segunda final seguida da liga.
Las Vegas confirmou sua terceira final nas últimas quatro temporadas e tentará o bicampeonato a partir do dia 8 de outubro, contra o vencedor da série entre New York Liberty e Connecticut Sun (2 a 1 para o Liberty). Os Wings jogaram uma semifinal pela primeira vez desde que se mudaram de Tulsa para Dallas, em 2016.
Em busca de um histórico quarto jogo seguido de 30 pontos nos playoffs, Wilson foi muito bem vigiada pelos Wings e terminou a partida com 13 pontos e 13 rebotes, com 4/10 nos arremessos de quadra. O destaque maior ficou por conta da armadora Chelsea Gray, que anotou 15 pontos, seis rebotes e quatro assistências, tornando-se a sexta maior em número de assistências em playoffs na WNBA, com 243. Além das duas, Kelsey Plum e Jackie Young contribuíram com 11 pontos cada.
Do lado dos Wings, Arike Ogunbowale foi a cestinha com 18 pontos, além de sete rebotes, e Natasha Howard anotou 14 pontos e oito rebotes. Teaira McCowan teve um double-double de dez pontos e 15 rebotes, mas Satou Sabally, vencedora do prêmio de jogadora que mais evoluiu na temporada, novamente decepcionou, contribuindo com somente cinco pontos (2/15 nos arremessos de quadra).
O jogo
Diferente de qualquer outro jogo dos Aces nos playoffs, a franquia viu os Wings fazer uma força-tarefa contra a dominante Wilson que funcionou. Sem volume de sua principal jogadora, a franquia de Las Vegas penou na partida, a começar pelo primeiro quarto, vencido por Dallas por 18 a 16.
O placar baixo da partida ilustrou a guerra defensiva que foi a partida. Os 64 pontos de Las Vegas foram a menor pontuação da equipe em uma vitória em toda a temporada. O segundo quarto seguiu equilibrado, com algumas trocas de liderança e Wilson totalmente controlada (cinco pontos até o intervalo). Os Wings chegaram a abrir sete pontos (29 a 36), mas foram para o intervalo com cinco de frente (31 a 36).
O terceiro quarto seguiu a tônica do segundo, com as defesas prevalecendo sobre os ataques e diversas trocas de liderança. Os Aces ganharam a parcial por três pontos, mas foram para os últimos dez minutos de jogo ainda atrás no placar (49 a 51).
Em casa, pela primeira vez em uma semifinal da WNBA, os Wings, liderados por Ogunbowale, conseguiram uma vantagem importante na primeira metade do último quarto (53 a 61 a 4:59 para o fim), forçando os Aces a pedirem um tempo. Depois disso, a equipe da casa simplesmente não conseguiu pontuar mais e assistiu a uma sequência de 11 a 0 das rivais para fechar o jogo e a série.
Point-Gawd went to WORK 💪@cgray209 delivered a much-needed dominant game versus the Wings, dropping 15 PTS, 6 REB, and 4 AST to help the @LVAces advance to the #WNBAFinals for the second straight year #WNBAPlayoffs | @Google pic.twitter.com/3sLRucpPbM
— WNBA (@WNBA) September 30, 2023
(Foto: Reprodução Twitter / Las Vegas Aces)