NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
WNBA
2 de outubro de 2024 - 18:10

WNBA define data do Draft de expansão para o Golden State Valkyries

Evento acontecerá no dia 6 de novembro; regras do processo também foram reveladas pela liga

O Draft de expansão para o Golden State Valkyries, nova equipe que fará parte da WNBA a partir de 2025, acontecerá no dia 6 de novembro, conforme informado pela liga na última segunda-feira (30). Detalhes do evento também foram revelados em comunicado.

Golden State poderá formar seu elenco a partir de um grupo de jogadoras que serão designadas por cada uma das 12 equipes que atualmente disputam a WNBA. Cada franquia deverá definir, no máximo, seis atletas do roster que não estarão elegíveis para escolha, enquanto as demais atletas poderão ser destinadas ao novo time.

Uma lista de elenco – que inclui todas as jogadoras que a franquia possui contrato ou direitos a partir do fim da temporada regular de 2024 – deverá ser enviada ao escritório da liga com um prazo de até dez dias antes do Draft de expansão.

As Valkyries, então, poderão adquirir os direitos sobre uma jogadora disponível em cada time. Caso o nome selecionado não tenha contrato para a temporada 2025, Golden State receberá quaisquer direitos que a antiga equipe da jogadora teria caso ela não fosse draftada.

Além disso, a franquia de San Francisco só poderá escolhar uma atleta que se tornará agente livre irrestrita após a temporada 2024, desde que o contrato dela não tenha sido renovado automaticamente através da ‘’Core Rule’’ nas últimas duas ou três temporadas A jogadora selecionada poderá assinar com a nova equipe no início da free agency, em janeiro.

No período entre a entrega da lista de elenco e o Draft de expansão, as Valkyries poderão realizar acordos com outras equipes em que elas selecionam uma atleta e a trocam para um time diferente. A organização também poderá fechar acordos para selecionar (ou não selecionar) uma jogadora em particular da lista de nomes disponíveis.

A nova franquia é um reflexo do recente crescimento da WNBA, que também contará com franquias em Toronto e Portland a partir de 2026. Golden State se prepara para a montagem de seu elenco sob o comando de Ohemaa Nyanin, que foi contratada para o cargo de general manager em maio deste ano.

A liga ainda não confirmou em que posição as Valkyries participarão no Draft de 2025.

instagram