Paige Bueckers confirmou favoritismo e foi a primeira seleção da noite; conheça as outras escolhas
O WNBA Draft 2025 aconteceu na noite desta segunda-feira (14) no centro artístico The Shed, em Nova York. Além de uma ferramenta para fortalecer a competitividade entre as equipes do campeonato, o evento marca o início da trajetória de 38 novas jogadoras na principal liga de basquete feminino dos Estados Unidos.
Sobretudo, 12 destas atletas se destacaram ao serem selecionadas na primeira rodada do recrutamento. Paige Bueckers, estrela do College Basketball por UConn, puxava a fila de favoritas para a escolha de abertura da noite e não decepcionou, sendo escolhida logo de cara pelo Dallas Wings.
O Draft ainda reservou outras narrativas interessantes, tais como a primeira escolha da história do Golden State Valkyries, novo time de expansão da liga, seleções de jogadoras internacionais e as decisões tomadas pelas franquias que tentam apresentar avanços em seu processo de reconstrução.
Dessa forma, o The Playoffs preparou uma lista completa com todas as novatas selecionadas na primeira rodada do evento. Conheça cada uma delas abaixo!
Principal nome da classe, Paige Bueckers se juntará aos Wings uma semana depois de comandar o UConn Huskies ao título do March Madness feminino no basquete universitário. A armador de 23 anos e 1,83 metros se destaca pela capacidade de criação e pontuar nos três níveis. Ela promete ser uma das novas estrelas da WNBA após somar médias de 19,8 pontos, 4,7 rebotes, 4,6 assistências e 2,1 roubos de bola por jogo em quatro temporadas no college.
Leia também:
Na segunda escolha, o Storm optou por selecionar a pivô francesa Dominique Malonga. Com 19 anos e 1,98 metros, a jogadora somou impressionantes médias de 15,4 pontos, 10,3 rebotes, 1,4 toco e 1,2 roubo de bola por jogo na última temporada da liga francesa. ‘’A versão feminina de Victor Wembanyama’’, segundo descrição do Hall da Fama Tony Parker, ainda possui uma medalha de prata conquistada pela França nas Olimpíadas de Paris 2024.
A ala-armador Sonia Citron foi a terceira escolha da noite pelos Mystics. A prospecta de Notre Dame acumulou médias de 14,3 pontos, 5,4 rebotes e 1,9 roubo de bola em quatro temporadas no basquete universitário. Ele possui três indicações ao time All-ACC em seu currículo.
Washington voltou ao relógio na sequência e, desta vez, selecionou a ala Kiki Iriafen, prospecta que disputou a última temporada do College com USC. Em seu quarto ano no basquete universitário, a jogadora se transferiu de Stanford para a universidade californiana e teve a melhor temporada na carreira, somando médias de 18 pontos e 8,4 rebotes. Ela foi indicada para o terceiro time All-American em 2024-25.
Nova franquia da WNBA, as Valkyries selecionaram a ala-armadora Juste Jocyte como sua primeira escolha na história. Jovem com 19 anos e 1,84 metros, a jogadora lituana é uma promessa do basquete europeu. Aos seus 16 anos, ela foi a MVP do Campeonato Europeu Sub-18 em 2022 com médias de 19,1 pontos, 7,1 rebotes e 6,9 assistências no título de sua seleção. Uma lesão no quadril limitou a sua participação na última temporada, em que teve 11,7 pontos em 24 jogos disputados.
A terceira e última escolha dos Mystics na primeira rodada foi Georgia Amoore, armadora com passagem por Kentucky no College Basketball. A temporada 2024-25 foi sua primeira com os Wildcats após se transferir de Virginia Tech. Ele acumulou médias de 19.6 pontos, 6,9 assistências (melhor marca da conferência) e 2,3 rebotes, sendo nomeada para All-American pela segunda vez em sua carreira.
Ala-pivô de LSU, Aneesah Morrow foi a primeira escolha do Sun no evento. Ela disputou as últimas duas temporadas com a universidade de Luisiana, em que se consagrou All-American pela terceira vez na carreira. Ela somou 18,7 pontos e 13,5 rebotes durante a última temporada, se tornando a terceira atleta com mais rebotes na história da primeira divisão do basquete universitário feminino.
Com sua segunda escolha da noite, Connecticut escolheu a armadora Saniya Rivers, de NC State. A jogadora teve médias de 11,9 pontos, 6,6 rebotes e 3,8 assistências durante a última campanha no basquete universitário. Pelo Wolfpack, ela foi nomeada para o time All-ACC e All-ACC Defense em duas oportunidades.
O Los Angeles Sparks selecionou a ala-armadora Sarah Ashlee Barker com a nona escolha da primeira rodada do Draft da WNBA. A jogadora teve cinco anos de experiência a nível universitário, sendo três destes pela universidade de Alabama. Ela foi destacada no time All-SEC em duas ocasiões e fechou sua última temporada no College Basketball com médias de 18,2 pontos, 6,3 rebotes, 3,9 assistências e dois roubos de bola.
A ala-pivô eslovena Ajsa Sivka foi a primeira escolha do Chicago Sky na noite. A atleta de 1,90 metro será companheira de Angel Reese e Kamilla Kardoso na franquia de Illinois após passar a última temporada no basquete francês. Por lá, ela teve médias de 8,5 pontos, 3,1 rebotes e 2,3 assistências com 35,6% de aproveitamento nas bolas triplas em 29 partidas disputadas na liga da França e Eurocup. Em 2023, ela participou do Campeonato Europeu Sub-18, sendo a MVP do torneio.
Hailey Van Lith foi a segunda escolha de Chicago no Draft da WNBA. A armadora com passagem por TCU em 2024-25 se despediu do College Basketball como uma All-American, Wooden All-America. Suas médias foram de 17,9 pontos, 5,4 assistências e 4,6 rebotes com 1,2 roubo de bola por duelo durante a última campanha na universidade.
A ala-armadora Aziaha James, de NC State, fechou o quadro de escolhas da primeira rodada ao ser selecionada pelos Wings. Ela disputou suas quatro temporadas no basquete universitário pelo Wolfpack, tendo sido nomeado All-ACC em duas oportunidades na sua conferência. Seu última ano no College foi marcado por médias de 17,9 pontos, 4,9 rebotes e 2,6 assistências em 35 jogos disputados.