Arqueiro do Winnipeg Jets se tornou apenas o oitavo jogador da posição a vencer o Hart Trophy
Connor Hellebuyck, do Winnipeg Jets, se tornou nesta quinta-feira (12) o oitavo goleiro a vencer os prêmios Hart e Vezina na mesma temporada. O Hart é entregue ao MVP da temporada da NHL, enquanto o Vezina premia o arqueiro de melhor desempenho. O jogador se tornou ainda o primeiro estadunidense a conquistar o feito.
Além disso, Hellebuyck se torna o primeiro goleiro a conquistar o prêmio de MVP desde 2015. Na ocasião, o canadense Carey Price, lenda do Montreal Canadiens, levou para casa o troféu. Em toda a história da franquia, nenhum jogador dos Jets ou do antigo Atlanta Trashers havia vencido a honraria anteriormente.
O Vezina, por outro lado, já não é mais novidade para o veterano de 32 anos. Esse é o terceiro prêmio de melhor goleiro recebido por ele, sendo o segundo de maneira consecutiva. O último arqueiro a vencer em dois anos seguidos (2007 e 2008) foi Martin Brodeur, que marcou época pelo New Jersey Devils. Já o recordista segue sendo o histórico Jacques Plante, que levou por sete vezes, sendo seis com os Canadies e uma com o St. Louis Blues.
Ao longo da temporada 2024-25, Connor Hellebuyck registrou um impressionante percentual de defesas de 92,5%. Além disso, permitiu uma média de apenas dois gols nas 63 partidas que disputou. Assim, terminou com um recorde de 47-12-5, ajudando Winnipeg a conquistar seu primeiro Presidents’ Trophy em todos os tempos. Na pós-temporada, os Jets pararam na segunda rodada da Conferência Oeste, caindo diante do Dallas Stars por 4 a 2.
Por fim, os outros dois finalistas pelo prêmio de MVP foram o center Leon Draisaitl, do Edmonton Oilers, e o winger Nikita Kucherov, do Tampa Bay Lightning. Já o pódio do Vezina acabou preenchido por Andrei Vasilevskiy, também do Lightning, e Darcy Kuemper, do Los Angeles Kings.
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more