Esportes
Palpites
Casas de Apostas
Guias

10 maiores times da história do March Madness

Gustavo Assef

Conheça dez times históricos e importantes para a história do March Madness e do basquete universitário, além de curiosidade de cada um

No dia 18 de março, a bola sobe oficialmente no March Madness de 2025. O chamado “First Four” é a estreia das loucuras de março e traz quatro partidas para decidir os últimos classificados para a chave principal. No entanto, o assunto de hoje é diferente. Como você já leu no título, hoje falaremos sobre os dez maiores times da história do torneio mais importante do College Basketall.

Dessa forma, é importante frisar que não é um ranking dos melhores times da história, mas sim uma coletânea de dez equipes históricas para o basquete universitário. Naturalmente, os critérios podem ser diversos, mas aqui vamos misturar um pouco a dominância, o impacto histórico e o peso dos jogadores.

Assim, sem muita enrolação vamos aos times e vale lembrar que eles não estão em uma ordem de relevância. A única exceção é o primeiro lugar e você vai entender logo abaixo.

Leia também:

Texas Western Miners (1966)

O time mais importante da história do College Basketball, que venceu uma das partidas mais relevantes da história do basquete.

Isso porque estamos na década de 1960, onde os Estados Unidos era ainda um país segregado. Assim, nos esportes não era diferente e apesar do sucesso de nomes como Bill Russell, Elgin Baylor e outros na NBA, muitos jovens negros sequer tinham oportunidade de chegar na liga. Na época a NCAA era fechada (não oficialmente) para atletas negros, que entravam em universidades específicas e marginalizadas.

Porém, os Miners na temporada tiveram campanha de 28 vitórias e 1 derrota, vencendo por uma margem de 15,2 pontos. Mais do que isso, a equipe disputou o título nacional com cinco atletas negros no time titular (pela primeira vez na história), contra um time inteiro branco de Kentucky, que na época não aceitava negros no programa. Assim, os Miners venceram por 72 a 65 e mudaram a história.

Com o resultado, outros programas passaram a quebrar a barreira racial pelo interesse no título. Inclusive, os Wildcats de Kentucky fizeram a mudança em 1969, três anos depois.

Indiana Hoosiers (1976)

Para muitos, o melhor time da história.

Os Hoosiers foram campeões com uma campanha de 32-0. Dessa forma, são até hoje a última equipe a levantar o troféu no March Madness sem perder uma partida na temporada. No torneio, a equipe de Indiana venceu suas partidas por uma média de quase 14 pontos e bateu o forte time de Marquette.

Além disso, desse elenco Scott May foi o principal jogador e a pick número dois do Draft de 1976. Ao todo, quatro jogadores foram escolhas de loteria e carregaram o legado para a NBA.

Duke Blue Devils (1992)

O time mais forte da história da Duke University. Liderados pelo técnico Mike Krzyzewski, os Blue Devils tiveram campanha de 34 vitórias e apenas 2 derrotas. Com nomes como Christian Laettner, uma das maiores sensações da história do College Basketball e que inclusive fez parte do Dream Team em Barcelona, Bobby Hurley e Grant Hill, Duke passou o carro na temporada.

No jogo do título, eles desbancaram o “Fab Five”, o histórico time de Michigan que não venceu um título por conta dessa equipe de Duke. Foi o segundo título seguido para o programa e Laettner teve médias de 21,5 pontos e 7,9 rebotes.

Kentucky Wildcats (2012)

O time mais recente da lista foi liderado por Anthony Davis e é a única campanha de título de John Calipari.

Com uma campanha de 38 vitórias e 2 derrotas, os Wildcats dominaram a primeira divisão do basquete universitário. Inclusive, a marca de 38 partidas vencidas igualou o recorde na história, que já era de Calipari com Memphis em 2008. Além de Davis, a equipe contava com Michael Kidd-Gilchrist e os dois foram as duas primeiras escolhas do Draft seguinte.

Ao todo foram seis jogadores para a NBA e a equipe ficou conhecida pela festa de tocos nas partidas, já que foram 344 ao longo da temporada (o maior número da história).

Michigan Wolverines (1993)

O “Fab Five” entrou para a história como um dos times mais talentosos de todos os tempos. Porém, o que tinha de talentoso tinha de polêmico.

Isso porque os Wolverines não afinavam para ninguém e, após perder o título em 1992 para os Blue Devils (que estão acima na lista), voltaram com tudo para 1993. A equipe contava com nomes como Chris Webber, Jalen Rose, Juwan Howard, Ray Jackson e Jimmy King, formando a melhor ou uma das melhores classes recrutadas da história.

Apesar do talento e da epopeia em quadra, o “Fab Five” perdeu novamente na final, em 1993, apesar de ter dominado toda a temporada. Para se ter ideia, a campanha nesta temporada foi de 31-5, com a personalidade dos jovens talentos e o estilo único em quadra ajudando a montar a narrativa histórica da equipe.

Uma curiosidade desse time é a presença de Rob Pelinka, atual general manager do Los Angeles Lakers e uma vez empresário de Kobe Bryant, no elenco.

Georgetown Hoyas (1985)

Seis anos após o título dos Miners de 1966, o lendário técnico John Thompson assumiu o Georgetown Hoyas. Dessa forma, transformou completamente o programa com a mentalidade “Hoya Paranoia”, que ficou famosa pela equipe majoritariamente negra assumir a posição de “nós contra eles”.

Após excelentes temporadas, o time de 1994 contava com a estrela de Patrick Ewing e foi campeão nacional. No entanto, a equipe mais dominante foi a de 1985, quando teve campanha de 35-3 e perdeu para Villanova em um jogo que a equipe adversária errou um total de seis arremessos na final.

San Francisco Dons (1956)

A primeira equipe da história a vencer o título de maneira invicta na NCAA. Os Dons eram liderados por Bill Russell, que revolucionou a posição de pivô na época, com uma defesa agressiva e que liderava já o contra-ataque do time.

Com Russell e K.C. Jones, San Francisco cedeu um aproveitamento para os adversários de apenas 31,8% e venceu 29 partidas consecutivas. Inclusive, contando com a temporada de 1955, foram 60 vitórias em sequência. Contra Iowa na final de 1956, o pivô, que depois acabou no Boston Celtics, teve incríveis 26 pontos e 27 rebotes.

Flórida Gators (2007)

Após vencerem o título nacional em 2006, os Gators venceram 35 partidas e perderam 5 com o técnico Billy Donovan.

Com Al Horford, Joakim Noah e Corey Brewer, a equipe nunca perdeu no segundo tempo das partidas no Final Four e se tornou a segunda na história me vitórias consecutivas no March Madness desde a expansão. Inclusive, falando no torneio principal, as vitórias vieram por uma margem de 15,1 pontos nos dois títulos.

UCLA Bruins (1972)

Se não é o time de Indiana de 1976, os Bruins de 1972 costumam ser a outra opção para o melhor time da história.

Eles derrotaram os adversários por uma média de 30,3 pontos. Sim, liderados por Bill Walton e Henry Bibby o time de UCLA teve uma temporada perfeita com 30 vitórias e nenhuma derrota. Além disso, Walton fez incríveis 44 pontos na final do March Madness contra Memphis State, errando apenas um arremesso em 22 tentativas.

E a dominância não parou por aí. Os Bruins venceram 75 partidas seguidas e tiveram recorde de 89-1 em três temporadas de basquete.

North Carolina Tar Heels (1982)

Além da campanha de 32-2 e do título da temporada, os Tar Heels tinham Michael Jordan, James Worthy e Sam Perkins.

A equipe treinada pelo lendário Dean Smith, que ficou no cargo de 1961 a 1997, venceu o campeonato da ACC e dominou no March Madness. Além disso, teve a histórica marca de 12 jogadores indo para a NBA nos anos seguintes. A vitória final aconteceu contra Georgetown, que competiu pelo título em anos seguintes, e Michael Jordan decidiu no arremesso final.

nba nba

Jornalista em formação, apaixonado por música e por esportes, principalmente os americanos. Torcedor do Boston Celtics, do Boston Red Sox e fanático pelo Pittsburgh Steelers. No futebol, sofre pelo São Paulo.

Leia mais
instagram

Inscreva-se na Newsletter
The Playoffs

Nossas melhores histórias, entregues diretamente no seu e-mail!

Ao se inscrever, você concorda com as nossas Políticas de Privacidade e de Cookies e concorda em receber comunicações de marketing. Você pode se desinscrever a qualquer momento.