Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

Resultados EuroBasket (27/8): Schroder e Markkanen brilham, Sérvia atropela em estreia

Lucca Hoelzle

Confira o resumo completo do primeiro dia do maior torneio continental do basquete europeu

A quarta-feira (27) marcou o início do EuroBasket, maior torneio continental de basquete do continente europeu. Diversas estrelas da NBA entraram em ação e algumas seleções favoritas ao título já deram seus respectivos cartões de visita. A Alemanha de Franz Wagner e Dennis Schroder estreou com o pé-direito, assim como a Sérvia de Nikola Jokic, que fez valer o favoritismo e atropelou a Estônia. Confira os resultados do primeiro dia de EuroBasket abaixo!

Grã-Bretanha 70 – 94 Lituânia (Grupo B)

O duelo que inaugurou a edição 2025 do EuroBasket, pelo grupo B, não teve tanta grife. E, por sinal, nem tanto equilíbrio. A Grã-Bretanha até conseguiu se segurar nos primeiros minutos. Mas, não demorou para que a Lituânia abrisse vantagem, castigando o garrafão adversário. No fim, melhor para os torcedores lituanos, que lotaram a Tampere Deck Arena, na Finlândia. Destaque para Jonas Valanciunas, novo reforço do Denver Nuggets para a temporada, que marcou 18 pontos e pegou nove rebotes. Com 57 rebotes totais, a Lituânia quebrou ainda um recorde histórico da competição!

Tchéquia 50 – 62 Portugal (Grupo A)

Em um confronto brigado e de placar baixo do grupo A, melhor para os lusitanos, que foram superiores ao longo de todos os 40 minutos, apesar do equilíbrio. Boa parte do sucesso de Portugal se deve à performance dominante de Neemias Queta. O pivô do Boston Celtics dominou por completo a área pintada, marcando 23 pontos, 18 rebotes e quatro tocos, com 11 arremessos convertidos em 15 tentativas. Ao fim da partida, o jogador se emocionou e relembrou a trajetória trilhada até o sucesso na melhor liga de basquete do mundo e na seleção.

Montenegro 76 – 106 Alemanha (Grupo B)

Também no grupo B, a favorita Alemanha, atual campeã do mundo, mostrou a que veio já na estreia. Diante da seleção montenegrina de Nikola Vucevic, os alemães dispararam na segunda etapa e confirmaram a primeira vitória. O primeiro tempo foi equilibrado e, com os ataques prevalecendo, se encerrou em 46 a 43 para a Alemanha. Em seguida, Schroder e Andreas Obst trataram de acabar com a partida já no terceiro quarto.

O novo armador do Sacramento Kings teve 21 pontos e quatro assistências, enquanto o especialista nas bolas de 3 Obst terminou com 18 pontos e 83% de aproveitamento no perímetro. Franz Wagner, craque do Orlando Magic, terminou como cestinha do time com 22 pontos e oito rebotes. Pelo lado de Montenegro, Vucevic teve um duplo-duplo eficiente de 23 pontos e dez rebotes, acertando dez dos 13 arremessos tentados.

Letônia 73 – 93 Turquia (Grupo A)

Na grande surpresa do dia, a dona da casa no grupo A, Letônia, caiu diante da Turquia na Arena Riga. Disciplinados, os turcos contaram com excelentes atuações de suas principais estrelas. Alperen Sengun, pivô do Houston Rockets, teve 16 pontos, oito rebotes e sete assistências. Cedi Osman, ex-Cleveland Cavaliers e atualmente no Panathinaikos, da Grécia, anotou 20 pontos. Kenan Sipahi (19 pontos) e Shane Larkin (15 pontos e seis rebotes) também se destacaram.

Pelo lado letão, todavia, os grandes líderes tiveram atuações abaixo da média. Kristaps Porzingis marcou dez pontos e cometeu seis turnovers, acertando somente três dos 12 arremessos tentados. O pivô do Atlanta Hawks acabou marcado por ter levado uma bela enterrada do armador Sehmus Hazer. Davis Bertans, por sua vez, marcou apenas seis pontos, e converteu uma das seis bolas triplas arremessadas.

Suécia 90 – 93 Finlândia (Grupo B)

No jogo mais eletrizante da rodada inicial até então, a Finlândia levou a melhor jogando em seus domínios, na Tampere Deck Arena. Brilhante, Lauri Markkanen liderou sua seleção com 28 pontos, seis rebotes, três assistências e dois roubos de bola. O craque do Utah Jazz mostrou todo seu arsenal, trabalhando bem no garrafão, no perímetro e também forçando diversas idas à linha do lance livre (assim, terminou com 14 lances de bonificação cobrados).

A grande expectativa dos suecos estava em Pelle Larsson. A jovem promessa do Heat, contudo, teve atuação discreta. Dessa forma, conseguiu dez pontos antes de terminar expulso com a quinta falta. Com 28 pontos, o cestinha foi o armador Ludwig Hakanson, do Club Joventut Badalona, que conta também com Ricky Rubio em seu elenco.

Sérvia 98 – 64 Estônia

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e grande favorita ao título do EuroBasket, a Sérvia de Nikola Jokic não decepcionou na estreia. Assim, garantiu o favoritismo com um verdadeiro atropelo diante da Estônia. E o astro dos Nuggets flertou com um triplo-duplo, mesmo com apenas 23 minutos disputados.

Jokic marcou 11 pontos, número tímido para seus padrões, mas acertou três dos quatro arremessos tentados. Além disso, pegou dez rebotes e distribuiu sete assistências para os companheiros. Nikola Jovic, do Heat, liderou em pontuação com 18 tentos, além de seis assistências e quatro rebotes. Outro nome de peso da seleção, Bogdan Bogdanovic, do Los Angeles Clippers, fez 11 pontos e distribuiu sete passes para cestas.

Resultados EuroBasket 2025 – 27/8/2025

Resultados – EuroBasket 2025 (27 de Agosto)

Confronto Resultado
Portugal x República Tcheca Portugal 62-50
Turquia x Letónia Turquia 93-73
Sérvia x Estónia Sérvia 98-64
Lituânia x Grã-Bretanha Lituânia 94-70
Alemanha x Montenegro Alemanha 106-76
Finlândia x Suécia Finlândia 93-90
nba nba
nfl nfl
mlb mlb
nhl nhl

Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL, MLB e NFL, onde é torcedor de Los Angeles Kings, New York Mets e New Orleans Saints.

Leia mais