Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

Resultados EuroBasket (29/8): Markkanen imparável, Sérvia e Alemanha vencem outra

Lucca Hoelzle

Confira o resumo completo do terceiro dia do maior torneio continental do basquete europeu

Abrindo o final de semana de basquete, a rodada do EuroBasket 2025 agitou as quadras do velho continente nesta sexta-feira (29). Assim, seis partidas dos grupos A e B foram disputadas em Letônia e Finlândia, respectivamente. Por falar em Finlândia, Lauri Markkanen acabou sendo o grande destaque do dia, com uma atuação de 43 pontos. E assim como os nórdicos, outras seleções seguem com 100% de aproveitamento. Confira os resultados do terceiro dia de EuroBasket abaixo!

Alemanha 105 – 83 Suécia (Grupo B)

Se tem jogo da Alemanha, tem show de Dennis Schroder e Franz Wagner. A dupla dinâmica brilhou novamente e comandou o segundo triunfo em dois jogos. Os atuais campeões do mundo contaram com 16 pontos do ala do Orlando Magic para garantir a liderança no primeiro tempo. Já na segunda etapa, o ataque alemão continuou soberano, e a vantagem rapidamente se estabeleceu nos dígitos duplos.

Schroder liderou com 23 pontos e distribuiu ainda sete assistências. Wagner, por sua vez, marcou 21 pontos. O veterano armador Maodo Lo brilhou no perímetro, finalizando o duelo com 13 tentos e 100% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. Pelo lado sueco, Pelle Larsson, do Miami Heat, foi desfalque por conta de uma indisposição. Dessa forma, o pivô Mattias Markusson terminou como cestinha do time, com 13 pontos.

Turquia 92 – 78 Tchéquia (Grupo A)

Depois de surpreender os letões na estreia, a Turquia mostrou novamente que não está no torneio a passeio. O início foi mais complicado que o esperado, e a Tchéquia terminou o primeiro quarto em vantagem. No entanto, não demorou para que Alperen Sengun entrasse no jogo e decidisse. O pivô do Houston Rockets teve mais uma grande atuação, dominando o garrafão e mostrando seu vasto repertório, liderou os turcos à vitória com 23 pontos, 12 rebotes e nove assistências. Cedi Osman veio logo em seguida, com 21 pontos.

Lituânia 94 – 67 Montenegro (Grupo B)

Mais um jogo, mais uma vitória para a Lituânia de Jonas Valanciunas. O pivô do Denver Nuggets teve um dia de Stephen Curry (guardadas as devidas proporções), acertando 75% dos arremessos triplos. Seus 19 pontos marcados apenas no primeiro tempo impulsionaram a seleção ao segundo triunfo no grupo B, resultado importante antes do confronto contra a poderosa Alemanha.

Os lituanos dominaram o jogo de ponta a ponta, forçando 26 turnovers (!) dos adversários com uma defesa ativa e bem postada. Além disso, combinaram para 35 assistências, quebrando mais um recorde histórico do EuroBasket. O jovem armador Rokas Jokubaitis conquistou um belo duplo-duplo de 23 pontos e 12 assistências, acertando 56% dos arremessos de quadra. Já por Montenegro, faltou ajuda a Nikola Vucevic, que anotou 20 pontos e dez rebotes.

Letônia 72 – 70 Estônia (Grupo A)

No duelo entre os vizinhos bálticos, torcedores de ambos os lados lotaram a Riga Arena, na Letônia, para um confronto equilibrado. A Estônia esteve à frente do placar durante boa parte do jogo, mas, perdeu a liderança já na reta final do terceiro quarto. Então, uma seca de mais de nove minutos sem pontuação dificultou a retomada. A Letônia também não brilhava no ataque, mas se portava muito bem na defesa e contou com o decisivo Kristaps Porzingis. O pivô, agora no Atlanta Hawks, terminou com 26 pontos, incluindo oito dos nove anotados pelos anfitriões no último quarto.

Finlândia 109 – 79 Grã-Bretanha (Grupo B)

Vinte e oito pontos na estreia, 43 no segundo jogo. Podemos dizer que Lauri Markkanen está confortável jogando diante de sua torcida no EuroBasket, certo?! O ala do Utah Jazz, que já tinha um jogo de 43 pontos em EuroBasket no currículo, derrubou sete dos 13 arremessos que tentou no perímetro e roubou quatro bolas no atropelo da Finlândia sobre a Grã-Bretanhã, que já começa a dar adeus à competição.

Sérvia 80 – 69 Portugal (Grupo A)

Portugal voltou ao EuroBasket depois de 14 anos e estreou com o pé direito, batendo a República Tcheca. Contudo, já na partida seguinte, se depararam com a grande seleção do torneio no papel. E, até então, na quadra também. Não que os portugueses não tenham feito boa partida, pelo contrário. Lutaram e mantiveram o jogo equilibrado, principalmente no primeiro tempo.

Mas, do outro lado estava Nikola Jokic. Depois de uma estreia discreta em termos de pontuação, o craque dos Nuggets teve 23 pontos, dez rebotes e três assistências, acertando oito dos dez arremessos de quadra. Tudo isso em apenas 22 minutos. Seu quase ‘xará’, Nikola Jovic, do Heat, também teve mais uma boa atuação, com 18 pontos e seis rebotes. Pelo lado lusitano, o ala-armador Diego Brito se destacou com 22 pontos e nove rebotes, enquanto Neemias Queta, do Boston Celtics, marcou somente seis tentos.

Resultados do EuroBasket – Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Alemanha vs Suécia 105-83
Lituânia vs Montenegro 94-67
Finlândia vs Grã-Bretanha 109-79
Turquia vs Tchéquia 92-78
Sérvia vs Portugal 80-69
Letônia vs Estônia 72-70
nba nba
nfl nfl
mlb mlb
nhl nhl

Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL, MLB e NFL, onde é torcedor de Los Angeles Kings, New York Mets e New Orleans Saints.

Leia mais