Atuações ilustres de Mathurin, Haliburton e Siakam definiram a vitória em casa que coloca Indiana na liderança da série decisiva
O Indiana Pacers abriu vantagem de 2 a 1 nas Finais da NBA ao superar o Oklahoma City Thunder por 116 a 107 no jogo 3 da série, travado nesta quarta-feira (11). Jogando no Gainbridge Fieldhouse, a franquia de Indianápolis aproveitou uma grande noite de seu coletivo para quebrar a forte defesa adversária e garantir o triunfo que os coloca à frente na decisão da temporada.
O banco de reservas dos Pacers foi decisivo para o resultado positivo, superando a segunda unidade rival por 49 a 18. Ainda assim, o jogo, que seguiu equilibrado durante os três primeiros quartos, só foi definido com uma vitória parcial de 32 a 18 dos donos da casa no último quarto.
Nesse contexto, Bennedict Mathurin saiu do banco para se tornar o destaque da noite, sendo o cestinha com 27 pontos em 9/12 nos arremessos de quadra, quatro rebotes e um toco. Outro nome com importante participação entre os bancários foi T.J. McConnell, que contribuiu com dez pontos, cinco rebotes e cinco roubos de bola.
Tyrese Haliburton conseguiu participar do jogo desde os primeiros quartos e orquestrou a vitória de Indiana com duplo-duplo com 22 pontos, 11 assistências, nove rebotes e dois roubos de bola. Pascal Siakam, por sua vez, teve 21 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Ainda, Myles Turner compensou a pouca produção ofensiva com uma atuação decisiva na defesa, em que teve cinco tocos e um roubo.
Jalen Williams foi o destaque do Thunder com 26 pontos em 9/18 nos arremessos e seis rebotes. Shai Gilgeous-Alexander adicionou 24 pontos e oito rebotes, mas teve performance aquém de seu potencial com seis turnovers (sua maior marca em pós-temporada) e apenas quatro assistências. Por fim, Chet Holmgren teve duplo-duplo com 20 pontos e dez rebotes, enquanto Lu Dort adicionou 12 pontos com quatro bolas triplas.
Após garantir a liderança na série, Indiana terá a chance de ampliar o placar em mais um jogo em casa. Os times retornam ao Gainbridge Fieldhouse na próxima sexta-feira (13) para a disputa do jogo 4 das Finais da NBA.
Oklahoma começou o jogo com muita intensidade e assumiu a primeira grande liderança da noite. Com a mesma defesa forte que apresentou nos outros dois jogos, o time visitante conseguiu limitar a troca de passes e forçar múltiplos turnovers de Indiana, que só conseguia pontuar através do talento de Pascal Siakam.
Do outro lado da quadra, Chet Holmgren assumia as rédeas para abrir vantagem de 15 a 6 para OKC.
CHET HAS A QUICK 8 IN GAME 3 🔥
— NBA (@NBA) June 12, 2025
🏆 Thunder-Pacers on ABC pic.twitter.com/ztOsm4JipN
A liderança do Thunder permaneceu sem ameaças até Haliburton finalmente entrar na partida. Anotando cinco pontos e distribuindo quatro assistências, o armador recolocou os Pacers em uma distância curta. Ainda assim, OKC conseguiu fechar a etapa vencendo por 32 a 24.
Haliburton steals it and goes behind-the-back for the dime to Toppin 😱
— NBA TV (@NBATV) June 12, 2025
Reggie Miller cheering on the effort 👏 pic.twitter.com/jvqVC9RuAQ
Indiana tomou o controle do jogo na segunda etapa. Em primeiro lugar, a equipe iniciou o período com um ataque pegando fogo graças a uma excelente performance de Bennedict Mathurin e T.J. McConnell, que comandou sequência de 13 a 4 com sete pontos para tomar a liderança de 37 a 36.
T.J. McConnell finds Pascal Siakam for the easy 2, steals the ball off the inbound, gets the offensive rebound, and finds Bennedict Mathurin for the easy 2 under the rim. pic.twitter.com/v494b1imJ8
— MrBuckBuck (@MrBuckBuckNBA) June 12, 2025
Depois de iniciar o quarto forçando arremessos desnecessários, OKC se acalmou e voltou a atacar de forma consciente para se manter no jogo. Isiah Joe e Alex Caruso convertaram cestas importantes no perímetro antes que Shai e Jalen Williams recolocassem o Thunder à frente por 53 a 51.
No entanto, McConnell garantiu que Indiana fechasse o período em melhor momento. O armador converteu quatro pontos que garantiram uma vitória parcial dos Pacers por 40 a 28 para ir aos vestiários vencendo por 64 a 60.
O terceiro período foi ligeiramente mais equilibrado. Apesar de OKC ter iniciado a etapa com corrida de 8 a 0, Siakam possibilitou uma resposta rápida dos mandantes ao comandar uma outra sequência de 12 a 5 que retomou a paridade.
As equipes permaneceram próximas no marcador durante praticamente toda a etapa, mas Jalen Williams e Shai Gilgeous-Alexander apareceram para desequilibrar para o lado do Thunder. Com final explosivo da dupla, os visitantes retomaram uma vantagem de 89 a 84.
Jalen Williams with the 3-pointer at the end of the 3rd quarter (with a replay) pic.twitter.com/Qt2mBuqlcI
— MrBuckBuck (@MrBuckBuckNBA) June 12, 2025
No entanto, o ataque de OKC não entrou bem para o último período do jogo 3. Os Pacers não tiveram dificuldade para reestabelecer uma igualdade no placar logo no começo da etapa e começaram a encaminhar a vitória a partir da segunda metade do quarto.
Mathurin e Haliburton converteram bolas triplas em sequência para colocar os mandantes à frente por 101 a 98 com seis minutos para o fim. Minutos depois, uma excelente participação defensiva de Toppin e Turner permitiu que que Indiana estendesse a vantagem para 107 a 100.
Obi Toppin with the clutch putback dunk! pic.twitter.com/4VCEeyS3hk
— MrBuckBuck (@MrBuckBuckNBA) June 12, 2025
Pressionado, o Thunder começou a tentar ataques de qualquer jeito e não conseguiram quebrar a defesa do adversário. Myles Turner, inclusive, protagonizou uma bela sequência de tocos em Chet Holmgren.
MYLES TURNER SHUTS DOWN CHET IN THE CLUTCH 🚫 pic.twitter.com/Qcl5PUDonD
— NBA TV (@NBATV) June 12, 2025
Imediatamente após a jogada do pivô, Pascal Siakam converteu bandeja que deixou o placar em 112 a 104 e praticamente fechou a conta.
Frenetic sequence ends in a Siakam fastbreak bucket 🔥
— NBA TV (@NBATV) June 12, 2025
Can Pacers hold on in Game 3? 👀 pic.twitter.com/hjn3I0fSsX
Jornalista. Começou a acompanhar NFL por influência paterna e expandiu seu amor aos outros esportes americanos. Torcedor do Los Angeles Lakers, Rams e Dodgers, além de santista roxo.
Read more