Astro dos Mavs defendeu que a pressão por resultados afasta atletas jovens do basquete
Damian Lillard, do Milwaukee Bucks, se aliou a Luka Doncic, armador do Dallas Mavericks, em uma discussão sobre os efeitos da pressão sobre crianças durante o processo de inserção na prática de esportes. Após a vitória sobre o San Antonio Spurs, na última quarta-feira (8), ‘’Dame’’ compartilhou em suas redes sociais uma fala do esloveno abordando o assunto.
‘’As crianças estão se afastando do basquete e outros esportes porque nos substituímos o prazer pela pressão. Quando tratamos jogadores jovens como profissionais, perdemos a amizade, o crescimento e a diversão que torna os esportes tão especiais. Isso precisa mudar’’, disse Doncic, na citação.
Lillard compartilhou a fala do armador da franquia texana em seu Instagram. Além da publicação, ele comentou: ‘’Fatos muito grandes. Isso é um problema’’.
Leia também:
O armador dos Bucks começou a jogar basquete de forma competitiva no High School dos Estados Unidos. Por outro lado, Doncic teve um início de carreira ainda mais exposto à pressão. O camisa 77 estreou profissionalmente aos 15 anos, quando integrou o time principal do Real Madrid na Europa.
Além disso, aos 16, Doncic disputou 31 partidas com média de 14,2 minutos em quadra pelos Merengues na Liga ACB, o campeonato nacional do basquete espanhol. Mais tarde, aos 18, ele acumulou médias de 16 pontos, 4,8 rebotes e 4,3 assistências, conquistando o prêmio de MVP durante a campanha vitoriosa de sua equipe na EuroLeague em 2017-18.
Ainda em 2018, o esloveno iniciou sua trajetória na NBA ao ser selecionado pelo Atlanta Hawks como a terceira escolha geral no Draft. No entanto, o Dallas Mavericks adquiriu Doncic em troca por Trae Young na mesma noite, e ele permanece na franquia texana desde então, com médias de 28,6 pontos, 8,7 rebotes e 8,3 assistências em 422 partidas disputadas.
Portanto, devido à sua experiência, Doncic atua em programas que incentivam o esporte entre jovens. A Fundação Luka Doncic foca na formação de crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento de futuras gerações de atletas.