Após duas partidas com marcas ruins dos espectadores, LeBron James falou sobre a falta de storytelling sobre os jogadores das Finais
Nesta quarta-feira (11), o Indiana Pacers recebeu o Oklahoma City Thunder pelo jogo 3 das Finais da NBA de 2025. Na ocasião, os Pacers levaram a melhor após uma grande partida e abriram 2 a 1 na série. Isso porque, no jogo 1, Tyrese Haliburton acertou um dos arremessos mais especulares da história para dar a vitória para Indiana também. No entanto, as Finais não são tão vistas e comentadas como em outros anos e LeBron James parece saber quem tem culpa no cartório.
No podcast Mind The Game desta quarta-feira, LeBron conversou com Steve Nash sobre os jogos da série entre Indiana e OKC. Assim, as duas lendas do esporte e da NBA acabaram exaltando as performances de ambas as equipes, e o jogador do Los Angeles Lakers tinha algumas criticas para a mídia.
“Há muitas histórias que poderiam ser contadas no elenco do OKC e no elenco dos Pacers”, disse LeBron James. “E é como se fosse: será que as pessoas que comentam sobre o nosso jogo estão dispostas a fazer o dever de casa e dedicar tempo para realmente contar essas histórias?”.
O veterano de 40 anos fez os comentários no contexto de que os jogos 1 e 2 das Finais não tiveram boas audiências. Na primeira partida, uma média de 8,9 milhões de espectadores ligaram suas TVs nos Estados Unidos para acompanhar o duelo, a menor marca em quase 40 anos. Porém, as coisas pioraram para o jogo 2, que teve audiência de “apenas” 8,7 milhões de pessoas, a menor desde 2007 para um jogo 2.
Para justificar esses números, os caminhos mais rápidos são dizer que trata-se de duas franquias em mercados pequenos de mídia. Além disso, nenhuma delas conta com um Stephen Curry ou Lebron James da vida. No entanto, o próprio ala dos Lakers comentou que “Temos que proteger nossos jogadores, proteger nosso produto e também gerar consciência. Acho que o nosso jogo também é sobre contar histórias”.
Para o comissário Adam Silver a NBA não corre riscos. Segundo ele “Parece um pouco incomum a quantidade de discussão em torno das métricas da liga”. Além disso, comentou que não vê problema em dois times de mercados pequenos se enfrentarem nas Finais e que deseja que a série final seja assistida porque é o melhor basquete jogado.
Inclusive, a NBA teve um aumento de espectadores durante todos os playoffs. Mais do que isso, a liga é um sucesso nas redes sociais, atraindo 32 bilhões de visualizações apenas durantes as finais do Leste e do Oeste. Já sobre o duelo entre Pacers e Thunder, Shai e Haliburton são as principais estrelas e fizeram 1,5 bilhões de visualizações, de acordo com a própria liga.
Jornalista em formação, apaixonado por música e por esportes, principalmente os americanos. Torcedor do Boston Celtics, do Boston Red Sox e fanático pelo Pittsburgh Steelers. No futebol, sofre pelo São Paulo.
Read more