Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

10 candidatos para o prêmio de MVP da NBA em 2025-26

Gustavo Assef

Com a temporada de 2025-26 chegando, confira os principais nomes para levar o maior prêmio individual da NBA

Em pouco mais de uma semana a bola sobe para a temporada de 2025-26 da NBA. Assim, finalmente, conseguiremos ver como chegam os novos times e as novas versões dos jogadores. Com um quê de novidade e esperança, todo começo de temporada chega com bons presságios.

É uma nova oportunidade para o time que ficou no quase tentar novamente. Uma nova tentativa para quem lamentou as lesões. Uma nova etapa para quem viu um jovem time crescer e que agora pode brigar por algo maior. E se coletivamente isso é verdade, individualmente também é. Os grandes jogadores da NBA chegam para a temporada após uma offseason de descanso e muita preparação.

Dessa forma, uma das brigas mais legais ao longo de toda a temporada regular – por vezes monótona – é a briga pelo prêmio de Most Valuable Player (Jogador Mais Valioso, em português), o MVP.

O que pesa na corrida para o MVP da NBA?

Literalmente, o prêmio deveria prestigiar o jogador mais valioso da temporada, o que mais agrega valor para sua equipe. Porém, basta pensar por alguns segundos para perceber o quão subjetivo é o termo “valioso”. Valor não é algo por natureza, mas sim algo construído por diversos fatores dentro de cada indivíduo ou de um grupo de pessoas. Portanto, é impossível julgar e determinar o jogador mais valioso de toda a NBA sem cometer deslizes e tomar decisões enviesadas – novamente, valor é subjetivo.

Dessa forma, ao longos dos anos os votantes para o prêmio, que são 100 jornalistas esportivos, foram criando uma maneira natural de selecionar o jogador de maior impacto na temporada. Pense bem, não fossem as histórias, jamais saberíamos o que aconteceu em nosso passado e o que realmente marcou e foi importante para a evolução do que somos – enquanto raça humana, sociedade e indivíduos.

Assim, o prêmio de MVP vem também de histórias e, se elas marcam e têm força, revelam geralmente quem deixou a maior marca dentro da temporada – quem teve mais impacto. Ou seja, o MVP da NBA não é um prêmio para o melhor jogador da liga e nem para o mais valioso, mas sim para o jogador que tem o melhor desempenho impulsionado pela melhor narrativa.

Com isso em mente, vamos aos dez possíveis candidatos ao prêmio de MVP para a próxima temporada.

1. Shai Gilgeous-Alexander, Oklahoma City Thunder

Depois de uma temporada praticamente perfeita, na qual venceu o MVP da temporada regular, da final da Conferência Oeste e da NBA Finals, Shai vem para repetir a dose. O armador do Thunder mais uma vez irá liderar uma das melhores – se não a melhor – campanha da NBA já que sua equipe tem de tudo para repetir a dominância que emplacou no último ano.

Além disso, no aspecto individual Shai tem apenas 27 anos e seguirá evoluindo como jogador já que teoricamente ainda não chegou em seu auge. Na última temporada, liderou a liga em pontos por partida, em pontos totais e foi crucial para uma das melhores defesas no século. Assim, se apenas repetir os feitos será claro favorito ao prêmio.

O que pode jogar contra SGA é justamente o fato de ter vencido no último ano. Agora, sua narrativa já é conhecida e não mais será uma novidade para os votantes. Além disso, o público de maneira geral – que não tem voto direto para o MVP, mas pode influenciar – parece cansado das idas do armador para a linha de lance livre, uma narrativa que pode pesar contra.

2. Nikola Jokic, Denver Nuggets

O pivô sérvio, para muitos, é o melhor jogador de toda a NBA. Jokic já levou o prêmio três vezes e teve sua melhor temporada no ano passado, quando ficou na segunda posição. Apesar de seu desempenho e de seus números absurdos – terminando no top 3 da NBA na média de pontos, rebotes e assistências – Jokic teve pouco apoio do elenco de Denver.

A equipe terminou ainda na quarta posição, mas sofreu de altos e baixos na temporada e inclusive demitiu o técnico Michael Malone. Esta demissão, inclusive, pode ter pesado muito contra a narrativa de Jokic, uma vez que foi um claro sinal de que existia algo de errado com a equipe.

Olhando para o futuro, o pivô parece cada vez melhor quando pisa em quadra. Coletivamente, tem um ótimo elenco após uma offseason praticamente irretocável dos Nuggets, que também efetivaram David Edelman no cargo de head coach.

3. Luka Doncic, Los Angeles Lakers

O armador vem para a sua segunda temporada com os Lakers – a primeira completa – e deve ter as chaves da equipe, mesmo com LeBron James nela. Mais do que isso, o esloveno está na melhor fase física de sua carreira e ainda possui apenas 26 anos. Tudo isso e sua habilidade de conseguir fazer de tudo no ataque dão credenciais para brigar com Shai e Jokic pelo topo. Inclusive, por ser uma estrela dos Lakers naturalmente receberá mais atenção e o “novo Luka” pode ser um personagem para lá de interessante.

Porém, o coletivo pesa muito na votação. Para a próxima temporada, a expectativa para os Lakers é até boa, mas a equipe dificilmente irá brigar pelas três primeiras vagas no Oeste – vide que outras equipes se reforçaram melhor. Além disso, Doncic já é marcado com a forte narrativa de que pouco se importa na defesa e que sua postura com arbitragem e outras coisas acabam prejudicando a equipe. Assim, será um desafio para o armador reverter tudo isso e não ficaria surpreso caso termine fora do top 3.

4. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks

Pelo oitavo ano consecutivo, a aposta é que o grego fique no top 5 para MVP. Na última temporada, cheia de altos e baixos do Bucks, terminou atrás apenas de Jokic e Shai. Já na projeção para o próximo ano, tem de tudo para novamente ser mencionado quando o assunto vir à tona.

Isso porque Antetokounmpo é um dos melhores e mais dominantes jogadores da NBA, em ambos os lados da quadra. Além de grande defensor, é uma força da natureza no ataque que parece ter encontrado uma seleção de arremessos que encaixa melhor com seu arsenal. Se o coletivo colaborar, um fator pode ser crucial: pontos em contra-ataque.

Desde que entrou na NBA, Giannis é um dos melhores da liga nesta estatística uma vez que é praticamente imparável na transição ofensiva. Porém, 2024-25 foi a primeira vez em mais de cinco anos que não ficou no topo, muito por conta da defesa ruim dos Bucks que não o permitia jogar assim. Agora, com os reforços, com a saída de Damian Lillard e com a necessidade de retomar a identidade defensiva, Milwaukee deve melhorar no aspecto e permitir a Giannis mais jogadas do tipo.

5. Alperen Sengun, Houston Rockets

O pivô turco talvez seja a maior surpresa e aposta da lista, mas nem tanto se a produção do EuroBasket tiver continuidade agora na NBA. Segun foi o melhor jogador de um torneio que contou com Nikola Jokic, Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic. Além disso, já teve uma sólida temporada em 2024-25, quando foi All-Star e teve seus melhores números na carreira.

Agora, com Kevin Durant e com a evolução das peças jovens, os Rockets de Sengun devem mais uma vez brigar no topo de Conferência Oeste, com o turco fazendo absolutamente de tudo no ataque. Outro ponto a favor de Segun é que será uma completa novidade no debate para MVP e, em um prêmio sobre histórias, seria a mais legal comparada com Antetokounmpo, Jokic e Shai.

6. Jalen Brunson, New York Knicks

Na última temporada, o armador dos Knicks fez parte do segundo time All-NBA e terminou em décimo na votação para o MVP, atrás inclusive de seu companheiro Karl-Anthony Towns. Porém, Brunson é inegavelmente a cara da franquia e deve se beneficiar com Mike Brown, o novo head coach dos Knicks.

Isso porque Brown tem de tudo para montar um novo e mais dinâmico ataque e tende a fortalecer o perímetro nas equipes por onde passou. Além disso, os Knicks devem ser melhores do que nos anos anteriores e brigar pela melhor campanha em toda a Conferência Leste. Assim, o valor de Brunson deve subir e o coletivo deve ajudá-lo a ganhar posições na corrida para o MVP.

7. Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves

O wild card – ponto imprevisível e passível de surpreender – deste ranking é o “Ant Man”. O ala-armador dos Wolves chega com muitas expectativas e com muita pressão para a próxima temporada. Isso porque é, sem dúvidas, um dos jogadores mais talentosos em toda a NBA e está em um elenco que precisará de sua evolução dentro de quadra – principalmente na parte de play making – e fora de quadra, como um líder.

Caso Edwards tenha a evolução necessária para carregar os Wolves para uma das melhores campanhas de sua conferência, o ala deve subir e ficar entre os favoritos. Caso contrário, a equipe pode não ser tão forte como nos últimos anos e a decepção com “Ant” será alta.

8. Victor Wembanyama, San Antonio Spurs

Está cedo, mas nada parece cedo demais com Wembanyama. Com apenas 20 anos o pivô foi o calouro do ano e com 21 apareceu em seu primeiro All-Star Game. Inclusive, nas duas temporadas estava na briga e poderia levar o premio de melhor defensor do ano – que chega como amplo favorito para 2025-26. Além disso, depois de ser recuperar de uma trombose venosa no ombro, Wemby já demonstrou bons sinais nesta pré-temporada.

Se na defesa é o melhor na NBA, no ataque não fica devendo em nada e deve apenas acrescentar ao seu jogo novas armas e melhorar as muitas que já possui. No entanto, o problema para Wembanyama é que os Spurs ainda estão em um patamar abaixo no tão competitivo Oeste e chegam com expectativa de Play-In. Assim, o pivô não deve chegar no topo, mas deve fazer barulho e preparar o terreno para as próximas ocasiões.

9. Stephen Curry, Golden State Warriors

O armador, mesmo com a idade que tem, ainda é um dos grandes jogadores da NBA. Na última temporada, teve boas médias e ficou em nono para a corrida de MVP – mesmo com um time que oscilou muito e foi mal na primeira metade. Curry, inclusive, conseguiu jogar mais de 70 partidas nas últimas duas temporadas e é um grande exemplo de longevidade na liga.

Agora, o armador chega bem para mais um ano e terá um bom elenco em seu entorno. Em relação ao elenco inicial da última temporada, é substancialmente melhor e pode colocá-lo em uma posição mais favorável. Com Jimmy Butler e com os reforços, os Warriors chegam para brigar no Oeste e devem conseguir uma campanha superior em relação ao ano passado.

O que pode jogar contra Curry são as possíveis lesões que chegam com a idade, seja dele ou de Jimmy Butler e Draymond Green – essenciais para o sucesso dos Warriors e de Curry.

10. Paolo Banchero, Orlando Magic

Na última posição do ranking, Banchero pode ter a melhor temporada de toda a sua carreira. Antes da lesão que sofreu ainda no início da temporada passada, vinha sendo um dos melhores jogadores da liga e impressionava com sua evolução. Depois, voltou com desempenhos irregulares e não parecia no mesmo nível.

Agora, Banchero teve uma offseason completa para se preparar e chegar com tudo para sua quarta temporada na NBA, sendo que foi rookie do ano na primeira e All-Star na segunda. Banchero é o estilo de jogador que se dá bem nesse tipo de votação, por concentrar boa parte do ataque em suas mãos e por ter um estilo de jogo que encanta: físico e plástico ao mesmo tempo. Caso seu Magic consiga superar as expectativas e brigar na cabeça do Leste, pode ser uma menção pelo MVP.

Menções honrosas:

  • Kevin Durant, Houston Rockets
  • Cade Cunningham, Detroit Pistons
  • Donovan Mitchell, Cleveland Cavaliers

ODDS para o MVP da NBA em 2025-26:

Bet dá Sorte

Odds para MVP da NBA 2025-26

1. Nikola Jokic 3.25
2. Shai Gilgeous-Alexander 3.25
3. Luka Doncic 6.00
4. Giannis Antetokounmpo 9.50
5. Anthony Edwards 13.00
6. Victor Wembanyama 17.00
7. Cade Cunningham 34.00
8. Jalen Brunson 41.00
9. Kevin Durant 61.00
10. Paolo Banchero 61.00

*Cotações da Bet da Sorte — atualizadas para a temporada 2025-26 da NBA.

Superbet

Odds para MVP da NBA 2025-26

1. Shai Gilgeous-Alexander 3.00
2. Nikola Jokic 4.00
3. Luka Doncic 5.00
4. Giannis Antetokounmpo 10.00
5. Anthony Edwards 13.00
6. Victor Wembanyama 18.00
7. Cade Cunningham 35.00
8. Jalen Brunson 35.00
9. Donovan Mitchell 60.00
10. Kevin Durant 60.00

*Cotações da Superbet — atualizadas para a temporada 2025-26 da NBA.

nba nba

Jornalista em formação, apaixonado por música e por esportes, principalmente os americanos. Torcedor do Boston Celtics, do Boston Red Sox e fanático pelo Pittsburgh Steelers. No futebol, sofre pelo São Paulo.

Leia mais