Times ficam atentos ao mercado das trocas, além da free agency
As contratações na Major League Baseball (MLB) vão além da free agency. Durante o período sem partidas, os clubes também estudam e planejam os melhores movimentos no mercado de trocas. As negociações estão abertas novamente e alguns nomes importantes podem surgir em novas equipes.
Na semana passada, os gerentes gerais de todas as franquias se reuniram para a reunião anual, a qual dá início às transações comerciais na liga. Embora os agentes livres sejam os principais alvos nesta época, as trocas também surgem como soluções para times que planejam renovações ou mudanças de rumo para a temporada.
Confira, então, os cinco possíveis candidatos a serem negociados nesta inter-temporada:
O primeiro da lista surpreendeu a todos quando não foi negociado no trade deadline em julho. O arremessador do Chicago White Sox foi uma das únicas coisas positivas que o time teve neste ano, após registrar a pior campanha da história da MLB, com campanha 41-121. O pitcher atraiu interesses das equipes competitivas, em razão do desempenho de All-Star em 2024. Ele teve 209 strikeouts, 3,58 de ERA e 1,068 de WHIP em 146 entradas completas. Os White Sox já definiram exigências para a possível troca.
Montgomery optou por exercer a cláusula de renovação com o Arizona Diamondbacks. O cenário por lá, no entanto, não é nada agradável para os dois lados. O arremessador decepcionou na primeira temporada com a equipe e ficou no banco de reservas a partir de agosto. O proprietário da franquia, Ken Kendrick, afirmou que a contratação tinha sido “horrível”. Enquanto Montgomery demitiu o agente por ter “destruído a free agency” dele. Assim, as partes estudam as possibilidades de troca, com os D-backs dispostos a arcar com o salário do atleta.
O St. Louis Cardinals não foi aos playoffs pela segundo ano consecutivo. Ao final desta temporada, o clube declarou que estava aberto à algumas negociações. O arremessador Sonny Gray estava entre os disponíveis. Ele teve apenas uma campanha com o time e foi o principal pitcher. Gray liderou a rotação com 203 strikeouts, 3,84 de ERA e 13 vitórias, em 166 entradas e um terço. Nesta intertemporada, a franquia pode começar uma renovação no elenco, com o objetivo de voltar a competir na Divisão Central da Liga Nacional nos próximos anos.
O Tampa Bay Rays realizou algumas trocas neste trade deadline. Yandy Diaz, no entanto, foi um dos únicos veteranos que permaneceu no clube. De acordo com Mark Feinsand, do MLB.com, afirmou que o jogador é a principal opção dos times para a primeira base. Ele foi All-Star em 2023, quando bateu as principais marcas pessoais da carreira. Diaz vai se tornar um agente livre no final de 2026, o que faria as equipes negociarem pelos US$ 22 milhões garantidos para o atleta nos dois anos seguintes.
Novamente o Colorado Rockies terminou na última colocação na Divisão Oeste da Liga Nacional, com mais de 100 derrotas. Assim, o clube irá tentar novas peças para seguir a base jovem do plantel. Nesta terça-feira (12), a franquia anunciou que está aberta à negociar o veterano Brendan Rodgers. O segunda base vai entrar no último ano de contrato com os Rockies. A equipe, então, deve aproveitá-lo como moeda de troca nesta intertemporada.