NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Prévia 24-25 Podcast Video
NBA
29 de setembro de 2024 - 07h09

Memphis Grizzlies: Prévia NBA 2024-25

Franquia do Tennessee viveu temporada recorde na NBA por conta das diversas lesões, e busca se reerguer a partir do talento de Ja Morant

Depois de ter a segunda melhor campanha da Conferência Oeste em 2022-23, nem mesmo a queda precoce na primeira rodada dos playoffs, diante do Los Angeles Lakers, foi capaz de abalar as expectativas do Memphis Grizzlies para a temporada seguinte.

A combinação entre a suspensão de Ja Morant, uma lesão grave no ombro do armador e diversas outras contusões de nomes importantes minaram completamente as esperanças da equipe do Tennessee, que terminou apenas no 13° lugar do Oeste.

Agora, Memphis espera contar com o retorno de Morant e com uma campanha saudável para voltar a brigar por uma vaga na pós-temporada.

O que esperar do Memphis Grizzlies nesta temporada?

Durante a campanha de 2023-24, os Grizzlies sofreram com uma situação médica sem precedentes na liga. A equipe bateu o recorde histórico da NBA ao utilizar 33 jogadores ao longo da temporada. Vale lembrar que o número máximo de atletas permitidos por elenco, em condições normais, é de 15.

Essa não foi a única marca quebrada pela franquia. Por conta das contusões, foram utilizadas 51 escalações diferentes e, somados, seus jogadores perderam 578 (!) partidas. Números que definiram a trajetória da temporada, e explicam o péssimo desempenho.

Ja Morant, Desmond Bane e Jaren Jackson Jr., trio de principais jogadores de Memphis, deixaram de disputar um total de 127 jogos, em meio às lesões e à suspensão do armador por aparecer novamente nas redes sociais segurando uma arma de fogo.

Durante as mudanças constantes no elenco, os Grizzlies encontraram excelentes valores em GG Jackson e Vince Williams Jr. A má notícia é que os dois também parecem ter caído na ‘maldição’ que assombrou a equipe.

No início de setembro, GG Jackson passou por uma cirurgia no pé, e a previsão de retorno é de, no mínimo, três meses, perdendo assim os primeiros compromissos da nova campanha. Williams, por sua vez, apresentou um desconforto na tíbia, nesta quinta-feira (26), e ainda é dúvida para as partidas iniciais.

Já a boa notícia é que todo o restante do plantel está recuperado, e listado como provável para o jogo contra o Utah Jazz, em 23 de outubro, na abertura da temporada. 

Durante a offseason, foram poucas transações. A mais recente foi a dispensa do veterano Derrick Rose, que, logo em seguida, anunciou sua aposentadoria do basquete. A outra foi a saída do jovem ala Ziaire Williams, trocado para o Brooklyn Nets por uma escolha de segunda rodada e o pivô Mamadi Diakité, também já dispensado pelos Grizzlies.

A principal esperança da equipe está em seu quinteto titular. Mesmo disputando apenas nove partidas em 2023-24, Morant retornou de suspensão em altíssimo nível e tem tudo para continuar sua evolução. A lesão no ombro não deve comprometer sua explosão, e o talentoso armador pode seguir sendo uma máquina de highlights. Precisará melhorar seu aproveitamento no perímetro, que foi de apenas 27,5% na pequena amostragem da temporada passada.

Quem também sofreu uma queda na eficácia das bolas de três pontos foi o especialista Desmond Bane. De 40,8% em 2022-23 para 38,1% em 23-24. Há de se destacar que o ala-armador recebeu atenção especial das defesas em boa parte dos jogos, por ter se tornado a principal opção ofensiva do time na ausência de Ja. 

O aumento no volume de tentativas do perímetro (de sete para 8,6 por jogo) ilustra isso, e a leve baixa no aproveitamento não deve ser problema, principalmente se o camisa 12 estiver ao seu lado em quadra.

Marcus Smart, que chegou do Boston Celtics com a expectativa de elevar o patamar da defesa, teve sua temporada de estreia pelo Memphis Grizzlies, adivinhe só, comprometida por problemas físicos. O armador disputou apenas 20 partidas, mas deve ser peça fundamental em 2024-25, ao lado de Bane e Morant. A dupla passa longe de ser um alvo fácil na defesa, principalmente pela envergadura e a agilidade, respectivamente, mas, também não é especialista no quesito como o versátil camisa 36.

A principal mudança aconteceu no garrafão. Steven Adams, que formou ótima dupla com Jaren Jackson Jr., perdeu toda a temporada passada e foi trocado para o Houston Rockets em fevereiro. Para o seu lugar, Memphis selecionou, com a nona escolha do Draft de 2024, o pivô Zach Edey, destaque na NCAA pela Universidade de Purdue. 

Com 2,24 metros de altura, Edey se consolidou como uma ameaça no post, mas ainda é uma incógnita na NBA, e as principais preocupações estão relacionadas à sua lentidão e falta de fisicalidade na defesa. Terá de se esforçar ainda para se tornar um bom parceiro de pick’n roll para Morant, como foi Adams – um dos melhores da liga na função. 

Jackson Jr., por sua vez, viveu uma campanha muito mais discreta no lado defensivo da quadra, depois de receber o prêmio de melhor defensor em 2022-23. Por outro lado, teve sua maior média de pontos (22,5) e assistências (2,3) da carreira. A ver como se sairá em mais uma temporada sem um parceiro consolidado na área pintada.

Entre as demais opções do elenco, alguns nomes podem entregar uma produção razoável saindo do banco, como é o caso de Santi Aldama, Jon Konchar, Brandon Clarke e Jake LaRavia, além do especialista do perímetro Luke Kennard. GG Jackson e Vince Williams Jr. também terão papel fundamental na rotação quando retornarem do departamento médico.

No papel, o Memphis Grizzlies conta com um bom time, capaz de ser competitivo na sempre disputada Conferência Oeste. As possibilidades de sucesso, contudo, estão atreladas às condições físicas de seus principais atletas, em especial do armador Ja Morant. Seria de um azar nunca antes visto sofrer com tantas contusões em mais uma campanha, e a franquia tem tudo para conseguir jornada menos acidentada que a da temporada passada.

Principal chegada: Zach Edey

Principais saídas: Ziaire Williams, Derrick Rose

Ponto forte: O quinteto titular. A base é a mesma da temporada 2022-23, quando foi segundo colocado no Oeste, e sobra talento em ambos os lados da quadra. 

Ponto fraco: As lesões. Difícil ignorar o aspecto depois de tantos problemas físicos na última campanha. Vale a pena ficar de olho também no desempenho no garrafão e no calouro Edey.

Campanha em 23-24: 27 vitórias e 55 derrotas (13° do Oeste)

Provável quinteto: Ja Morant, Marcus Smart, Desmond Bane, Jaren Jackson Jr. e Zach Edey

Franchise player: Ja Morant

Sexto homem: Vince Williams Jr.

Head coach: Taylor Jenkins (sexta temporada no comando)

Briga por: Vaga no Play-in

instagram