Ala finlandês esteve envolvido em especulações de trocas, mas assinou extensão milionária para permanecer em Utah
Engajado em um processo de reconstrução há duas temporadas, o Utah Jazz encontrou em Lauri Markkanen um verdadeiro líder. Em agosto, o finlandês assinou uma extensão contratual de cinco anos e US$ 238 milhões. Enquanto segue se consolidando como referência técnica de um elenco jovem, ele afirmou que permanecer na franquia sempre foi sua primeira escolha.
“Eu sou uma pessoa que gosta de atividades ao ar livre, e eu amo estar aqui. Tudo é perto e minha família também ama estar aqui. Eu sei o que as pessoas falam ao redor da NBA, que não tem nada para fazer. Mas eu poderia passar todo o verão aqui, se fosse preciso, e não teria problema com isso”, disse o jogador no media day.
Durante a offseason, Markkanen fez parte de diversos rumores de trocas. O mais forte envolveu o Golden State Warriors, que iniciou uma negociação com Utah, mas não quis envolver seus jovens jogadores, em especial o armador Brandin Podziemski.
Por conta da data de assinatura do novo vínculo, o ala não poderá mudar de time na temporada 2024-25. A certeza de que permanecerá na equipe é quase inédita em sua carreira. Ele chegou na liga em 2017, e já foi trocado duas vezes.
Na segunda, chegou ao Jazz, envolvido na negociação que levou Donovan Mitchell ao Cleveland Cavaliers. Em duas temporadas pela equipe, tem médias de 24,5 pontos e 8,4 rebotes, além de 49% de aproveitamento nos arremessos.
O desempenho rendeu a Lauri Markkanen sua primeira seleção para o All-Star Game, em 2022-23, quando também recebeu o prêmio de jogador que mais evoluiu. Will Hardy, treinador do Jazz, que também renovou o contrato recentemente, aproveitou o assunto para elogiar o finlandês.
“Ele é um jogador de nível All-Star. Ele vai ser um líder incrível para o nosso time. Um ponto focal do nosso time”, acrescentou Hardy.
Mesmo com apenas 27 anos, é um dos atletas mais experientes do elenco. Utah, que tem três segundanistas (Keyonte George, Taylor Hendricks e Brice Sensabaugh), selecionou ainda mais três novatos no Draft de 2024 (Cody Williams, Isaiah Collier e Kyle Filipowski).