Arremessadores do Atlanta Braves e Detroit Tigers venceram a premiação pela primeira vez em suas carreiras
A temporada de prêmios da MLB continua e nesta quarta-feira (20) anunciaram os vencedores do prêmio Cy Young do ano de 2024. Na Liga Nacional (NL) o vencedor foi Chris Sale que se reinventou no Atlanta Braves após uma sequência de temporadas ruins somado a lesões. Enquanto isso, na Liga Americana (AL) quem venceu foi Tarik Skubal do Detroit Tigers que fez a melhor temporada de sua carreira.
Sale bateu Zack Wheeler do Philadelphia Phillies e o calouro do ano Paul Skenes para conquistar seu primeiro Cy Young. Na AL Skubal venceu Seth Lugo do Kansas City Royals e Emmanuel Clase – o primeiro reliever a ser indicado nos últimos 16 anos.
Apesar desta ser a primeira vitória na premiação para o ex-jogador de Chicago White Sox e Boston Red Sox, ele figurou no top-6 em todos os anos entre 2012 e 2018. Ele arremessou mais de 102 entradas pela primeira vez desde 2019 e terminou a temporada com um ERA de 2,38 – melhor marca da MLB no ano – e 225 strikeouts.
Ele foi peça chave para um Atlanta Braves que sofreu com a ausência de Spencer Strider, que teve de passar pela cirurgia Tommy John. Com o prêmio, o arremessador continua aumentando suas credenciais para o Hall da Fama, quando eventualmente se aposentar.
Enquanto Sale está na fase final de carreira, Skubal conseguiu seu primeiro Cy Young aos 28 anos. Apesar de ter demonstrado potencial anteriormente, ainda não tinha conseguido fazer uma temporada consistente na MLB, seja por performance ou por lesões.
Isso mudou em 2024 quando teve um ERA de 2,39 – melhor marca da AL – liderando a MLB em strikeouts com 228 e terminando a temporada com 18 vitórias e quatro derrotas. Ele cedeu duas corridas ou menos em 24 dos 31 jogos que começou.
Sale é o primeiro jogador dos Braves a vencer o prêmio desde Tom Glavine em 1998 enquanto Skubal é o primeiro arremessador de Detroit desde Max Scherzer em 2013.