NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
WNBA
19 de outubro de 2023 - 08h10

Aces vencem Liberty e são bicampeões da WNBA

Com A'ja Wilson MVP das finais, Aces vencem Liberty por um ponto e levam bicampeonato seguido da WNBA

A'ja Wilson conduz título dos AcesNesta quarta-feira (18), o Las Vegas Aces fez história e se tornou bicampeão da WNBA ao derrotar o New York Liberty por 70 a 69 no jogo 4 da série final da WNBA, em pleno Barclays Center. Esta foi a primeira vez desde 2002 (Los Angeles Sparks) que um time conseguiu dois títulos seguidos na história da liga.

Com 24 pontos e 16 rebotes, a ala-pivô A’ja Wilson foi eleita a MVP das finais pela primeira vez na carreira. “É difícil voltar às finais e vencer de novo”, disse Wilson depois da partida.

Os Aces não contaram com as titulares Chelsea Gray e Kiah Stokes, ambas com lesões no pé, mas tiveram em Wilson e Jackie Young, que terminou com 16 pontos e sete assistências, seu porto seguro. Alysha Clark, eleita a sexta jogadora do ano, e Cayla George começaram no lugar das lesionadas e fizeram bonito, terminando com dez e 11 pontos, respectivamente.

Pelo Liberty, destaque para os 19 pontos, sete rebotes e seis assistências de Courtney Vandersloot e os 15 pontos de Betnijah Laney. O restante quase não apareceu no jogo. MVP da temporada, Breanna Stewart teve dez pontos e 14 rebotes, mas em 3/17 arremessos de quadra, enquanto Sabrina Ionescu, apesar de ter arremessos decisivos, contribuiu com somente 13 pontos.

O jogo

Todas as partidas entre as duas equipes, tanto na temporada regular, quanto na própria série final, foram verdadeiros atropelos do time vencedor, mas não dessa vez. Jogando em casa e agressivo no ataque e na defesa, o Liberty até indicou que poderia ser assim novamente depois de fazer 23 a 13 no primeiro quarto, mas os Aces deram a volta por cima no decorrer da partida.

Equilibrando as ações no segundo período, as visitantes chegaram a cortar a diferença para um ponto a pouco mais de dois minutos para o intervalo (30 a 31), mas as donas da casa emplacaram uma sequência de 8 a 0 para fechar a parcial e partir para o intervalo com 39 a 30 nos placar.

O Liberty conseguiu manter a diferença entre 11 e 12 pontos nos primeiro três minutos do terceiro quarto, mas depois não conseguiu segurar os Aces. As visitantes fizeram 21 a 7 dali pra frente e viraram a partida no minuto final da parcial para irem para o quarto final à frente no placar (53 a 51).

No quarto período, a tensão tomou conta da partida. A tal ponto que Ionescu teve que vomitar durante um tempo, logo após acertar uma bola de três que deixou o Liberty dois pontos atrás a 6:36 para o fim (60 a 58). Até os dois minutos finais, a partida ficou em uma posse de diferença, quando Young fez dois lances livres e Wilson acertou um arremesso de dois para por 70 a 64 no placar a 1:27 para o fim.

Depois de um tempo, Vandersloot acertou uma bola de três rápida e roubou a bola de Kelsey Plum na sequência para Ionescu deixar o placar em um ponto (70 a 69) a 0:41 para o fim. Depois de um toco de Jonquel Jones em Wilson, o time de Nova York teve a última bola da partida, mas ela acabou como um air ball de Vandersloot naquela que seria a bola da vitória.

(Foto: Reprodução Twitter / Las Vegas Aces)

instagram