Com 27 pontos de Stewart, Liberty sobrevive à prorrogação e varre Mystics para avançar à semifinal dos playoffs da WNBA
Novamente no Barclays Center para o jogo 2 da série de primeira rodada dos playoffs da WNBA, o New York Liberty precisou de uma prorrogação para superar o Washington Mystics por 90 a 85, nesta terça-feira (19), fazer 2 a 0 na série e avançar para as semifinais, algo que não ocorria para a franquia desde 2015.
O Liberty agora espera o vencedor de Connecticut Sun e Minnesota Lynx, que jogam o decisivo jogo 3 nesta quarta-feira (20), no Target Center, em Minneapolis. A série semifinal começa no domingo (24), novamente no Barclays Center, independente do adversário.
Pelo lado do Liberty, Breanna Stewart atuou por mais de 44 minutos e anotou 27 pontos e nove rebotes, mesmo que em noite de baixo aproveitamento (9/25 arremessos de quadra). Com partida mais consistente, a ala Jonquel Jones teve 19 pontos e 14 rebotes, mesman pontuação de Betnijah Laney. Para prestigiar o Liberty, Carmelo Anthony, Sue Bird, Mikal Bridges e o rapper Fat Joe estavam na plateia.
Pelos Mystics, a armador Natasha Cloud teve o jogo da vida ao anotar 33 pontos (além de nove assistências), maior marca da carreira. Atrás delas, Brittney Sykes teve um double-double de 14 pontos e 12 rebotes, e Ariel Atkins registrou 13 pontos.
O jogo
Diferente do primeiro jogo, em que o Liberty conseguiu controlar bem o placar, principalmente no segundo tempo, o jogo 2 apresentou equilíbrio desde o início. Nenhuma das equipes conseguiu abrir uma diferença superior a duas posses no primeiro período e o placar terminou em 21 a 18 para o Liberty ao fim da parcial. Com diversos em sequência, as equipes não pontuaram nos últimos 1:43 da parcial.
Novamente com as ações equilibradas, os Mystics conseguiram manter o placar dentro de duas posses na maior parte do tempo no segundo período, menos na reta final. No último minuto do primeiro tempo, New York conseguiu uma sequência de 6 a 0 e fechou o primeiro tempo com 11 de frente (46 a 35).
Contra a parede na série, Washington conseguiu uma recuperação no terceiro período. Liderada pelos oito pontos de Cloud na parcial, a equipe conseguiu, gradualmente cortar a diferença, sem grandes corridas, e encostar no placar na ida para os últimos dez minutos (59 a 56).
Logo em sua primeira posse do último período, Sykes acertou uma bolas de três e deixou tudo igual no placar (59 a 59). Daí em diante, o jogo voltou ao equilíbrio, com os times trocando de liderança em diversos momentos. No último minuto, dois lances livres de Cloud colocaram dois pontos de vantagem para Washington (74 a 76 a 0:27), mas dois lances livres, na sequência de Jones, depois de dois errados de Sabrina Ionescu, decretaram o empate.
Na prorrogação, jogo posse a posse novamente, até o último minuto. Atkins deixou Washington um ponto atrás (86 a 85) a 0:38 para o fim, mas um desperdício de Sykes a 0:14 e a falta na sequência colocaram tudo a perder para as visitantes, que Stewart bater quatro lances livres na reta final e dar números finais ao jogo.
(Foto: Reprodução Twitter / New York Liberty)