NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
The Playoffs Brasil
31 de outubro de 2023 - 19h10

Brasil estreia com o pé direito no basquete masculino e vence México no Pan

Equipe brasileira não tomou conhecimento do adversário, ganhando por 20 pontos de diferença

Brasil x México

Brasil e México se enfrentaram nesta terça-feira (31), no Poliesportivo de Santiago, Chile. O confronto marcou a estreia das duas equipes no basquete masculino nos Jogos Pan-Americanos Santiago de 2023. A seleção brasileira não deu espaço para os mexicanos e ganhou com muita autoridade, anotando 74 a 54 no placar.

Gabriel Jaú foi o cestinha do duelo pelo Brasil, anotando 14 pontos com um aproveitamento de 67% nos arremessos de quadra. Além de Jaú, Gui Deodato, Márcio dos Santos, Didi Louzada e Lucas Dias tiveram pontuações de dois dígitos, sendo 13,13,11 e 11, respectivamente.

Por outro lado, o México encontrou muitas dificuldades para pontuar e nenhum atleta conseguiu marcar mais de nove pontos. Desse modo, Victor Valdes e Fabian Jaimes foram os cestinhas pela seleção mexicana com nove tentos cada.

Agora, a seleção brasileira irá enfrentar o Chile amanhã (1), às 20h (horário de Brasília). Já os mexicanos jogarão contra Porto Rico, às 17h30.

O JOGO

A partida iniciou com muita movimentação e boas jogadas de ataque. No início, o México chegou a abrir uma vantagem de quatro pontos no placar. Contudo, aos poucos as bolas de três do Brasil começaram a cair, possibilitando que a equipe tomasse a frente no placar. Enquanto os mexicanos tinham um aproveitamento de 17% no perímetro, os brasileiros asseguraram 42%. Como de costume, Lucas Dias foi o principal destaque no lado canarinho, marcando oito pontos e pegando quatro rebotes. Já pelo adversário, Fabian Jaimes anotou cinco tentos. Desse modo, o Brasil venceu o primeiro quarto pelo placar de 19 a 10.

No segundo período, o time mexicano até tentou esboçar uma reação, diminuindo a diferença para quatro pontos nos dois primeiros minutos. No entanto, os brasileiros se mostraram muito ligados no confronto, não dando espaço para os rivais se aproximarem mais do que isso e aumentando a vantagem novamente. No final da primeira parte, os destaques do duelo ficaram por conta de Dias e Márcio, ambos com 11 pontos. Por outro lado, Jaimes continuava sendo o melhor nome dos mexicanos com sete tentos. No fim, o jogo foi para o intervalo marcando 42 a 23 para o Brasil.

A segunda metade começou com as duas equipes trabalhando muito bem defensivamente e apresentando dificuldades para pontuar. Dessa forma, os brasileiros conseguiram manter a larga vantagem, abrindo mais pontos de diferença no fim do período. Curiosamente, no fim do quarto, quatro jogadores brasileiros anotavam uma pontuação de dois dígitos (Lucas Dias, Márcio, Gui Deodato e Gabriel Jaú). Assim, a partida foi para a sua última parte com o Brasil ganhando por 60 a 36.

No último período do confronto, o México continuava com um baixo aproveitamento no ataque, permitindo que o Brasil diminuísse o ritmo. A seleção brasileira apenas administrou o restante do jogo, impedindo que os mexicanos tirassem a larga vantagem. No final, o Brasil venceu o México por 74 a 54.

(Foto: Natan Pires/Tailgate Zone)

instagram