Em show do coletivo brasileiro, seleção fecha janela de jogos em Belém com 100% de aproveitamento
A seleção brasileira encerrou seu calendário de 2024 com chave de ouro. Neste domingo (24), o Brasil superou o Panamá por 93 a 67 em partida disputada no ginásio Mangueirinho, em Belém, no Pará, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa América de basquete 2025. Com o triunfo, o Brasil fecha a janela de jogos com 100% de aproveitamento e garante sua vaga no torneio continental do ano que vem.
O resultado positivo veio com uma atuação brilhante do coletivo brasileiro. Mãozinha Pereira iniciou no banco de reservas, mas foi o principal nome na partida com 18 pontos com 7/7 cestas convertidas, 13 rebotes, dois roubos de bola e um toco.
Georginho de Paula foi o destaque entre os titulares com 16 pontos em 3/6 nas bolas triplas, seis assistências e dois roubos de bola. O pivô Márcio Santos adicionou 13 pontos e cinco rebotes, enquanto Bruno Cabloco fechou com oito pontos e sete rebotes.
Pelo Panamá, Ricardo Lindo terminou a noite como o melhor marcador após registrar 24 pontos e seis rebotes. Trevor Gaskins, com dez pontos, e Iverson Molinar, com oito pontos, fecharam os destaques ofensivos da equipe visitante.
O Brasil lidera o grupo B das qualificatórias para a Copa América de basquete com quatro triunfos em quatro jogos disputados. Com vaga já garantida, a seleção só volta a jogar em fevereiro de 2025, quando fecha sua participação no torneio eliminatório em duelos contra o Uruguai e Panamá fora de casa.
O Brasil não demorou para se impor e abrir uma boa vantagem na partida. Após um início travado por diversas faltas e erros, a equipe da casa engatou uma sequência de dez pontos sem resposta para abrir 16 a 8. A equipe manteve o bom ritmo mesmo após a entrada da segunda unidade, fechando o primeiro período vencendo por 26 a 16.
A situação só melhorou no segundo quarto. Mãozinha deu show e liderou o caminho com oito pontos nos primeiros cinco minutos, elevando a vantagem brasileira para 37 a 20. Georginho e Bruno Caboclo fecharam o quarto bem, subindo ainda mais a diferença para 49 a 28.
O Brasil chegou a abrir 30 pontos no começo do terceiro período, mas uma sequência de arremessos desperdiçados e turnovers abriu espaço para que o Panamá desse o troco. A equipe visitante aproveitou um apagão na defesa brasileira pra punir com bolas de três e diminuir a diferença para 14 pontos novamente (60 a 46).
Na reta final do terceiro quarto, Kevin Crescenzi e Mãozinha retomaram o bom momento para a seleção brasileira, se recuperando com nove pontos sem resposta para fechar a etapa com placar favorável de 73 a 47.
O Panamá buscou uma remontada no último período, mas não conseguiu impor seu jogo contra a seleção canarinho. Depois de recolocar 28 pontos de vantagem (80 a 52), os mandantes apenas controlaram o ritmo para fechar a etapa em um empate por 20 a 20 que garantiu a vitória por 93 a 67.