Esportes
Mundial de Clubes da FIFA 2025
Palpites
Casas de Apostas
Guias

Brasileirão de Futebol Americano tem tabela de jogos divulgada pela CBFA

Lucas dos Anjos

Além dos confrontos, Confederação Brasileira de Futebol Americano também apresenta como será a fórmula de disputa do nacional

Brasileirão de Futebol Americano CBFAA tabela de jogos e a fórmula de disputa do mais novo Brasileirão de Futebol Americano foi finalmente divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano.

A CBFA, que organizará a partir deste ano a disputa nacional, já dividiu todos os times, divisões, confrontos, além de quem enfrentará quem na D1, divisão principal do torneio.

Para este primeiro ano de disputa, a Confederação optou por separar as equipes em duas divisões, sendo que a D1 contará com 21 equipes, enquanto a D2 terá 20 times no total, mas sem a tabela divulgada ainda. Fora isso, o Brasileirão de Futebol Americano ainda contará com a disputa feminina, com três equipes. Todos os times terão chances de lutar pelo título nacional, conforme a fórmula para as divisões de disputa abaixo.

E a CBFA já divulgou a tabela de jogos da D1 em suas redes sociais. De forma inédita, a região norte será palco do kickoff de uma competição nacional da modalidade com o duelo entre Manaus FA e Porto Velho Miners. O jogo será realizado no dia 7 de maio, em Manaus.

Agora confira como será o Brasileirão de Futebol Americano!

Fórmula da D1

A primeira divisão do Brasileirão de FA é composta por equipes tradicionais e algumas emergentes do futebol americano no país. As 21 equipes foram divididas em quatro grupos, sendo que um terá uma fórmula diferente:Grupo A – Corinthians Steamrollers (SP), Cruzeiro FA (MG), Flamengo Imperadores (RJ), Galo FA (MG) e Tritões FA (ES);Grupo B – Brown Spiders (PR), Coritiba Crocodiles (PR), Guarulhos Rhynos (SP), Paraná HP (PR), Santos Tsunami (SP) e Spartans Football (SP);Grupo C – Campo Grande Predadores (MS), Gama Leões de Judá (DF), Goiânia Rednecks (GO), Moura Lacerda Dragons (SP), Rio Preto Weilers (SP) e Rondonópolis Hawks (MT);Grupo N – Lobos FA (AM), Manaus Cavaliers (AM), Manaus FA (AM) e Porto Velho Miners (RO)

Cada equipe realizará quatro jogos na fase de grupos (dois em casa e dois fora), com a exceção do Grupo N – que fica no norte do país -, no qual a disputa será dentro do quadrangular por conta da distância. A partir disso, avançam para os playoffs o time de melhor campanha no Grupo N, e os oito melhores entre as equipes dos outros três grupos.

Fórmula da D2

Com 20 times, a D2 está divida em quatro grupos com base nas distâncias entre elas. Cada equipe realizará três partidas durante a fase de grupos, independente da quantidade de times dentro de seu grupo.No caso dos dois grupos com seis times (Grupos A e C), cada time vai jogar com três adversários de sua chave, mas sem duelar contra os outros dois. A partir disso, avançam para os playoffs da competição as quatro melhores campanhas, independente do grupo da divisão.

Grupo A – Curitiba Lions (PR), Palmeiras Locomotives (SP), Guardians Saints (SP), Mooca Destroyers (SP), Criciúma Iron Tigers (SC), Carlos Barbosa Ximangos (RS);

Grupo B – Sorocaba Vipers (SP), São Paulo Storm (SP), Campo Grande Cowboys (MS), Londrina Blistlebacks (PR);

Grupo C – Golden Lions (MG), Nova Serrana Forgeds (MG), Tigres Futebol Americano (MG), Pouso Alegre Univás Gladiadores (MG), Brasília Wizards (DF), Goiânia Saints (GO);

Grupo D – Blaze Futebol Americano (RJ), Juiz de Fora Imperadores (MG), Captains Futebol Americano (RJ), Mesquita Titans (RJ).O time campeão da D2 terá o direito de disputar os playoffs da divisão principal. Dessa forma, todas as 41 equipes terão chances de disputar o principal título brasileiro desta temporada do FABR, no Brasil Bowl XI – como se chamará a final do brasileiro de FA da confederação.

Como serão os playoffs?

Após a fase de grupos, dez equipes terão a chance de lutar pelo Brasil Bowl XI e conquistar o título nacional. Enquanto as cinco primeiras equipes da D1 e o time de melhor campanha do Grupo N avançam para as quartas de final, as equipes que terminarem entre o seed 6 e 8, mais o campeão da D2 disputarão a fase de wild card. Confira abaixo o caminho para chegar ao Brasil Bowl XI, que ainda não tem uma data definida:

Brasileirão de Futebol Americano CBFA D2(Fotos: Divulgação/CBFA)

nfl nfl

Jornalista paulistano que já jogou futebol americano e pratica basquete nas horas vagas. Fanático por esportes desde que se conhece por gente, aprendeu sobre o ufanismo das grandes ligas pelo videogame, se apaixonando loucamente pela NFL, NCAA, NBA e MLB. Torcedor fanático do New York Giants, Ohio State Buckeyes, Cleveland Cavaliers e New York Yankees. Escolha de 1ª rodada do Draft de Redatores de NFL do The Playoffs de 2017.

Read more