Com segundo período dominante, Brasil bate Colômbia nas quartas de final e fica entre as quatro melhores da competição
A seleção brasileira encarou a Colômbia nesta sexta-feira (21), pelas quartas de final da AmeriCup sub-18 feminina, em Bucaramanga, na Colômbia, e contou com um grande segundo período para dominar a partida e vencer por 73 a 55. Com a vitória e a classificação para as semifinais, o Brasil se garantiu no Mundial sub-19 de 2025 junto com as outras três seleções classificadas.
Segundas colocadas do Grupo B, com uma derrota para os Estados Unidos e vitórias sobre Porto Rico e México, brasileiras encaram agora o Canadá, primeiro lugar do Grupo A na fase de classificação, neste sábado (22).
A ala Ayla McDowell, da CyFair Elite, nos EUA, filha de mãe brasileira e pai norte-americano, foi mais uma vez o destaque brasileiro, com 16 pontos e oito rebotes. Igualmente eficiente, a pivô Sther Ubaka atuou por pouco mais de 14 minutos, mas registrou 11 pontos e dez rebotes. A ala-pivô Alexia Araujo foi outra grande presença dentro do garrafão, contribuindo com 12 pontos e oito rebotes.
Do lado colombiano, somente três jogadores tiveram mais do que cinco pontos. A ala-armadora Marta Moscarella terminou como cestinha do jogo, com 19 pontos, além de 11 rebotes, enquanto a armadora Maria Perez e a ala-pivô Meredith Venner tiveram 11 pontos cada. As colombianas jogam agora os jogos classificatórios de quinto a oitavo, encarando primeiro o México neste sábado.
O Brasil abriu o placar com Ayla, mas tomou uma sequência de 9 a 0, antes de novamente voltar aos eixos e competir. A equipe chegou a virar o jogo no fim do primeiro período (18 a 17), mas saiu derrotada por 21 a 19. O segundo quarto foi quando as brasileiras conseguiram impor seu jogo superior. Elas abriram com 14 a 2 (33 a 23) e fecharam com 6 a 0 para levarem a diferença para 14 no intervalo (43 a 29).
Com a diferença em dígitos duplos, mesmo fora de casa, as brasileiras controlaram o placar no terceiro quarto e não deixaram as colombianas baixarem para além de 13 pontos (53 a 40 a 2:03 para o fim da parcial), fechando o período em 58 a 43. O quarto derradeiro foi mais tranquilo, com a diferença batendo 23 pontos (67 a 44) nos últimos cinco minutos e terminando em 18.
(Foto: Reprodução site / FIBA)
Admirador do esporte competitivo e levado a sério, é apaixonado por basquete em todos os níveis. Desse modo, não teve como não acompanhar a NBA desde cedo, liga em que é torcedor discreto dos Trail Blazers, desde a recente época de Brandon Roy. Possui interesse na história do esporte e é um fanático por Michael Jordan.
Read more