Em atuação dominante, seleção feminina estreou com vitória sobre as rivais por 71 a 50
A Seleção Brasileira feminina começou a AmericupW com tudo, vencendo a Argentina por 71 a 50, em Santiago, no Chile. Em duelo dominante pela parte do Brasil desde o começo, o time fechou o primeiro quarto com 22 a 4. Damiris Dantas foi a cestinha do jogo com 24 pontos.
”Primeiro de tudo, o mais importante é sempre a vitória. Quero parabenizar as atletas pela entrega e pela dedicação por todo o jogo. Elas mantiveram isso e no momento mais difícil do jogo, souberam lidar e abrir o placar de novo”, citou a técnica Pokey Chatman.
Damiris – 24 pontos e sete rebotes
Vitória – 13 pontos e seis rebotes
Alana – dez pontos e cinco rebotes
Kamilla – oito pontos e 11 rebotes
Neste novo formato, pela primeira vez a FIBA destinará apenas ao campeão desta edição da AmericupW a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, em julho, na Alemanha. O torneio também classifica do segundo ao sexto para o Pré-Mundial, em fevereiro de 2026, última chance de conquistar um lugar na principal competição feminina, que terá 16 Seleções.
”Feliz pela Vitória e pelo começo bom. É sempre uma felicidade muito grande jogar por essa camisa. É o que eu sempre sonhei. Feliz também por que conseguimos colocar na quadra tudo que nos foi passado pela comissão técnica”, disse Damiris Dantas.
Além da Argentina, completam o grupo do Brasil o próprio Canadá, El Salvador e República Dominicana. O próximo duelo será nesta segunda (30), às 15h10, contra o Canadá, ao vivo na ESPN 2.
Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos no Parque Estádio Nacional, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6. O grupo B tem Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile.
30/6 – 15h10 – Brasil x Canadá
1/7 – 12h40 – Brasil x República Dominicana
2/7 – 12h40 – Brasil x El Salvador
Com informações de: Assessoria de Imprensa / CBB