Com Gui Santos de volta, Brasil compete, mas perde no fim para Sérvia antes da estreia na Copa do Mundo
O Brasil encarou a Sérvia nesta segunda-feira (21), no último amistoso de preparação para a Copa do Mundo de Basquete, em Shenzhen, na China, e acabou derrotado por 89 a 85. A seleção brasileira agora parte para Jakarta, na Indonésia, na terça (22), onde estreia no sábado (26), às 6h45 (horário de Brasília), contra o Irã.
Do lado brasileiro, destaques para o ala-pivô Bruno Caboclo, com 16 e oito rebotes e para o ala-armador Vitor Benite, com 17 pontos. Atrás deles, Raulzinho terminou com 11 pontos e sete assistências e o armador Yago Mateus foi a 10 pontos e quatro assistências.
A equipe comandada por Gustavo de Conti iniciou com Yago, Benite, Léo Meindl, Tim Soares e Caboclo. A grande novidade da equipe foram os minutos do ala Gui Santos e mais tempo de quadra para Gabriel Jaú, Raulzinho e Felipe dos Anjos. A seleção conta com 13 jogadores no elenco e precisa fazer um último corte para fechar o elenco em 12 para a Copa, o que deve sair ainda nesta segunda, segundo informação da CBB após a partida.
Após o jogo, Gustavinho comentou o saldo dos jogos preparatórios. “Mais do que os rivais duríssimos, a maneira como jogamos é muito positiva. Pudemos fazer todos os testes, analisar o grupo, e temos um saldo muito positivo dessa preparação. Vamos fortes para o Mundial, sabendo o tamanho do desafio, dos rivais, mas com muita confiança base grupo que já mostrou o que pode entregar”, disse o técnico.
O Brasil fechou a etapa de amistosos preparatórios com três vitórias, contra Sudão do Sul, Austrália e Venezuela, e duas derrotas, contra Itália e Sérvia.
O jogo
Iniciando com um novo quinteto, a equipe brasileira teve dificuldades defensivas durante a primeira metade e ficou atrás do placar pela maior parte do tempo, terminando o primeiro com um ponto de desvantagem (21 a 20) e indo para o intervalo sete atrás (45 a 38). O terceiro período seguiu a mesma tônica e o Brasil seguiu para os últimos dez minutos ainda cinco pontos atrás (64 a 59).
Logo no primeiro minuto do último período, com bola de três de Yago o Brasil virou a partida (64 a 65) e o jogo teve algumas trocas de liderança até a reta final. Com 82 a 82 no último minuto, os sérvios acertaram uma bola de três (85 a 82) e a equipe brasileira desperdiçou uma bola controversa com Raulzinho na sequência. Yago ainda acertou uma bola de três, trazendo o placar para uma posse (86 a 85), mas não conseguiu virar.
Fim dos testes! Jogo próximo e decidido na última posse a favor da Sérvia: 89 a 85!
Vamos para a Copa do Mundo, agora 💪🏻
Estatísticas
Benite – 17pts e 2reb
Caboclo – 16pts e 8reb
Raul – 11pts e 7ast
Tim Soares – 10pts
Yago – 10pts e 4ast
Jaú – 8pts e 3reb#WinForBrazil pic.twitter.com/7Zb6gBGj4v— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) August 21, 2023