Esportes
Palpites
Casas de Apostas
Guias

Florida bate Houston de virada e se consagra campeão do March Madness 2025

Vinícius Ferreira

Gators revertem desvantagem de 12 pontos e conquistam seu terceiro título na NCAA com vitória dramática sobre os Cougars

O Florida Gators venceu o Houston Cougars por 65 a 63 na grande decisão do March Madness 2025, disputada no Alamodome, em San Antonio, na noite desta segunda-feira (7). A equipe do head coach Todd Golden precisou superar uma desvantagem de 12 pontos no segundo tempo para sacramentar o triunfo após um turnover bizarro de Emanuel Sharp nos momentos finais. A vitória garantiu o terceiro título da universidade na história do torneio da NCAA, sendo o primeiro desde o bicampeonato nas temporadas 2006 e 2007.

Leia também:

Apesar de uma atuação apagada durante o primeiro tempo, Walter Clayton Jr. teve participação importante durante a remontada nos 20 minutos finais e foi declarado o Jogador Mais Destacado (Most Outstanding Player) do campeonato depois de somar 11 pontos (3/10 de aproveitamento), sete assistências e cinco rebotes na decisão. No entanto, Will Richard foi a peça central da vitória dos Gators, somando 18 pontos (4/7 no perímetro), oito rebotes e dois roubos de bola na partida. Alex Condon realizou bom trabalho no garrafão com 12 pontos e sete rebotes.

A derrota mantém Houston como a universidade com mais participações em Final Fours sem um título, com sete. L.J. Cryer foi o cestinha da equipe na derrota com 19 pontos e seis rebotes, sendo o único jogador com dois dígitos de pontuação. Mylik Wilson completou nove pontos e dois rebotes, J’Wan Roberts e Emanuel Sharp adicionaram oito pontos cada.

Florida x Houston: o jogo

Primeiro tempo

A partida teve um início acirrada com as equipes permanecendo em igualdade no placar por um longo período de tempo. Apesar de cometer muitos erros e permitir um maior volume ofensivo de Houston na quadra de ataque, os Gators aproveitavam de uma defesa encaixada para não permitir que o adversário disparasse à frente.

Tudo mudou depois que uma ponte aérea dos Cougars em contra-ataque impulsionou uma sequência de 8 a 0 que deixou o jogo em 29 a 21.

Para a sorte de Florida, Will Richard estava em uma noite quente do perímetro e converteu arremessos importantes para manter a equipe viva. Com o bom aproveitamento do camisa 5, a universidade conseguiu chegar no intervalo perdendo por apenas três pontos (31 a 28).

Segundo tempo

Os Gators entraram desligados para o segundo tempo. Uma sequência de faltas da equipe possibilitou que Houston tomasse o seu maior controle na partida até então, estabelecendo uma corrida de 11 a 2 que deixou a partida em 42 a 30.

Porém, os Cougars voltaram a sofrer nas mãos da defesa de Florida e cometeram erros que permitiram uma reação adversária. Uma sequência de 8 a 0 colocou os Gators no jogo, perdendo por 45 a 42.

Walter Clayton Jr., que vinha apagado até então, surgiu das sombras com uma jogada de cesta e falta que empatou a partida minutos depois, deixando tudo em 48 a 48. A partir daí, o confronto tomou ares dramáticos e as equipes passaram a trocar lideranças até os momentos decisivos.

Com muitas faltas sendo marcadas, Florida conseguiu retomar a frente após Alijah Martin converter dois lances livres com 46 segundos para o fim. As posses seguintes foram marcadas por turnovers de Houston, a começar por um erro forçado pela defesa de Flórida em Emanuel Sharp.

A jogada defensiva deu uma vantagem de 65 a 63 para os Gators, mas os Cougars ainda tinham uma posse. Sharp ficou responsável pelo arremesso decisivo, mas mudou de ideia durante o ato do arremesso, soltando a bola e cometendo turnover bizarro que selou o destino da universidade texana no March Madness.

nba nba
nfl nfl

Jornalista. Começou a acompanhar NFL por influência paterna e expandiu seu amor aos outros esportes americanos. Torcedor do Los Angeles Lakers, Rams e Dodgers, além de santista roxo.

Leia mais
instagram

Inscreva-se na Newsletter
The Playoffs

Nossas melhores histórias, entregues diretamente no seu e-mail!

Ao se inscrever, você concorda com as nossas Políticas de Privacidade e de Cookies e concorda em receber comunicações de marketing. Você pode se desinscrever a qualquer momento.