Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

Os 9 melhores free agents ainda disponíveis na NBA

Lucca Hoelzle

Entrando na terceira semana da free agency, nomes consagrados da liga e outros veteranos ainda buscam novo destino

Chegamos à terceira semana da free agency da NBA e as principais movimentações e trocas de time já fazem parte do passado. No entanto, diversos nomes reconhecidos da liga seguem no mercado. 

Assim, veteranos capazes de se tornarem peças importantes das rotações das franquias ao redor da associação buscam uma nova oportunidade. Então, separamos os melhores jogadores ainda disponíveis na free agency. 

Vale destacar que, desta vez, listamos apenas aqueles que são agentes livres irrestritos, ou seja, que podem assinar com qualquer time a qualquer momento. Dessa forma, deixamos de fora nomes como Jonathan Kuminga, Josh Giddey, Quentin Grimes e Cam Thomas, que tiveram suas situações detalhadas na última lista.

Confira!

Al Horford

Não se deixe levar pela idade avançada de Al Horford. Com 39 anos recém-completados, o dominicano não é nenhum LeBron James, mas segue sendo uma peça de garrafão para lá de confiável. Seu desempenho recente no Boston Celtics, por sinal, o credencia como talvez o melhor atleta da posição de pivô ainda disponível no mercado.

As médias de nove pontos, 6,2 rebotes e 2,1 assistências conquistadas na última temporada são relativamente tímidas. Porém, não passam nem perto de ilustrar a contribuição do veterano em quadra. Excelente defensor, Horford segue se virando muito bem na proteção de aro e até mesmo no perímetro, contra jogadores mais ágeis e habilidosos. 

Ele segue despertando forte interesse do Golden State Warriors que, por sinal, tinham a expectativa de que o pivô assinasse um contrato na última semana. No entanto, a aposentadoria também segue sendo uma opção.

Russell Westbrook

Depois de anos tortuosos na Califórnia, defendendo as cores dos rivais Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, Russell Westbrook parecia ter encontrado uma nova casa no Colorado. Durante toda a temporada, o armador foi o grande nome do banco de reservas do Denver Nuggets, sendo parte importante do sucesso do time e formando uma boa parceria com Nikola Jokic. 

Já na reta final, no entanto, a situação começou a piorar. Primeiro, apareceu como um dos pivôs das demissões do treinador Michael Malone e do general manager Calvin Booth, que não concordava com a minutagem proporcionada ao veterano. Em seguida, o excelente desempenho na primeira rodada dos playoffs, justamente diante dos Clippers, ajudou a apagar as desconfianças. 

Essas mesmas desconfianças, entretanto, se multiplicaram na rodada seguinte, diante de outro ex-time de Westbrook, o Oklahoma City Thunder. O jogador voltou a sofrer com o aproveitamento nas bolas de três pontos, acertando míseros 21,9% ao longo dos sete jogos. Assim, acabou recusando a player option a que tinha direito ao fim da campanha e encerrou sua passagem. 

Apesar da reta final amarga, o MVP da liga em 2017 ainda pode ser um nome útil para times que buscam um armador vindo do banco. Além disso, seus últimos contratos vem sendo cada vez mais modestos financeiramente. O jogador interessa, entre outras equipes, ao Sacramento Kings.

Chris Paul

Ainda no campo dos armadores, saímos de um jovem e voltamos para um veterano de respeito. Chris Paul completou 40 anos no último mês de maio, mas parece não sentir os efeitos da idade, pelo menos no que diz respeito à disponibilidade. Na temporada 2024-25 da NBA, disputou todos os 82 jogos do San Antonio Spurs na temporada regular, feito alcançando por apenas 11 jogadores. Acima dos 30 anos, apenas o companheiro de time Harrison Barnes e o ala-armador Buddy Hield, dos Warriors, igualaram a proeza. 

Dentro das quatro linhas, Paul já não tem o mesmo impacto de outros tempos. Sua média de 8,8 pontos por partida foi a menor da carreira. No entanto, ainda conseguiu contribuir com 7,4 assistências, 3,4 rebotes e 1,3 roubo de bola, acertando 37,7% de seus arremessos de três em cerca de 28 minutos por confronto. O armador já confessou que essa será a sua última temporada, e tem como objetivo ser titular da equipe que assinar.

Agora com Bradley Beal acertado com o Los Angeles Clippers, não deve demorar para que Paul e Westbrook definam seus novos destinos.

Gary Payton II

Um dos jogadores mais voluntariosos da NBA ao longo dos últimos anos, Gary Payton II tem o perfil que se encaixa em qualquer elenco. Ótimo defensor de perímetro, acertou 40,7% de seus arremessos da zona morta na última temporada de Golden State. Além disso, deve estar disponível através de um contrato amigável. A única questão do armador costuma ser a física, visto que perdeu 58 jogos nas últimas duas campanhas combinadas.

Malcolm Brogdon

Por falar em problemas físicos, chegamos ao último dos armadores veteranos da lista. Malcolm Brogdon é um excelente passador, cria bons arremessos de três pontos para si e para os companheiros e é um verdadeiro general dentro de quadra. O grande problema? Ele só é capaz de fazer tudo isso quando está fisicamente apto. 

E, nas duas últimas temporadas, por Portland Trail Blazers e Washington Wizards, esteve longe de seus melhores dias no aspecto. Assim, disputou apenas 63 dos 164 compromissos possíveis. Apesar disso, é um armador cerebral com vasta experiência na NBA, perfil valorizado por praticamente todos os times da liga.

Chris Boucher

A jornada de Chris Boucher até a NBA foi difícil. Em seu último ano na NCAA, quando atuava por Oregon, acabou diagnosticado com uma lesão nos ligamentos do joelho. Então, acabou não sendo selecionado no Draft de 2017, mas conseguiu assinar um contrato two-way com o Golden State Warriors.

Oito anos depois, tem dois anéis de campeão da liga. Ainda que com pouca participação nas campanhas vencedoras dos Warriors e Toronto Raptors, se estabeleceu como um dos ótimos reservas da associação nas últimas temporadas.

Em 2024-25, registrou dez pontos (segunda maior marca da carreira) e 4,5 rebotes em cerca de 17 minutos por partida, acertando 36,3% no perímetro. 

Amir Coffey

Também sem muito glamour, Amir Coffey viveu uma temporada produtiva pelo Los Angeles Clippers. O ala se tornou uma peça importante da rotação de Ty Lue diante da ausência de Kawhi Leonard, que perdeu os primeiros 35 compromissos da equipe.

Assim, Coffey teve 9,7 pontos em pouco mais de 24 minutos de média, acertando um excelente percentual de 40,9% de seus arremessos triplos. O jogador de 27 anos pode ser uma opção barata para times que precisam de bons arremessadores e criadores de jogadas vindo do banco

Precious Achiuwa

Durante a última temporada, Precious Achiuwa pagou o preço de ser reserva em um time comandado por Tom Thibodeau. Ainda assim, teve média de 20,5 minutos por jogo diante das ausências de Mitchell Robinson, e viveu alguns bons momentos, como um jogo de 26 pontos diante do Atlanta Hawks em fevereiro. 

O nigeriano é um defensor confiável, atua bem como parceiro de pick’n roll e tem bom porte físico. Ainda deve melhorar seu arremesso de três pontos se quiser ter uma carreira mais longeva na NBA, mas tem apenas 25 anos, e tempo para evoluir no quesito.

Lonnie Walker IV

Sorrateiramente, Lonnie Walker IV traçou seu caminho de volta a NBA após uma passagem pelo Zalgiris Kaunas, da Lituânia. Em um Philadelphia 76ers devastado por lesões, disputou 20 partidas, marcando 12,4 pontos por partida, melhor marca de sua carreira, além de 3,2 rebotes.

O armador já não parece capaz de alcançar o nível que se esperava dele quando foi selecionado pelo San Antonio Spurs em 2018, mas segue sendo um pontuador eficiente para sair do banco.


nba nba
nfl nfl
mlb mlb
nhl nhl

Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL, MLB e NFL, onde é torcedor de Los Angeles Kings, New York Mets e New Orleans Saints.

Leia mais