Hawks venceram os Cavs pela Copa NBA, em jogo pelo Grupo C, e aguardam o resultado de Celtics e Bulls para saber seu destino
Após se enfrentarem há dois dias, o Atlanta Hawks (9-11) e o Cleveland Cavaliers (17-3) duelaram novamente na tarde desta sexta-feira (29), agora pela Copa NBA. E, assim como na partida anterior, os Hawks saíram com a vitória, agora dentro de casa e pelo placar de 117 a 101.
Com o resultado, a equipe de Atlanta depende de uma derrota do Chicago Bulls para se garantir nas quartas de final.
Para os mandantes, mais uma vez destaque para De’Andre Hunter, que foi o cestinha com 23 pontos e ainda pegou 5 rebotes. Além dele, Trae Young, com 21 pontos e 11 assistências, e Jalen Johnson, com 20 pontos, 9 rebotes e 7 assistências, foram peças importantes da vitória.
Já do outro lado, uma tarde para se esquecer. Os Cavaliers tiveram um aproveitamento de 40,9% nos arremessos de quadra, além de converter apenas 11 bolas de três pontos em 41 tentativas. Mesmo assim, destaque para a dupla de Darius Garland e Evan Mobley, que combinaram para 53 pontos. Ou seja, mais da metade da pontuação de Cleveland.
Assim como o duelo de quarta-feira, os Cavaliers começaram melhores na partida. Isso porque os Hawks chamavam a screen com Johnson, que era marcado por Mobley. Com isso, o ala-pivô dos Cavs defendia com maestria a ação do ataque. E, além disso, o garrafão ainda tinha muito tráfego com Clint Capela e Jarret Allen lá dentro.
Dessa forma, os Hawks cometeram vários turnovers e Cleveland capitalizou, abrindo 16 a 8.
Quando Mobley foi para o banco, a partida ficou equilibrada. Sem os turnovers, os Cavs não conseguiam sair em velocidade para o ataque e viram os Hawks encostarem no placar explorando a fraca defesa de Allen no perímetro.
Além disso, o banco de Atlanta entrou muito bem, principalmente com Hunter, que dominou Nieng no ataque e na defesa. No final do quarto, 29 a 27 Hawks.
Já o segundo quarto foi bem abaixo, quase esquecível. As equipes começaram frias na primeira metade. Inclusive, Donovan Mitchell tentava carregar o ataque, mas foram 10 arremessos errados antes de seu primeiro acerto. Para se ter ideia, dos primeiros 38 pontos dos visitantes, 28 vieram de Garland e Mobley. Mérito para a defesa sufocante no perímetro de Dyson Daniels e companhia.
Foi apenas quando Hunter voltou para a quadra que algo aconteceu e, finalmente, os Hawks abriram vantagem, 52 a 41.
Porém, Mitchell e Garland pegaram fogo na reta final, e Young forçou dois ataques consecutivos. Indo para o intervalo, vantagem de 52 a 50 pros Hawks.
Após o intervalo, domínio total dos Hawks por 12 minutos. A defesa de Atlanta sufocou um ataque perdido e pouco inspirado de Cleveland, que via Mitchell acertar apenas 2 de seus 17 arremessos.
E, da mesma maneira que aconteceu no primeiro quarto, quando os jogadores do banco entraram Cleveland não conseguiu nada no ataque e via Trae Young e Hunter dominarem.
Logo, os Hawks abriram 20 de vantagem e terminaram o quarto vencendo em 91 a 73.
E, por fim, o último quarto foi praticamente protocolar. Os Cavs não ameaçaram em nenhum momento e viram os Hawks administrarem a liderança. Placar final: 117 a 101 para Atlanta.
Na sequência, os Hawks enfrentam o Charlotte Hornets neste sábado (30), fora de casa. Já os Cavs buscam espantar a má fase contra o Boston Celtics, em casa, neste domingo (1).