Neste dia há 14 anos atrás, Rick Carlisle, técnico dos Pacers nas Finais da NBA, conquistou seu primeiro título, treinando os Mavs
Rick Carlisle pode ter assinado na quarta-feira (11) a maior vitória da história dos Pacers. Isso porque ele venceu o Jogo 3 das Finais da NBA. Agora, os Pacers lideram a série por 2 a 1. Além disso, o Jogo 4 acontecerá novamente em Indianápolis. Consequentemente, o técnico de 65 anos está em uma situação perfeita. Ele pode dar aos Pacers o primeiro título de sua história. Esse cenário é altamente provável, pois, historicamente, 80% das equipes que vencem o Jogo 3 de uma série de Playoffs acabam conquistando a vitória final.
12 de Junho de 2011, exatos 14 anos atrás, o Dallas Mavericks visitava o Miami Heat, no Jogo 6 das Finais daquela temporada!
— Mavs Brasil 🇧🇷 (@Mavs_Brasil) June 12, 2025
A vitória por 105-95 trouxe aos Mavericks o primeiro e unico titulo da franquia até hoje! #MFFL pic.twitter.com/YkNPsgmpCx
No entanto, enquanto os companheiros de Pascal Siakam e Haliburton ainda buscam sua primeira coroa, Rick Carlisle deseja exibir seu segundo anel de campeão. Anteriormente, ele começou sua carreira de treinador em Detroit e Dallas. O ex-armador do Boston Celtics já sentiu a emoção de um título da NBA no Texas. Essa vitória aconteceu há exatos 14 anos.
Carlisle comandava uma equipe feroz dos Mavs em 2011. Eles tiveram 57 vitórias e 25 derrotas, sendo a segunda melhor campanha do Oeste. Dirk Nowitzki liderava a equipe, acompanhado por um excelente coletivo. Oito jogadores faziam mais de oito pontos por jogo. Carlisle eliminou os Blazers de LaMarcus Aldridge no primeiro turno (4-2).
Em seguida, venceram os Lakers de Kobe Bryant por 4 a 0 nas semifinais da conferência. Sem piedade para a juventude do OKC e sua dupla Russell Westbrook-Kevin Durant (4-1) na final de conferência, os texanos chegaram às Finais da NBA pela segunda vez em cinco anos. Lá, enfrentariam uma equipe lendária: o Heat do trio Wade, James e Bosh!
Essa equipe possuía uma aura incomparável na época. Ela recebeu enorme atenção da mídia. Isso aconteceu depois da decisão de LeBron James de se juntar ao time como agente livre. Os apostadores consideravam essa equipe a favorita. Contudo, eles sofriam uma pressão terrível por resultados. Isso se devia às ambições declaradas pelo “King” e seus dois parceiros na apresentação ao público da Flórida.
Após um começo lento, os floridianos assumiram a vantagem logo no Jogo 1. Mas Dallas conquistou o Jogo 2 por uma pequena margem (95-93). Isso veio após uma sequência impressionante de 14-2, finalizada por uma penetração com a mão esquerda de Dirk Nowitzki. Miami reagiu no Jogo 3. No entanto, Dallas empatou a série na partida seguinte, em um final sufocante (86-83). Isso aconteceu apesar dos 32 pontos de Dwyane Wade para o lado da Flórida.
Com o ritmo favorável, os texanos venceram as duas partidas seguintes sem dificuldade (9,5 pontos de diferença). Eles aproveitaram a instabilidade de LeBron James (17,8 pontos por jogo, terceiro maior pontuador de Miami na final) para conquistar o primeiro título de sua história.
On this day in 2011, Dirk Nowitzki led the Mavericks to their first NBA Championship in franchise history 🏆
— Yahoo Sports (@YahooSports) June 12, 2025
(via @NBAHistory)pic.twitter.com/vbsckLe8RS
Essa vitória teve a marca de um Dirk Nowitzki. LeBron James e Dwyane Wade caçoaram dele de forma infantil por seus pequenos problemas de saúde após o Jogo 5. Determinado a não falhar novamente na última etapa, após o fracasso de 2006 (também contra o Heat), o alemão terminou logicamente como MVP das finais.
Rick Carlisle sem dúvida gostaria de reviver esse cenário nesta temporada. Esse sonho pode se concretizar para o ex-treinador dos Pistons se eles vencerem o Jogo 4 na sexta-feira. Essa partida será transmitida ao vivo pelo beIN SPORTS, a partir das 2h30 da manhã de sexta para sábado.