Notícias
NBA
NFL
Palpites
Casas de apostas
Guias
NBA NBA
Noticias Guia Podcast Video
NBA
Última atualização: 23/01/2023

Com grande atuação coletiva, Dallas Mavericks vence Miami Heat e afasta má fase

Desta vez, Luka Doncic contou com ajuda fundamental dos companheiros para quebrar sequência de três derrotas

Na medida em que se aproxima a data limite para trocas nesta temporada da NBA (9 de fevereiro), crescem os questionamentos sobre a ajuda que Luka Doncic recebe do elenco de apoio do Dallas Mavericks. Nesta sexta-feira (21), no entanto, os companheiros do esloveno não deram motivos para reclamações. Jogando em casa, os texanos venceram o Miami Heat por 115 a 90, com grande atuação coletiva.

Mesmo sem Christian Wood, os Mavericks contaram com dois fatores essenciais para a vitória: o aproveitamento do perímetro – incríveis 47,4% – e a melhora na defesa. Foram 18 bolas certeiras de três pontos em 38 tentativas. Já no lado defensivo, Dallas respondeu bem às críticas do técnico Jason Kidd depois da derrota para o Atlanta Hawks, demonstrando muita energia e um excelente trabalho na marcação individual.

Com a vitória, os donos da casa quebraram a sequência de três derrotas e respiram na quinta colocação da Conferência Oeste, somando 25 vitórias e 22 reveses. Já o Heat tem campanha idêntica a dos Mavs, mas ocupa a sexta colocação do Leste, empatado com o New York Knicks.

Doncic foi mais uma vez cestinha da partida. Superando sua média na temporada, o armador terminou com 34 pontos. Além disso, pegou 12 rebotes e distribuiu sete assistências. Spencer Dinwiddie (19), Josh Green (12) e Dorian Finney-Smith (dez) também conseguiram dois dígitos na pontuação. Outro destaque foi Reggie Bullock, que, vindo do banco, marcou 15 pontos, com 5-6 do perímetro.

Pelo lado de Miami, o melhor jogador ofensivo foi Victor Oladipo. Ainda tentando retomar sua antiga forma, o ala-armador saiu do banco para contribuir com 20 pontos. Bam Adebayo conseguiu um double double, com 18 pontos e 11 rebotes. Tyler Herro anotou mais 16 pontos. Discreto, Jimmy Butler teve apenas 12 tentos.

O JOGO

Os primeiros minutos de jogo não foram dos mais bonitos, com as duas equipes errando muito na definição de jogadas. Aos poucos, Doncic foi encontrando seu ritmo ofensivo, anotando cinco pontos seguidos. Do outro lado, Adebayo começou mal no ataque, errando arremessos de meia distância que normalmente são certeiros para o pivô.

A estratégia do Heat era clara: dobrar a marcação em Luka e deixar os companheiros resolverem. Contudo, os visitantes não contavam com o excelente aproveitamento adversário na bola de três. Bullock veio à quadra anotando dois arremessos do perímetro, enquanto Oladipo também causava prejuízo com seus floaters. Miami tentou trocar para defesa em zona, mas pouco adiantou. Depois de lindo arremesso de Doncic no estouro do cronômetro, a vantagem dos Mavs era de 31 a 19.

O Heat bateu um recorde negativo no primeiro quarto, arremessando apenas três bolas de fora, sem nenhum acerto. Foi a menor marca de um time nesta temporada. Já os texanos voltaram no mesmo ritmo, e logo abriram 17 pontos de frente, aproveitando as faltas cometidas pelos visitantes.

Mesmo nos momentos em que Luka estava descansando, o aproveitamento de Dallas continuava ótimo. Aos poucos, Miami também melhorou, especialmente com Oladipo. No entanto, sem Adebayo em quadra, a defesa dos mandantes encontrava mais facilidade. Com Doncic de volta ao jogo e pegando fogo no perímetro, os Mavericks foram ao intervalo liderando por 60 a 51.

Logo no início do terceiro quarto, o Heat teve sua melhor chance de voltar ao jogo. Dallas teve uma queda repentina de energia na defesa, mas a equipe da Flórida não conseguiu aproveitar. Pouco depois, com uma sequência de 9 a 0, os Mavs abriram 18 de vantagem, aproveitando os arremessos livres de três e a imprudência adversária na marcação.

Miami tentou mudar a estratégia, colocando um quinteto mais baixo em quadra. Também não funcionou. As idas do time texano à linha de lance livre continuaram, assim como os stepbacks fatais de Doncic. Ao fim do período, Dallas vencia por 92 a 67.

Doncic voltou para o último quarto, mesmo tendo jogado todo o período anterior. Nessa altura, Adebayo fazia estrago no garrafão dos Mavericks, mas a defesa de Miami não tinha respostas para o ataque dos donos da casa. Até nas posses em que Luka não tocava na bola, Dallas conseguia ser efetivo.

Uma sequência positiva do Heat baixou a desvantagem para 20 pontos, mas, com muitos erros no ataque, especialmente de Tyler Herro, e com a combinação  Josh Green e Dwight Powell garantindo energia aos Mavs, a liderança não foi ameaçada. Depois de uma ponte aérea plástica de Doncic e Green, os texanos confirmaram o triunfo e ambas as equipes mandaram os reservas à quadra.

PRÓXIMOS JOGOS

No domingo (22), ainda em casa, Dallas terá a chance de conquistar mais uma vitória diante de um rival recente, o Los Angeles Clippers. Também no domingo (22), o Heat volta para a Florida e recebe o New Orleans Pelicans, equipe que Miami já venceu na quarta-feira (18).

(Foto: Reprodução Twitter / Dallas Mavericks)

Notícia anterior Tommy La Stella assina contrato com Seattle Mariners Próxima notícia Avalanche goleia Canucks e chega à quarta vitória seguida
instagram