Equipe conta com quatro catchers no elenco
O Chicago White Sox e o catcher veterano Martin Maldonado assinaram um acordo de um ano por US$ 4 milhões, nesta terça-feira (26), segundo fontes da imprensa americana. O contrato também prevê uma opção de renovação de US$ 4 milhões para 2025. O jogador chega com experiência para liderar e ajudar o corpo de arremessadores e outros atletas do time.
Maldonado é um catcher que gosta de chamar os arremessos. Esta habilidade vai auxiliar a jovem equipe de pitchers dos White Sox. Ele, porém, não tem vaga garantida e vai disputar espaço com o também veterano Max Stassi, contratado no início de dezembro. Chicago agora tem quatro catchers no elenco. Além de Stassi, Korey Lee e Carlos Perez estão na lista de 40 jogadores do clube.
Desde 2011 na Major League Baseball, Maldonado esteve no Houston Astros nos últimos seis anos. Pelos Astros, ele foi um líder e conquistou a World Series, em 2022. Seu desempenho, no entanto, caiu em 2023, tanto no ataque quanto com a luva. Ele teve 15 home runs, 36 corridas impulsionadas e 19,1% de aproveitamento no bastão, em 116 partidas.
No quesito de enquadramento, quando o catcher chama um arremesso que da forma mais provável que ele seja considerado strike, Maldonado ficou em último na liga, com -17 e 41% de taxa de strikes. Mas, ele ainda tem um bom controle dos corredores em base, com 1,93 segundo de lançamento até a segunda base.
Ao longo dos treze anos de liga, Maldonado teve passagens por outras quatro franquias, Milwaukee Brewers, Los Angeles Angels, Kansas City Royals e Chicago Cubs. Em 2017, quando atuava pelos Angels, ele venceu o prêmio Gold Glove, como melhor catcher defensivo da MLB. Na carreira, ele tem um aproveitamento de 20,7%, 111 home runs e 361 corridas impulsionadas.
(Foto: Daniel Shirey/MLB Photos via Getty Images)