Wakefield lutava contra um câncer no cérebro e mantinha a doença em segredo
Tim Wakefield, famoso arremessador de Knuckleball do Boston Red Sox, morreu aos 57 anos, após anos lutando contra um câncer no cérebro. A franquia anunciou, neste domingo (1) o falecimento do ex-atleta em comunicado.
Wakefield foi um dos nomes marcantes da campanha vitoriosa dos Red Sox em 2004, que tirou a franquia de anos na fila da World Series.
A notícia da doença pegou todos desprevenidos, visto que o atleta mantinha bastante discrição sobre o tema. O assunto só se tornou público após Curt Schilling, companheiro de Red Sox, fazer uma declaração em um podcast, na semana passada. Os meias vermelhas confirmaram a informação, não entrando em detalhes, falando que o arremessador havia solicitado privacidade.
“Uma coisa é ser um atleta excepcional; outra é ser um ser humano extraordinário. Wakefield era as duas coisas”, disse Tow Werner, presidente dos Red Sox, em comunicado. “Eu sei que o mundo ficou melhor porque ele estava nele.”
https://x.com/RedSox/status/1708550648914903185?s=20
Draftado pelo Pittsburgh Pirates como primeira base, que estabeleceu recordes de home runs na faculdade, Wakefield se tornou arremessador após dominar a knuckeball nas minors leagues, arremesso que aprendeu ainda criança com seu pai.
Em sua carreira, Wakefield acumulou 200 vitórias no montinho, sendo 186 com os meias vermelhas, marca que o deixa atrás apenas de Cy Young e Roger Clemens, na história da franquia.
O ex-arremessador ganhou o prêmio Roberto Clemente pelo seu espírito esportivo e envolvimento comunitário em 2010, além de ser indicado outras sete vezes a premiação pelos Red Sox. Wakefield fazia parte da Jimmy Fund, instituição de caridade que combate o câncer infantil, além de ser presidente honorário da Red Sox Fundation.
Wakefield se tornou lenda nos Red Sox após conseguir nove eliminações nas entradas extras do jogo 5 da ALCS contra o New York Yankees, dando a oportunidade de David Ortiz vencer a partida na 14ª entrada. Jogo fundamental para a virada histórica que culminou na vitória da World Series de 2004, 86 anos depois do último título.
Se isso não fosse o suficiente, o arremessador voltou a vencer uma WS com a franquia de Boston em 2007.
Em 2009, com 11 vitórias e três derrotas, Wakefield participou do seu único All-Star Game da MLB da sua carreira, tornando-se o jogador mais velho já selecionado ao confronto das estrelas. Aos 45 anos conquistou sua 200ª vitória. Sua aposentadoria veio no Spring Training do ano seguinte, sete vitórias antes de quebrar o recorde de Clemens e Young.
Ao todo, o arremessador teve recorde de 200-180, 4,41 de ERA, 2.156 strikeouts nas 3.226 entradas e duas eliminações no montinho de 627 partidas, sendo 463 como titular.
Em 2016, Tim Wakefield foi incluído no Hall da Fama do Boston Red Sox.
Wakefield deixa sua esposa, Stacy, que também luta contra um câncer, e dois filhos.
(foto: divulgação Twitter Boston Red Sox)