Porto Rico abre 4 a 0 na primeira entrada, mas permite virada para 5 a 4; México enfrenta Japão por vaga na final
De virada, a seleção do México derrotou Porto Rico por 5 a 4, nesta sexta-feira (17), no LoanDepot Park, casa do Miami Marlins, e foi às semifinais do World Baseball Classic pela primeira vez na história. Os porto-riquenhos abriram 4 a 0 logo na primeira entrada, mas permitiram a reação mexicana durante a partida.
O México agora enfrentará a poderosa seleção do Japão. O jogo acontece na segunda-feira (20), novamente em Miami. A outra semifinal será no domingo (19), entre Cuba e o vencedor do duelo entre Estados Unidos e Venezuela, que jogam neste sábado (18).
O duelo de arremessadores foi de dificuldade para ambos os titulares. Do lado vencedor, Julio Urias (Dodgers) abriu os trabalhos, mas foi castigado com quatro corridas merecidas logo na primeira entrada. Mesmo assim, ele conseguiu se manter no jogo por quatro innings, sem sofrer mais pontos, finalizando sua atuação com cinco rebatidas (dois home runs), um walk e quatro strikeouts.
Porto Rico começou com Marcus Stroman (Cubs). Ele foi um pouco mais longe que Urias, deixando o montinho com 4.2 entradas arremessadas. No total, Stroman permitiu igualmente cinco rebatidas (1 HR) e um walk, mas sofreu só duas corridas merecidas e eliminou dois por strike.
No ataque, destaque para Isaac Paredes (Rays), que impulsionou 3 das 5 corridas mexicanas e anotou o único home run da equipe. Os porto-riquenhos tiveram duas bolas isoladas, uma por Javy Baez (Tigers) e outra por Eddie Rosario (Braves), ambas na primeira entrada.
(Foto: Megan Briggs/Getty Images)
O JOGO
Porto Rico começou a partida de maneira arrasadora, abrindo 4 a 0 no placar na primeira entrada. A primeira corrida foi via rebatida de sacrifício de Emmanuel Rivera, que levou Kike Hernandez ao home plate. Na sequência, Javier Baez despachou uma bola rápida de Julio Urias por sobre o muro do campo direito, com Nelson Velazquez em base, mais duas corridas no marcador. Fechando a blitz porto-riquenha, mais um home run, agora um solo de Eddie Rosario no campo central.
.@javy23baez with a first-inning blast for Team Puerto Rico! #WorldBaseballClassic pic.twitter.com/RGlntkFWyW
— World Baseball Classic (@WBCBaseball) March 17, 2023
O México escapou do sufoco e, a partir dali, foi trabalhando para construir a virada. A primeira corrida saiu na entrada seguinte, com HR solo de Isaac Paredes por cima do campo centro-esquerdo. Na quinta parcial, mais um pontinho mexicano, dessa vez com rebatida simples de Alex Verdugo que impulsionou Alek Thomas: 4 a 2. Naquele momento, as bases estavam lotadas com apenas um eliminado e Marcus Stroman deixou o campo. Mas Yacksel Rios veio do bullpen e conseguiu as duas eliminações para tirar Porto Rico do sufoco.
Por fim, a virada só se confirmou na sétima entrada. O México chegou a ter bases lotadas com ninguém eliminado. Perdeu dois rebatedores em sequência e parecia mais uma vez que ficariam no quase. Então, de novo ele, Paredes rebateu uma simples que impulsionou as corridas do empate com Austin Barnes e Randy Arozarena. No duelo seguinte, Luis Urias, também com uma single, confirmou a virada mexicana e levou Verdugo para o home plate.
.@LuisUrias03 gives Team Mexico the lead in the 7th! #WorldBaseballClassic pic.twitter.com/MCmvjvvewg
— World Baseball Classic (@WBCBaseball) March 18, 2023
Embora o placar de 5 a 4 tenha sido definitivo, o lance do jogo ainda estava por vir. Na oitava entrada, Emmanuel Rivera rebateu forte para o campo central e poderia ter conseguido no mínimo uma rebatida dupla, que impulsionaria a corrida do empate, que estava na primeira base. Só que Arozarena mostrou seu repertório, que nos acostumamos a ver pelo Tampa Bay Rays, e fez uma defesa das mais incríveis da competição para evitar a corrida de Porto Rico.
Randy Arozarena is doing it ALL for Team Mexico!
This time with his glove! #WorldBaseballClassic pic.twitter.com/HvG72j36i8
— World Baseball Classic (@WBCBaseball) March 18, 2023
Na última parcial, Giovanny Gallegos entrou em campo para segurar o resultado, e apesar de um susto ao permitir duas rebatidas, conseguiu o save e a vitória para o México.