Após três temporadas na NPB, reliever brasileiro volta para a MLB, assinando um termo de ligas menores com os Brewers
O Milwaukee Brewers e o pitcher brasileiro Thyago Vieira chegaram a um acordo sobre um contrato de ligas menores para a próxima temporada. Além disso, o termo de Vieira conta com um convite para o Spring Training da MLB, segundo Adam McCalvy, da MLB.com.
Vieira, um dos cinco arremessadores nascidos no Brasil na história da MLB, apareceu em partes de três campanhas na liga com os Mariners (2017) e White Sox (2018-19). Depois, ele assinou com o Yomiuri Giants da NPB (principal liga japonesa de beisebol) para a temporada 2020.
No início de sua carreira, Thyago foi considerado um “prospecto top 20” tanto em Seattle como em Chicago, muito por conta de sua espetacular fastball, capaz de ultrapassar as 100 milhas por hora.
No entanto, problemas com o controle de seus arremessos lhe renderam uma passagem decepcionante no mais alto nível do esporte. Nesses três anos de MLB, Vieira teve um ERA de 7.36 em 25,2 entradas arremessadas.
Porém, no Japão, o pitcher brasileiro melhorou o controle de seus arremessos e evoluiu. Após problemas na primeira temporada, Vieira brilhou em 2021 e 2022, mesmo lidando com algumas lesões. Por fim, ao longo de três temporadas em terras nipônicas, Vieira teve um decente ERA de 3.71 em 87,1 innings, com 19 saves e 101 strikeouts.
Agora ele retorna a MLB como um ‘projeto’ dos Brewers. Com uma chance de ouro de provar seu valor no Spring Training, Vieira pode conquistar uma vaga no bullpen da equipe para a próxima temporada. Caso isso não ocorra, ele terá tempo para trabalhar nas ligas menores e aperfeiçoar ainda mais o controle de seus arremessos.
(Foto: Divulgação Twitter/TokyoGiants)