Com cinco vitórias em cinco jogos, Winnipeg é o único time 100% na temporada; partida marcou a despedida de Bryan Little
O Winnipeg Jets venceu o Pittsburgh Penguins por 6 a 3 neste domingo (20), em Winnipeg, e segue invicto na temporada. São cinco vitórias em cinco jogos. Mas, apesar do resultado, o jogo foi equilibrado e os Pens chegaram a ter controle durante boa parte do tempo. A partida também foi especial para os Jets pela despedida de Bryan Little, que estava na arena e foi homenageado pelo time e pelos fãs.
Foram os Penguins quem largaram na frente. Após primeiro período zerado, o jogo teve muita ação nos dois terços complementares e, com apenas cinco minutos da segunda período, os visitantes já venciam por 2 a 0. Kevin Hayes e Lars Eller marcaram para Pittsburgh, mesmo com o bom trabalho de defesa de Winnipeg.
“Foi oportuno”, analisou o técnico Scott Arniel sobre a virada dos Jets, ainda no segundo período. No primeiro gol, o time aproveitou uma delayed penalty, uma espécide de “lei da vantagem” no hóquei, e colocou um patinador a mais no rinque. Com 6-contra-5, Kyle Connor diminuiu.
O empate, com Mark Scheifele, veio em mais uma formação atípica no gelo, 4-contra-4. E a apenas 30 segundos para o fim da etapa, Vladislav Namestnikov colocou os Jets na frente.
“Um desafio de enfrentar Pittsburgh é que eles têm muitos veteranos, muitos caras que sabem como jogar”, disse Arniel, sobre a resiliência do adversário. Os Penguins voltaram a igualar no começo do terceiro período, com Lars Eller. O dinamarquês sofreu um turnover e, logo na sequência, ele próprio recuperou a posse para, em jogada individual, fazer 3 a 3.
Mas se Pittsburgh tinha um time experiente, o jogo coletivo de Winnipeg foi mais efetivo e o gol da vitória veio pouco depois, com Adam Lowry. O capitão concluiu a bela troca de passes entre Josh Morrissey e Mason Appleton e abriu caminho para a goleada dos Jets.
O 5 a 3 veio com Neal Pionk, que roubou o puck em passe errado de Marcus Pettersson, puxou o contra-ataque e assistiu Appleton. “São cinco jogos (pontuando). Ele foi muito bem hoje, mais uma vez”, falou Arniel a respeito do defensor.
Para fechar o 6 a 3, Nino Niederreiter marcou na rede vazia.
“Os Jets são muito consistentes. Mesmo quando estávamos na frente, eles não davam espaços. Continuaram jogando do mesmo jeito”, disse Sidney Crosby, capitão de Pittsburgh, afirmando que, apesar do resultado, houve “coisas boas” no jogo dos Penguins.
Pittsburgh está 3-4-0 na temporada e visita o Calgary Flames nesta terça-feira (22). Com 5-0-0, Winnipeg volta a defender sua invencibilidade contra o St. Louis Blues, fora de casa, também nesta terça-feira (22).
Os Jets haviam anunciado, no fim de setembro, que Bryan Little receberia uma despedida oficial neste 20 de outubro, assinando contrato de um dia para ir para o jogo. De fato, Little estava na arena, vestiu o uniforme completo do time e participou do aquecimento, recebendo a ovação da torcida local.
O atacante, no entanto, não jogou de fato. Parado desde 2019 após concussões e lesões, sua participação na partida foi apenas cerimonial. “Ele estava muito nervoso. Acredite se quiser, um cara com tanta experiência estava nervoso a noite inteira”, brincou o técnico Arniel. “Foi uma grande homenagem.”
Antes do jogo, o clube exibiu um vídeo em agradecimento a Little, que acompanhou acompanhado da esposa, Brittany, e de Parker, filha do casal. “Foi surreal. Até vir para o centro e dirigir pelas ruas que tanto passei vindo para os jogos e treinos. Traz muitas memórias”, comentou o jogador.
A pequena Parker, aliás, teve uma participação efetiva na cerimônia. Ao lado do pai, ela soltou o puck para o face-off simbólico entre os capitães Crosby e Lowry.
Little que estava na organização desde os tempos de Atlanta Thrashers, quando foi selecionado no Draft de 2006. “Por isso foi tão importante e significou tanto para mim. O único time que conheci, o único por quem joguei. Devo muito a ele.”
Outros resultados da rodada
Los Angeles Kings 4 @ 1 Anaheim Ducks
Colorado Avalanche 4 @ 1 San Jose Sharks