San Jose aposenta camisa de Joe Thornton, mas perde para Buffalo; noite também é histórica para Sidney Crosby, apesar de vexame dos Penguins
O San Jose Sharks recebeu o Buffalo Sabres neste sábado (23), em noite de celebração: o clube aposentou a camisa #19 em homenagem a Joe Thornton, um dos artilheiros históricos do time. No rinque, os Sabres acabaram com a festa e venceram por 4 a 2, de virada. “Agora, voltamos para casa e vamos levar esse momentum conosco”, disse o técnico Lindy Ruff, sobre a passagem prolífica de Buffalo pela Califórnia.
Melhores ao longo dos dois primeiros períodos, os Sharks lideraram o placar em duas ocasiões: com Fabian Zetterlund, de rebote; e com Luke Kunin, após o Buffalo Sabres empatar com Peyton Krebs. Então, o time da casa levou a vantagem de 2 a 1 para o vestiário.
Apesar dos dois gols sofridos, os Sabres contaram com uma grande performance do goleiro James Reimer ao longo das etapas iniciais. Inegavelmente exausta pelas viagens recentes, a equipe visitante teve um pouco mais de profundidade ofensiva no segundo período e “deu o tom do jogo” no último terço, análise apontada pelo próprio head coach Ruff.
Dylan Cozens empatou com um chute de longe, beneficiado pela visão prejudicada de Mackenzie Blackwood. Contudo, goleiro dos Sharks foi ofuscado pelos jogadores em sua frente e não pode reagir a tempo.
Mas o momento decisivo para Buffalo veio em um power play para San Jose. Oportunista, Alex Tuch interceptou um passe do experiente Mikael Granlund e, sozinho, arrancou da própria linha azul até o ataque para marcar o gol da virada dos Sabres.
Então, o quarto gol saiu já na rede vazia, com Rasmus Dahlin chutando da zona defensiva. O puck ricocheteou na borda e deslizou até a rede, 4 a 2 para o Buffalo Sabres.
“Decepcionante. Deveríamos ter dado um jeito de ganhar essa para Jumbo (Joe Thornton)”, lamentou o técnico de San Jose, Ryan Warsofsky.
Com a vitória, Buffalo conclui sua passagem pela Califórnia com uma “varrida”, vencendo, na sequência, Los Angeles Kings, Anaheim Ducks e, agora, os Sharks.
Ruff destacou que o terceiro período foi fundamental para os resultados: foi quando saiu o gol solitário sobre os Kings, o empate com os Ducks, que levou à vitória por 3 a 2 na prorrogação, e a virada sobre San Jose. Para o goleiro Reimer, Buffalo tem “vontade de vencer.”
Em terceiro lugar na Divisão do Atlântico com 23 pontos, o Buffalo Sabres volta para casa e recebe o Minnesota Wild na quarta-feira (27).
Os Sharks seguem na lanterna da Divisão do Pacífico com 17 pontos e nesta segunda (25) serão visitados pelo Los Angeles Kings.
Antes da partida, o San Jose Sharks preparou uma grande homenagem para Joe Thornton. O ex-jogador teve a sua camisa, de número 19, aposentada pelo clube.
Thornton chegou a San Jose em 2005, em troca com o Boston Bruins. “Quando fui mandado para cá, eu adorava o logo do tubarão, mas não sabia como ficaria com uma camisa azul-esverdeada”, disse o jogador, em seu discurso. “Mas quando vim para o gelo com os caras e meti um puck na trave no meu primeiro chute, putz! Eu sabia que ficava bem de azul-esverdeado e estava conquistado para toda a vida.”
Aliás, com os Sharks até 2020, Thornton foi eleito MVP da temporada regular em 2006, mesmo ano em que foi artilheiro, e escolhido para seis All-Star Games.
Ele é o segundo maior pontuador na história dos Sharks, com 1055, atrás apenas de Patrick Marleau, que tem 1111. Também é o segundo jogador da franquia a ter sua camisa aposentada — o primeiro foi o próprio Marleau, cujo número 12 foi tirado de circulação em 2023.
Além disso, a história de Marleau e Thornton estão ligadas desde o Draft de 1997. Na ocasião, Thornton foi a primeira escolha geral, pelos Bruins, e Marleau, a segunda, pelos Sharks.
Os Penguins passaram por um novo vexame em casa: após a derrota da sexta-feira (22), perderam por 6 a 1 para o Utah Hockey Club neste sábado (23).
Mas o capitão Sidney Crosby, autor do gol solitário dos Penguins, teve um motivo para comemorar: foi seu 600º em temporada regular na NHL.
Aliás, a marca o coloca em um recorte muito específico: ele se tornou o segundo jogador na NHL com pelo menos 600 gols, 1600 pontos, três Stanley Cups e dois MVPs de playoffs.
Antes de Crosby, o único jogador a alcançar tais números foi Wayne Gretzky.
Outros resultados da rodada
Chicago Blackhawks 2 @ 3 Philadelphia Flyers
Minnesota Wild 3 @ 4 Calgary Flames
Seattle Kraken 1 @ 2 Los Angeles Kings
Colorado Avalanche 7 @ 4 Florida Panthers
Vegas Golden Knights 6 @ 2 Montreal Canadiens
Vancouver Canucks 4 @ 3 Ottawa Senators
Boston Bruins 2 @ 1 Detroit Red Wings
Dallas Stars 4 @ 2 Tampa Bay Lightning
New Jersey Devils 3 @ 2 Washington Capitals
Carolina Hurricanes 4 @ 5 Columbus Blue Jackets
Winnipeg Jets 1 @ 4 Nashville Predators
St. Louis Blues 1 @ 3 New York Islanders
New York Rangers 2 @ 6 Edmonton Oilers