Com a rodada de Thanksgiving da NFL começando nesta quinta-feira, entenda um pouco sobre a curiosa tradição que existe desde 1989
Nesta semana 13, a NFL terá uma rodada mais que especial, a rodada de Thanksgiving Day. Anualmente, diversas partidas abrem a semana do Dia de Ação de Graças na quinta-feira (28), ao contrário do costumeiro único jogo de Thursday Night Football. Além disso, desde o final dos anos 80, uma tradição tomou conta da NFL nesta data importante: o prêmio Turkey Leg.
Antes disso, vale lembrar que teremos três partidas nesta quinta-feira (28) e mais uma especial na sexta-feira. Detroit Lions, Dallas Cowboys, Chicago Bears, New York Giants, Green Bay Packers e Miami Dolphins estarão em campo na abertura da rodada. Finalmente, na sexta-feira (29), Raiders e Chiefs realizam um confronto de ‘Black Friday’.
Agora, vamos ao que importa. Afinal, o que é essa premiação tão ‘diferente’?
Como o nome diz, o prêmio é, literalmente, uma perna de peru assada. Se no Brasil temos o costume de consumir o peru no Natal, ou o famoso ‘chester’, nos Estados Unidos o costume ocorre no feriado de Thanksgiving.
Então, no jogo de Thanksgiving de 1989 entre Eagles e Cowboys, o lendário treinador e comentarista John Madden, folclórico e criativo como sempre, decidiu inovar. Após o final da partida, o próprio Madden serviu uma perna de peru para Reggie White, proclamado MVP daquele jogo.
The list of Turkey Leg winners is impressive. In 1990, Madden gave the award to @EmmittSmith22, but had wished he had five more legs to recognize the Cowboys o-line.
— NFL (@NFL) November 24, 2022
In 1992, Madden introduced the six-legged turkey, which was then awarded to Smith and all his linemen. 😤🙌 pic.twitter.com/rWixZFrLPg
Daí em diante, nos anos seguintes, a tradição continuou. Em 1990, Emmitt Smith, lendário running back dos Cowboys, recebeu a honra e Madden comentou que a ‘linha ofensiva de Dallas também merecia, cada um, uma perna de peru’. Na próxima oportunidade, em 1992, o peru surgiu com seis pernas (quatro amarradas) em campo, para Smith e toda a linha ofensiva titular dos Cowboys.
Até 2001, quando John Madden deixou as transmissões de futebol americano na FOX, a tradição do prêmio Turkey Leg se manteve. Após isso, por alguns anos, um troféu era apresentado ao MVP do jogo de Thanksgiving. No entanto, a famosa ‘perna de peru’ já era uma marca registrada, e voltou a fazer parte das festividades envolvendo os jogos do feriado.
A turkey toast for the NFC South Champs! ⚜️ pic.twitter.com/IDyJ1LlMYB
— New Orleans Saints (@Saints) November 29, 2019
Atualmente, os jogadores dos times vencedores fazem uma verdadeira festa após os jogos do feriado. Dessa forma, a perna de peru que começou como um prêmio individual, hoje em dia é dividido entre diversos jogadores e as vezes, até um time inteiro. Momentos icônicos como os Saints de 2019 dividindo múltiplos ‘Turkey Legs’, ou o ‘pequenino’ Vince Wilfork destruindo uma coxa de peru em 2012, vivem para sempre na mente do torcedor.
What 2018 sports moment are you thankful for? pic.twitter.com/Nc626BJwtM
— SB Nation (@SBNation) November 20, 2018
Por fim, quem será que veremos recebendo a honra e enchendo a barriga depois do jogo nesta quinta-feira? De qualquer forma, possibilidades são infinitas e com certeza, veremos caras novas curtindo a premiação nesta rodada.