Na estreia do letão na temporada, Boston deu mais um show diante de sua torcida e atropelou os californianos
O Boston Celtics (15-3) não teve dificuldades para vencer o Los Angeles Clippers (11-8) nesta segunda-feira (25), no TD Garden. A partida, no entanto, foi especial para os celtas, por conta do retorno de Kristaps Porzingis. Recuperado de uma cirurgia no tornozelo, o letão estreou na temporada da NBA e ajudou no triunfo, que terminou com o placar de 126 a 94.
Em 23 minutos de ação, Porzingis anotou 16 pontos, seis rebotes e dois tocos. Jayson Tatum e Payton Pritchard foram os maiores pontuadores, com 20 tentos cada. Tatum ainda coletou nove rebotes e distribuiu também dois tocos. Derrick White anotou 19 pontos, enquanto Jaylen Brown conseguiu 17. Vindo do banco, o português Neemias Queta teve 12 pontos, nove rebotes, quatro tocos e dois roubos de bola.
Ivica Zubac foi o cestinha do jogo, com 23 pontos e dez rebotes. James Harden flertou com o triple double, anotando 19 pontos, nove assistências e oito rebotes, apesar dos cinco turnovers. Derrick Jones Jr. contribuiu com 11 pontos, enquanto os reservas Terance Mann e Jordan Miller terminaram com dez pontos cada.
This sequence 🤌
— Boston Celtics (@celtics) November 26, 2024
Tonight's @JetBlue Play of the Game was some beautiful basketball pic.twitter.com/hV9HQZ1GLl
Porzingis, o grande personagem da noite, teve um alto volume desde o início da partida, arremessando quatro bolas de três em poucos minutos e acertando uma. O aproveitamento de Boston no perímetro, inclusive, era ruim. No entanto, o trabalho defensivo – principalmente por conta da presença do letão no garrafão – garantiu a vantagem ao fim do primeiro quarto, por 27 a 20.
KP with our first bucket obviously 😏 pic.twitter.com/YBh7Cf8tGe
— Boston Celtics (@celtics) November 26, 2024
No segundo período, a vantagem decolou de vez. Hauser acertou bola tripla em movimento e, em seguida, Pritchard acertou duas, levando a vantagem aos 14. No modo imparável característico, os Celtics esquentaram de vez nas bolas de três pontos.
Por fim, foram 12 bolas de três pontos apenas no segundo quarto, igualando o recorde da NBA. Os 51 pontos totais tornaram-se a maior marca da história da franquia em um único período. Assim, a liderança no intervalo era de 78 a 49.
Deep in his bag 👜 pic.twitter.com/iPnBBm6DQK
— Boston Celtics (@celtics) November 26, 2024
Los Angeles até viveu um bom terceiro quarto. Aproveitando a postura mais relaxada dos donos da casa, pontuaram com frequência no garrafão, especialmente nas ligações entre Harden e Jones Jr. No entanto, a vantagem dos celtas era muito confortável para permitir que os adversários ameaçassem.
A diferença até chegou aos 15 pontos, mas, voltou a ser superior nos minutos seguintes. Haveria tempo ainda para o famoso ‘garbage time’, com bom desempenho dos reservas dos Celtics.
PRÓXIMOS JOGOS
Os atuais campeões terão bons dias de folga, e voltam à quadra apenas na sexta-feira (29), quando visitam o Chicago Bulls pela NBA Cup.
Já os Clippers continuam sua excursão pela Costa Leste nesta quarta-feira (27), viajando até D.C. para encarar o Washington Wizards.