Melhores defensores da liga são laureados
Neste domingo (5), a Major League Baseball anunciou os vencedores do Gold Glove Award de 2023. Atual vencedor da World Series, o Texas Rangers foi a franquia mais lembrada da noite – empatada com o Toronto Blue Jays e o Chicago Cubs – com três prêmios.
Uma das grandes novidades da premiação foi a terceira base da National League, já que Nolan Arenado, do St. Louis Cardinals, não levou o troféu para casa pela primeira vez desde 2012.
Em onze anos na liga, esta é a primeira vez que o atleta não foi sequer citado entre os três melhores jardineiros da posição. Para efeito de comparação, o último vencedor do certame havia sido Chase Headley, na época ligado ao San Diego Padres. Ele se aposentou em 2018.
A votação para as luvas douradas é feita pelos 30 técnicos da MLB e até seis treinadores de cada equipe, representando 75% dos votos totais. Os outros 25% são decididos pelo Índice Defensivo da Sociedade para Pesquisa do Beisebol Americano (SABR).
Confira a lista de Gold Gloves de 2023:
Liga Americana
Liga Nacional
Dentre as boas histórias da temporada, Lowe, certamente, é uma delas. Após -9 corridas salvas em 2022, o infielder apresentou uma melhora absoluta na defesa e encerrou a temporada regular com três corridas salvas, garantindo sua primeira Gold Glove.
Colega de Rangers, García “explodiu” este ano no ataque e defesa, sendo fundamental para que Texas levantasse sua primeira série mundial.
Tatís Jr. também merece seu espaço, desbancando Mookie Betts, vencedor dos últimos cinco prêmios no campo externo direito. Em sua primeira temporada na função, a jovem estrela dos Padres liderou toda a liga em corridas salvas, com 29.
Por fim, Swanson volta a ser considerado o melhor shortstop defensivo na NL, após vencer na última temporada com o Atlanta Braves. Na AL, Volpe se tornou o primeiro atleta da posição dos Yankees a bater seus concorrentes desde Derek Jeter, em 2010. Justamente na sua temporada de estreia, ele venceu a disputa contra os nomes consagrados de Carlos Correia, do Minnesota Twins, e Corey Seager, do Texas Rangers.
Foto: Daniel Shirey/MLB Photos via Getty Images