NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
5 de setembro de 2023 - 20h09

Svetislav Pesic aponta diferenças entre basquete na NBA e FIBA

Técnico da Sérvia, que garantiu sua seleção nas semifinais da Copa do Mundo, cita que basquete europeu visa ditar mais o jogo do que na NBA

Sérvia x LituâniaA seleção da Sérvia garantiu seu “passaporte” para as semifinais da Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 ao bater tranquilamente a, até então invicta, seleção da Lituânia, por 87 a 68, em jogo que aconteceu nessa terça-feira (5).

Depois da partida, o técnico da Sérvia, Svetislav Pesic, compareceu à coletiva de imprensa para falar sobre a primeira seleção que se garantiu nas semifinais da competição (mais tarde os Estados Unidos venceriam a Itália para também se garantirem) e falou bastante sobre o estilo de jogo de sua equipe, citando diferenças entre o basquete praticado na NBA com o basquete FIBA.

“Não quero fazer uma palestra sobre como ser treinador, mas tentarei falar de basquete. No basquete precisamos encontrar sempre o ritmo certo. O ritmo de jogo é de suma importância”, iniciou o treinador. “E o que é esse ritmo de jogo? Você não pode jogar 40 minutos no contra-ataque ou só ofensivamente. Falamos que o basquete europeu é outro tipo de basquete, diferente do da NBA que é um fluxo”, Disse.

O europeu ainda seguiu. “O objetivo do basquete europeu é encontrar oportunidades para mudar o ritmo de jogo durante a partida, não apenas um estilo de jogo que se resume aos chutes de três pontos a todo momento”. “É claro que três pontos valem mais que dois pontos, mas o importante é que no basquete FIBA nós procuramos mudar o ritmo de jogo, usar o pick-and-roll, trabalhar dentro do garrafão”, prosseguiu.

Por fim, durante seu longo discurso, Pesic elogiou a maneira como sua equipe se comportou diante do forte time da Lituânia, que chegou a bater até mesmo os Estados Unidos dentro da competição. “Nosso objetivo em todas as partidas é ditar o ritmo de jogo. Às vezes, conseguimos, como nesse jogo contra a Lituânia, mas, às vezes, é o adversário que dita o ritmo. Elogio muito o Aleksa Avramovic e outros que saíram do banco para fazer um grande trabalho, mudando o ritmo do jogo de hoje. Trouxeram ainda mais energia do que os titulares. Todo treinador precisa disso”, finalizou.

A equipe de Pesic aguarda para saber se enfrentará o Canadá de Shai Gilgeous-Alexander ou a Eslovênia de Luka Doncic nas semifinais da Copa do Mundo da FIBA, em duelo que está marcado para acontecer nesta sexta-feira (8).

Foto: Reprodução Twitter FIBA

instagram