Astro dos Mavericks faz 20 pontos, Tobey marca duplo-duplo e Eslovênia conquista classificação para as quartas de final da Copa do Mundo FIBA
Com a vitória, a equipe eslovena garantiu a sua classificação para as quartas de final, junto com a Alemanha, que bateu a Geórgia por 100 a 73 mais cedo. Ambos os jogos foram válidos pelo Grupo K da segunda fase do torneio.
Pela Eslovênia, Doncic foi o cestinha com 20 pontos, sete rebotes e seis assistências, mesmo com excesso de faltas. Ênfase ainda para a ótima performance de Mike Tobey com duplo-duplo (18 pontos, 12 rebotes e cinco assistências).
Já a atual bronze olímpica, que conta com alguns nomes da NBA como Josh Giddey, do Oklahoma City Thunder, Patty Mills, do Atlanta Hawks, Joe Ingles, do Orlando Magic, e Matisse Thybulle, do Portland Trail Blazers, cresceu no terceiro quarto, mas foi dominada no último período e está fora da briga pelo título.
Os principais jogadores do time verde e amarelo foram Giddey (25 pontos, oito rebotes e quatro assistências), Mills (17 pontos e oito rebotes), além do reserva Dante Exum (13 tentos).
O JOGO
Já no primeiro quarto, a Eslovênia mostrou a sua força. Mesmo sem tanto brilho de Luka Doncic, a equipe europeia foi melhor, explorou a fragilidade defensiva da Austrália, já vista no torneio, e venceu o período inicial por dez pontos de vantagem por 28 a 18.
Here's your daily dose of a no-look Luka dime! #FIBAWC x #WinForSlovenia 🇸🇮 pic.twitter.com/krmG629Ci6
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 1, 2023
No segundo quarto, a diferença conquistada na parcial anterior fez a diferença. A Austrália melhorou em quadra, equilibrou mais a partida, mas seguia sofrendo defensivamente, mesmo sem Doncic inspirado e com três faltas. Com isso, a Eslovênia conseguiu segurar o ímpeto do adversário e seguiu controlando a ponta do placar com uma margem “confortável”.
Com 49 a 40, as equipes foram para os vestiários separadas por nove tentos. Os principais destaques do primeiro tempo foram Mike Tobey, da Eslovênia, com 13 pontos e oito rebotes, além de Patty Mills, pela Austrália, com 14 tentos. Mais discreto que de costume, Doncic anotou seis pontos, cinco assistências e quatro rebotes.
Na volta, Luka Doncic voltou mais ativo ofensivamente, no entanto ele pendurou em faltas (quatro) e isso prejudicou a sua continuidade em quadra. Aproveitando o momento e com a evolução do jovem Josh Giddey, a Austrália foi melhor no terceiro quarto (22 a 17) e encostou no marcador (66 a 62).
Na última parcial, a Eslovênia voltou a dominar. Com um ótimo início de quarto, os europeus abriram mais de dois dígitos no placar e confirmaram a vitória por 91 a 80 sem maiores problemas no fim. Com o resultado, a Eslovênia garantiu a sua classificação para as quartas de finais da Copa do Mundo FIBA e eliminou a atual bronze olímpica de forma prematura.
📺 Slovenia stays perfect to send the Boomers bouncing out of the World Cup!#FIBAWC x #WinForSlovenia 🇸🇮 pic.twitter.com/vDrkNsKBYf
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 1, 2023
Próximos jogos:
Neste domingo (3), a Eslovênia jogará contra a Alemanha, no duelo dos melhores times do grupo. No mesmo dia, a Austrália enfrentará a Geórgia, no confronto das equipes eliminadas.
(Foto: Reprodução / FIBA.com)