NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
5 de setembro de 2023 - 07h09

Sérvia vence Lituânia e está nas semifinais da Copa do Mundo

Bogdan Bogdanovic comandou o ataque sérvio com 21 pontos e agora espera por Eslovênia ou Canadá

A Sérvia venceu a Lituânia por 87 a 68, na manhã desta terça-feira (5), e se tornou a primeira classificada para as semifinais da Copa do Mundo de Basquete masculino.

O destaque da partida realizada no Manila Mall Of Asia Arena, nas Filipinas, foi Bogdan Bogdanovic. O ala do Atlanta Hawks anotou 21 pontos (9-13 nos arremessos de quadra), sendo o cestinha do jogo.

Filip Petrusev (17 pontos e 3-3 nas bolas de três pontos) e Stevan Jovic (11 pontos e 3-5 nas bolas de três pontos) também foram destaques na vitória sérvia.

Já pelo lado da Lituânia, os destaques foram Tadas Sedekerskis (14 pontos e nove rebotes) e Rokas Jokubaitis (14 pontos e nove assistências).

A Sérvia aguarda agora pelo vencedor do duelo entre Eslovênia e Canadá para conhecer o adversário nas semifinais da Copa do Mundo.

Os sérvios ainda podem garantir uma das duas vagas destinadas ao continente europeu nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda nesta terça-feira. Para isso é preciso que Itália e Eslovênia sejam derrotadas por EUA e Canadá, respectivamente.

Pela vaga olímpica a Lituânia irá precisar disputar o Pré-Olímpico Mundial, ainda sem adversários definidos.

O jogo

A partida começou em ritmo acelerado, com a primeira pausa sendo apenas aos cinco minutos quando Margiris Normantas cometeu a primeira falta do jogo em Bogdan Bogdanovic. Nenhum tempo técnico foi pedido na parcial, que contou com a Lituânia à frente do marcador durante quase todo o tempo, mas com a Sérvia próxima ao marcador.

Bogdanovic comandou o ataque sérvio com oito pontos na parcial, mas os chutes de três pontos da Lituânia (5-7 no período) fizeram a diferença e os lituanos fecharam o primeiro quarto com 25 a 24 no marcador.

A Sérvia iniciou melhor o segundo quarto e abriu a parcial com uma sequência de 7-0 no placar e manteve a liderança durante todo o período.

Comandados novamente por Bogdanovic (dez pontos na parcial), a Sérvia cedeu apenas 13 pontos para a Lituânia no segundo quarto e foi para o intervalo com 11 pontos de vantagem.

O domínio sérvio continuou após o intervalo. Novamente o ataque da equipe registrou ao menos 24 pontos anotados em uma parcial e conseguiu ampliar a vantagem para 18 pontos. Destaque para Stevan Jovic que anotou nove pontos no terceiro quarto – em três arremessos dos três pontos.

Com larga vantagem no marcador, a Sérvia apenas controlou o ritmo da partida no último quarto. A defesa novamente foi fundamental para controlar o ataque lituano – apenas 13 pontos cedidos, e os sérvios em nenhum momento tiveram a liderança ameaçada até o estouro do cronômetro.

Foto: Reprodução/Twitter FIBA Basketball World Cup 2023

instagram