NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
8 de setembro de 2023 - 09h09

Sérvia controla Canadá e avança à final da Copa do Mundo

Com jogo extremamente eficiente, Sérvia não dá brechas ao Canadá e confirma ida à final da Copa do Mundo de Basquete

Bogdanovic e Milutinov lideram Sérvia em vitória sobre o CanadáNa primeira semifinal da Copa do Mundo de Basquete 2023, nesta sexta-feira (8), em Manila, nas Filipinas, a Sérvia enfrentou o Canadá e teve um jogo sólido e eficiente para vencer por 95 a 86 e se classificar para sua terceira final nos últimos três mundiais (prata em 2014).

A Sérvia aguarda o vencedor da partida entre EUA e Alemanha, também nesta sexta, para saber o adversário da final de domingo (10). Também no domingo, o Canadá faz sua última partida na competição na disputa pelo terceiro lugar e a primeira medalha de sua história na Copa do Mundo de Basquete.

Os sérvios tiveram um jogo extremamente eficiente, acertando 27/38 arremessos de dois pontos (71%) e 9/20 da linha dos três pontos (45%), ainda que desperdiçaram a bola 17 vezes. O time foi liderado pelo Bogdan Bogdanovic, com 23 pontos em 8/12 arremessos de quadra, e pelo double-double de 16 pontos e dez rebotes do pivô Nikola Milutinov. O ala Ognjen Dobric também foi bem, registrando 16 pontos em 7/11 arremessos de quadra.

Pelo lado canadense, o time sofreu com o jogo físico sérvio e acabou pagando também pela derrota nos rebotes por 33 a 22 e pelo número expressivo de faltas (25). R.J. Barrett foi o destaque individual ao anotar 23 pontos. Destaque da Copa do Mundo, Shai Gilgeous-Alexander foi bem limitado em seu jogo, arremessando somente oito bolas e terminando com 15 pontos, mas conseguiu distribuir nove assistências. O ala Dillon Brooks terminou com 16 pontos.

O jogo

A partida começou equilibrada como prometia, com duas das melhores defesas da competição em ação. Porém, depois de uma sequência de 11 a 0 (21 a 13) na metade final do primeiro quarto, os sérvios não perderam mais a liderança da partida. Ao fim dos primeiros dez minutos, vitória sérvia por 23 a 15.

Com uma defesa forte no garrafão, paciência no ataque e conseguindo afastar Shai das grandes decisões, os sérvios não deixaram os canadenses encostarem no placar, vencendo o segundo o quarto e indo para o intervalo com 52 a 39 no placar. Bogdanovic liderava a Sérvia, com 15 pontos, e Barrett, com dez, liderava os canadenses.

A seleção sérvia seguiu controlando o ritmo da partida no terceiro período, não deixando o Canadá chegar a menos de sete pontos de diferença. Os canadenses equilibraram o jogo e venceram o quarto (23 a 24), mas se encostar no placar (75 a 63).

Na entrada pro quarto período, por tudo que ambos os times tinham feito até então, ficou difícil vislumbrar uma grande reviravolta na partida, o que realmente não aconteceu. Controlando o ritmo até o fim, a Sérvia até abriu mais o placar (82 a 67), antes do Canadá cortar um pouco até a reta final.

Matéria atualizada em 8 de setembro, às 10h20.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram