25 jogadores fazem parte da lista, e brigam pelas 16 vagas necessárias para a Copa do Mundo de Basquete na Indonésia, nas Filipinas e no Japão
Os 25 jogadores deverão se apresentar no dia 17 de julho, e passarão por um período de testes para Gustavo de Conti e sua comissão técnica decidirem os 16 convocados para a disputa do Mundial. Após os testes, a seleção disputará cinco amistosos, sendo três deles em Melbourne, na Austrália entre os dias 14 a 17 de agosto contra a Austrália, o Sudão do Sul e a Venezuela. Depois, nos dias 20 e 21 de agosto, o Brasil participará da Solidarity Cup em Shenzhen, na China, contra a Itália e a Sérvia.
O técnico da seleção brasileira, Gustavo de Conti, comentou sobre a sua pré-lista, afirmando que realizarão os melhores testes para definir os convocados finais para o campeonato. “É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. São 25 nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições”.
O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto, disse que espera um Brasil forte no Mundial, e vê o período de testes e amistosos como importantes para a preparação dos convocados. “Procuramos proporcionar à nossa Seleção a melhor preparação possível, como sempre fizemos. Teremos amistosos fortes no exterior e uma preparação de qualidade no Brasil também. Estamos confiantes em fazer uma boa presença na Copa do Mundo com uma direção muito ajustada com o Diego Jeleilate, e a confiança em toda a nossa comissão técnica”.
A Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, e terá como sedes a Indonésia, as Filipinas e o Japão. O Brasil está no grupo G junto com o Irã, a Espanha e a Costa do Marfim, e estreia no dia 26 às 6h45 na Indonesia Arena, em Jakarta, Indonésia, conta os iranianos. No dia 28, às 10h30, o adversário será a Espanha, e encerra a primeira fase no dia 30 às 6h45 contra a Costa do Marfim. Caso os brasileiros se classifiquem entre os dois primeiros, eles farão um novo grupo vindo do cruzamento com o Grupo H, que tem o Canadá, a França, a Letônia e o Líbano.
Desde 2019, as seleções de basquete garantem vaga direta nas Olimpíadas através do Mundial, e a América possui duas vagas para o torneio que ocorrerá em 2024 em Paris. Além do Brasil, as outras seleções americanas que disputarão o torneio mundial serão os Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. O Mundial será transmitido para todo o Brasil pela ESPN.
Foto: Thierry Gozzer/CBB
Confira a pré-lista da seleção brasileira para o Mundial da FIBA 2023:
Marcelo Huertas (Tenerife-ESP)
Yago Mateus (Ulm-ALE)
Caio Pacheco (Capitanes-MEX)
Elio Corazza Neto (São Paulo)
Alexey Borges (Minas)
Raul Neto (Cleveland Cavaliers-EUA)
George de Paula (Franca)
Vitor Benite (Gran Canaria-ESP)
Guilherme Deodato (Flamengo)
Didi Louzada (Cleveland Charge-EUA)
Reynan Camilo (Franca)
Guilherme Santos (Santa Cruz Warriors-EUA)
Leonardo Meindl (U-Banca-ROM)
Rafael Munford (Pinheiros)
Samis Calderón (NBA Academy-MEX)
Gabriel Jaú (Flamengo)
Renan Lenz (Minas)
Lucas Dias (Franca)
Bruno Caboclo (Ulm-ALE)
Márcio Santos (Franca)
Lucas Mariano (Franca)
Felipe dos Anjos (Andorra-ESP)
Rafael Hettsheimeir (Flamengo)
Tim Soares (Guaynabo-PUR)
Cristiano Felício (Granada-ESP)