NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
2 de setembro de 2023 - 12h09

Japão vence Cabo Verde e conquista vaga olímpica como melhor asiático

Com três vitórias em cinco jogos, Japão conquista vaga para Paris 2024, algo que não vinha desde 1976

Watanabe e Hawkinson são os destaques da classificação do Japão às Olimpíadas de 2024Em Okinawa, o Japão precisava vencer Cabo Verde neste sábado (2), em sua última partida na Copa do Mundo de Basquete, para conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, e conseguiu. Em frente a sua torcida, os japoneses dominaram a maior parte do jogo e saíram com uma vitória por 80 a 71, fechando a participação na Copa do Mundo como os melhores asiáticos para levar a vaga, com três vitórias em cinco jogos, sua melhor participação na história.

A vaga para as Olimpíadas de 2024 é algo que não vinha, na quadra, para os japoneses desde 1976, em Montreal. Nos Jogos Olímpicos de 2020, disputado em 2021, o Japão jogou, mas como país sede, sem precisar disputar uma vaga.

Contra Cabo Verde, o destaque novamente foi o pivô naturalizado Joshua Hawkinson, que registrou 29 pontos e sete rebotes. Hawkinson terminou a competição liderando os japoneses em pontos e rebotes, com médias de 21,0 e 10,8, respectivamente. Atrás dele, destaque para o armadores Keisei Tominaga, com 22 pontos, e Yuki Kawamura, que foi a 14 pontos e oito assistências. Estrela do Japão na NBA, Yuta Watanabe jogou os 40 minutos e contribuiu com cinco pontos e dez rebotes.

Do lado cabo-verdiano, destaque para o pivô do Real Madrid Edy Tavares, que registrou um double-double de 11 pontos e 14 rebotes, e para o ala Ivan Almeida, que foi a dez pontos e seis assistências. Cabo Verde se despediu da competição com uma vitória em cinco jogos, último colocado entre as seleções africanas.

Precisando do resultado, os japoneses começaram atrás no placar e chegaram a estar perdendo por oito no primeiro quarto (19 a 11). Ainda no primeiro período, os donos da casa se recuperaram, conseguindo virar o jogo no início do segundo quarto, depois de uma sequência de 12 a 0 entre o fim do primeiro e começo do segundo quartos (23 a 19). Com Tominaga e Hawkinson liderando, os japoneses conseguiram abrir uma diferença confortável no intervalo (50 a 37).

Com Watanabe e Hawkinson sem descansarem por um único segundo, a equipe da casa seguiu forçando no terceiro quarto, vencendo a parcial novamente e partindo para os últimos dez minutos no que parecia um jogo resolvido (73 a 55). Parecia, porque Cabo Verde iniciou o último quarto com 13 a 0, tirando a diferença para cinco pontos (76 a 68) a pouco menos de três minutos por jogar. Depois de voltar a pontuar, os japoneses conseguiram manter uma diferença de pelo menos duas posses até o fim para garantirem a sonhada vaga olímpica.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram