NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
27 de agosto de 2023 - 13h08

França perde da Letônia e dá adeus precoce à Copa do Mundo da FIBA

Seleção francesa repete apagão do primeiro jogo e vê Arturs Zagars aparecer para virar a partida no último minuto

Em mais um dia, a Copa do Mundo da FIBA entregou um grande duelo entre dois gigantes do basquetebol mundial. Dessa vez, foram França e Letônia que duelaram neste domingo (27), valendo a vida dos franceses na competição. A partida nunca esteve decidida, mas o time letão mostrou uma incrível resiliência e conquistou a importante vitória por 88-86, decretando a eliminação vexaminosa da equipe francesa na fase de grupos do Mundial.

Com duas derrotas, para Canadá e Letônia, a seleção do treinador Vincent Collet dá adeus à competição sem passar pelo Grupo H do torneio e fará a partida derradeira contra o Líbano sem perspectiva de classificação. Já a Letônia, que ainda não perdeu, enfrentará o esquadrão canadense em busca da liderança de seu grupo.

A equipe do leste europeu chamou a atenção por sua adaptabilidade à partida, iniciando o jogo com uma eficiência louvável no perímetro enquanto o jogo coletivo não funcionava, mas se adaptou muito bem após as dificuldades no terceiro quarto para praticar uma fase ofensiva de troca de passes e infiltração no momento derradeiro. Sem desistir da vitória, a equipe de Dainis Kazakevičs chegou a ficar 13 pontos atrás, mas viu a França repetir apagão da estreia, assumiu a liderança pela primeira vez no último minuto do jogo e demonstrou sua frieza para competir.

Pelo time vencedor, os destaques foram o decisivo Arturs Zagars, que deixou em quadra 22 pontos, dois rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola e Roland Šmits, com seus 20 pontos. Davis Bertrans e Kristers Zoriks somaram 28 pontos, enquanto Andrejs Grazulis se destacou do outro lado da quadra, com três roubos de bola e um toco.

A França contou com 27 pontos de Evan Fournier e 18 pontos de Guerschon Yabusele, mas viu Nando De Colo passar a partida em branco, apesar das oito assistências do armador. Rudy Gobert não contribuiu com muitos pontos, mas agarrou sete rebotes, roubou três bolas e executou dois bloqueios.

O jogo

O jogo começou ditado pelas defesas, já que ambas as seleções habitavam bem o garrafão. A França apostou em Gobert atraindo a marcação para fazer a bola correr o perímetro, enquanto a Letônia também tinha mais eficiência ao atacar na linha de três pontos. O primeiro quarto terminou em 33-26 para a França.

Com Moustapha Fall começando o segundo período, os franceses tentaram manter a estratégia, mas errou muito, enquanto a Letônia não conseguia se aproveitar da perda de força defensiva do adversário. A partida engrenou a partir da metade do quarto e a Letônia chamou a atenção por sua eficiência nos arremessos de quadra, que eram centrados em Dairis e Davis Bertans. O primeiro tempo acabou com um apertado 53-49 para a França.

A defesa consistente, forçando a Letônia a individualizar as situações de ataque, fez com que a França ganhasse folga no placar no terceiro quarto, que teve impacto fundamental de um Yabusele muito forte fisicamente. O time do leste europeu até teve bons movimentos defensivos, mas sofreu com uma adversária inspirada e enfrentou grandes dificuldades para se equiparar na fase de ataque. Nessa toada, a Letônia viu o adversário abrir 74-62.

Perante os problemas nas bolas longas ao longo do jogo, os letões passaram a se utilizar de jogadas coletivas para voltar a pontuar e contaram com um momento tenso para ajudar na mudança de rumo da partida: em um lance no qual Arturs Kurucs prendeu o braço de Nando De Colo em movimento perigoso, o armador francês empurrou o adversário e foi ejetado da partida, enquanto Kurucs não sofreu punição.

A partir dali, Arturs Zagars foi decisivo e anotou 8 pontos em menos de três minutos, fazendo a Letônia chegar a apenas um ponto de desvantagem com menos de metade do quarto por acontecer. Naquela altura, a disputa foi ponto a ponto, com lances livres importantes nas duas pontas da quadra. O minuto derradeiro, o mais importante da partida, foi também o melhor minuto de Roland Šmits. Em mais uma jogada bem trabalhada pela equipe, o letão infiltrou para deixar a desvantagem em 86-85 e, após uma falta de Gobert buscando rebote ofensivo, o mesmo Šmits acertou dois lances livres para assumir a frente com 37 segundos para o fim. Fournier desperdiçou o ataque que poderia garantir a vitória da França e viu Arturs Zagars decretar sua eliminação com um 88-86. No último suspiro, Sylvain Francisco tentou salvar os franceses, mas o arremesso não entrou.

PRÓXIMOS JOGOS

A França se despede da Copa do Mundo contra o Líbano nesta terça-feira (29), às 6h45. Às 10h30 do mesmo dia, a Letônia bate de frente com o Canadá. Os dois confrontos terão transmissão nos canais ESPN e no Star+.

Foto: Twitter / FIBAWC

instagram