Os dominicanos conseguem sua segunda vitória na competição, garantem vaga na próxima fase e complicam situação da Itália
Com o resultado, os latinos garantem vaga na próxima fase e tem na última rodada da primeira fase, o confronto, em teoria, mais fácil do grupo. Já a Itália se complica, e vai para a última rodada tendo que ganhar das Filipinas.
A diferença fundamental na partida foi o terceiro quarto. A República Dominicana foi muito superior nesse período e abriu uma vantagem que dificultou muito a remontada italiana. Vale dizer que os europeus até buscaram nos minutos finais, diminuindo bastante a diferença. Porém, já era tarde.
KAT finding ways 💪 #FIBAWC x #WinForDominicana 🇩🇴 pic.twitter.com/leR9Kucr6C
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) August 27, 2023
Dois grandes destaques individuais pelo lado dominicano. Karl-Anthony Towns, principal nome da equipe, teve 24 pontos, 11 rebotes e cinco assistências. Andres Felix também foi enorme e teve os mesmos 24 pontos, com mais cinco rebotes e cinco assistências. Outro nome que também foi importante foi o de Jean Montero. Terceiro principal pontuador da equipe, com 12 pontos, mas destaque no plus/minus, com um 20 positivo, o maior do confronto.
Já pela Itália, Marco Spissu foi o principal nome. 17 pontos e 22 de eficiência para o camisa 0. Junto com ele, Simone Fontecchio também foi bem e terminou o embate com 12 pontos.
O jogo
A bola laranja subiu e o jogo seguiu o roteiro esperado. Os italianos comandavam o ritmo do confronto. Parcial de 12 a 0 para começar o jogo. Mas com o tempo, os dominicanos entraram no jogo e diminuíram a diferença. Depois dos minutos iniciais, nos momentos em que a Itália ameaçava abrir vantagem, a República Dominicana encontrava uma cesta para diminuir o placar e o jogo seguia para o próximo período ainda equilibrado.
A Simone Fontecchio classic 💥#FIBAWC x #WinForItalia 🇮🇹 pic.twitter.com/vNpgdgXopA
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) August 27, 2023
Já no segundo quarto, o ritmo da partida se manteve apenas nos primeiros minutos. Logo, os dominicanos foram se encontrando e arriscando mais. Com Andres Feliz, Karl-Anthony Towns e Jean Montero sendo fundamentais, o jogo era muito equilibrado. A Itália se manteve na frente graças a uma atuação coletiva que se sobressaia contra as individualidades dos adversários. Ao final do primeiro tempo o placar era de 39 a 38 para os italianos.
Na volta do intervalo, blitz da República Dominicana. Parcial de 14 a 5 nos primeiros três minutos e meio, obrigando o técnico italiano a pedir um timeout. Porém, de pouco adiantou. O terceiro quarto foi de domínio total dos dominicanos, que imprimiam seu ritmo com muita facilidade, contando com um excelente aproveitamento dos arremessos de longa distância. Placar de 31 a 17 no período e que aproximou bastante os latinos da segunda vitória na competição
Antes de começar o último quarto, os italianos já pareciam derrotados. As câmeras mostravam um time abatido no banco de reservas, esperando apenas a partida acabar.
All smiles and cheers for Dominican Republic after they improve to 2-0 in Manila 🎉#FIBAWC x #WinForDominicana 🇩🇴 pic.twitter.com/Pch4rYRl8S
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) August 27, 2023
E foi praticamente isso que aconteceu. Com um ritmo bem controlado, a República Dominicana soube administrar sua vantagem. Ataques longos e sistema defensivo muito forte. Nos últimos minutos, a seleção italiana ameaçou uma remontada e diminuiu bastante a vantagem dos dominicanos. Porém, já era tarde. Vitória por 87 a 82 para confirmar a vaga na próxima fase e chegar com grandes possibilidades para avançar para as quartas de final.
Foto: Divulgação/FIBA