NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
Copa de Basquete
27 de agosto de 2023 - 07:20

Com terceiro quarto arrasador, República Dominicana vence a Itália

Os dominicanos conseguem sua segunda vitória na competição, garantem vaga na próxima fase e complicam situação da Itália

Em um grande jogo de basquete, a República Dominicana venceu a Itália por 87 a 82 e garantiu sua segunda vitória na Copa do Mundo de Basquete, neste domingo (27). Com um grande segundo tempo, os dominicanos conseguiram um triunfo fundamental para garantir uma vaga na próxima fase da competição.

Com o resultado, os latinos garantem vaga na próxima fase e tem na última rodada da primeira fase, o confronto, em teoria, mais fácil do grupo. Já a Itália se complica, e vai para a última rodada tendo que ganhar das Filipinas.

A diferença fundamental na partida foi o terceiro quarto. A República Dominicana foi muito superior nesse período e abriu uma vantagem que dificultou muito a remontada italiana. Vale dizer que os europeus até buscaram nos minutos finais, diminuindo bastante a diferença. Porém, já era tarde.

Dois grandes destaques individuais pelo lado dominicano. Karl-Anthony Towns, principal nome da equipe, teve 24 pontos, 11 rebotes e cinco assistências. Andres Felix também foi enorme e teve os mesmos 24 pontos, com mais cinco rebotes e cinco assistências. Outro nome que também foi importante foi o de Jean Montero. Terceiro principal pontuador da equipe, com 12 pontos, mas destaque no plus/minus, com um 20 positivo, o maior do confronto.

Já pela Itália, Marco Spissu foi o principal nome. 17 pontos e 22 de eficiência para o camisa 0. Junto com ele, Simone Fontecchio também foi bem e terminou o embate com 12 pontos.

O jogo

A bola laranja subiu e o jogo seguiu o roteiro esperado. Os italianos comandavam o ritmo do confronto. Parcial de 12 a 0 para começar o jogo. Mas com o tempo, os dominicanos entraram no jogo e diminuíram a diferença. Depois dos minutos iniciais, nos momentos em que a Itália ameaçava abrir vantagem, a República Dominicana encontrava uma cesta para diminuir o placar e o jogo seguia para o próximo período ainda equilibrado.

Já no segundo quarto, o ritmo da partida se manteve apenas nos primeiros minutos. Logo, os dominicanos foram se encontrando e arriscando mais. Com Andres Feliz, Karl-Anthony Towns e Jean Montero sendo fundamentais, o jogo era muito equilibrado. A Itália se manteve na frente graças a uma atuação coletiva que se sobressaia contra as individualidades dos adversários. Ao final do primeiro tempo o placar era de 39 a 38 para os italianos.

Na volta do intervalo, blitz da República Dominicana. Parcial de 14 a 5 nos primeiros três minutos e meio, obrigando o técnico italiano a pedir um timeout. Porém, de pouco adiantou. O terceiro quarto foi de domínio total dos dominicanos, que imprimiam seu ritmo com muita facilidade, contando com um excelente aproveitamento dos arremessos de longa distância. Placar de 31 a 17 no período e que aproximou bastante os latinos da segunda vitória na competição

Antes de começar o último quarto, os italianos já pareciam derrotados. As câmeras mostravam um time abatido no banco de reservas, esperando apenas a partida acabar.

E foi praticamente isso que aconteceu. Com um ritmo bem controlado, a República Dominicana soube administrar sua vantagem. Ataques longos e sistema defensivo muito forte. Nos últimos minutos, a seleção italiana ameaçou uma remontada e diminuiu bastante a vantagem dos dominicanos. Porém, já era tarde. Vitória por 87 a 82 para confirmar a vaga na próxima fase e chegar com grandes possibilidades para avançar para as quartas de final.

Foto: Divulgação/FIBA

instagram