NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
30 de agosto de 2023 - 14h08

Com quase triple-double de Luka Doncic, Eslovênia bate Cabo Verde e mantém 100%

Eslovênia vence Cabo Verde e se classifica invicta, em primeiro lugar, para segunda fase da Copa do Mundo

Doncic lidera Eslovênia em vitória sobre Cabo Verde na Copa do MundoInvicta no Grupo F da Copa do Mundo de Basquete, a Eslovênia enfrentou Cabo Verde, nesta quarta-feira (30), pela última rodada da fase de grupos da competição e não teve grandes dificuldades para vencer por 92 a 77 e se classificar em primeiro no grupo, com 100% de aproveitamento.

Os eslovenos agora integram o Grupo K na segunda fase, ao lado de Alemanha, Austrália e Geórgia e jogam contra Austrália na sexta-feira (1) e Alemanha no domingo (3), em busca de uma das duas vagas para as quartas de final. Os cabo-verdianos agora partem para os jogos classificatórios de 17º a 32º, a partir desta quinta-feira (31), quando enfrentam a Finlândia.

Do lado esloveno, Luka Doncic teve uma noite infeliz em termos de arremesso ao acertar somente 5/17, porém ainda anotou 19 pontos, distribuiu nove assistências e agarrou sete rebotes, terminando próximo a um triple-double. Segundo pontuador da equipe, o ala-armador Klemen Prepelic teve atuação destacada, terminando com 18 pontos e sete assistências. Além deles, Aleksej Nikolic e Bine Prepelic chegaram a 11 pontos cada.

Pelo lado de Cabo Verde, o veterano ala Betinho Gomes foi o maior pontuador, com 17 pontos, seguido pelo ala-pivô Kenneti Mendes, que contribuiu com dez. Estrela da equipe, Edy Tavares, pivô do Real Madrid, terminou o jogo com nove pontos e dez rebotes.

Tanto Eslovênia, quanto Cabo Verde também lutam por vagas diretas para as Olimpíadas 2024. Os eslovenos precisam estar entre os dois melhores europeus da competição, enquanto os cabo-verdianos precisam ser o melhores africanos para conseguirem.

O jogo

A partida foi disputada do início ao fim. Apesar de não terem vencido nenhum dos quartos, os cabo-verdianos não perderam por mais de sete nenhum deles, apertando os eslovenos, principalmente no garrafão, onde anotaram 44 pontos, contra 34 dos rivais. No equilibrado primeiro quarto, a Eslovênia abriu seis pontos no máximo, vencendo a parcial por 24 a 21.

Em mais uma equilibrada parcial, os eslovenos chegaram a abrir nove (33 a 24), depois de uma bola de Nikolic, mas os cabo-verdianos buscaram novamente. Chegaram a cortar a diferença para quatro (35 a 31) e foram para o intervalo perdendo por sete (45 a 38).

No terceiro quarto, Cabo Verde empatou o confronto logo de cara com uma sequência de 7 a 0 (45 a 45), mas Doncic respondeu na sequência com uma bola de três, a qual iniciou uma sequência de 24 a 10 para fechar a parcial. Na ida para o quarto derradeiro, 69 a 55 Eslovênia.

Os eslovenos mantiveram mais de 20 pontos de frente pela maior parte do tempo nos últimos dez minutos, com os cabo-verdianos cortando para 15 basicamente dentro do minuto final.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram